Psicopedagogia Clínica e Institucional Psicopedagogia Clínica e Institucional
Pós-graduação EAD

Psicopedagogia Clínica e Institucional

Estar preparado para as oportunidades pode acelerar sua carreira para além de suas expectativas! A Pós UNIFAFIBE conecta você ao futuro.

Início em agosto 2024

Nosso Time

Coordenador(a) Profª. Me.  Angela Catuta Ferreira Ebner
Coordenador(a) Profª. Me. Angela Catuta Ferreira Ebner

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Paulista (2008) e mestrado em psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia (IPUSP) em 2013. Atuou por dez anos com Psicóloga Escolar em uma instituição particular de Ribeirão Preto. Tem experiência na área da educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e Educação Inclusiva. Atualmente é professora titular do Centro Universitário UNIFAFIBE, dos cursos de Psicologia, Pedagogia e Educação Física; além de coordenadora das especializações em Psicopedagogia e Educação Especial.

Mais
Currículo Lattes
Profª. Drª.   Fabíola Dantas Andréz Nobre Arantes de Carvalho
Profª. Drª. Fabíola Dantas Andréz Nobre Arantes de Carvalho

Possui formação e licenciatura plena em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999) e graduação em Pedagogia na Faculdades Bandeirantes (2004). É Mestre em Ciências pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras USP/RP (2005) e Doutora na mesma universidade e campo de pesquisa em 2015. Teve atuação de 10 anos como psicóloga hospitalar no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto-USP, onde também foi supervisora do Programa de Aprimoramento em Psicologia do Desenvolvimento na Área da Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Atuou como coordenadora de estágio em Psicopedagogia Clínica e Institucional dos anos de 2016 a 2019. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neonatologia, Psicologia do Desenvolvimento infantil e Psicologia da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: pré-termo, comportamento, atenção, avaliação do desenvolvimento psicológico, dificuldades e transtornos de aprendizagem. Segue a carreira acadêmica em várias instituições como coordenadora e professora, com experiência de 14 anos, além da atuação em clínica psicológica.

Mais
Currículo Lattes
Profª. Me.  Giscarla Dantas
Profª. Me. Giscarla Dantas

Mestra em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano - Instituto de Psicologia - USP, possui título de Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Novas Tecnologias, graduação em Pedagogia com habilitação plena e Especialização em Educação Infantil. Assessora Pedagógica e Coordenadora Regional em editoras distintas do segmento Educacional, também foi Diretora Pedagógica, Coordenadora, Orientadora Educacional e Docente em diversas instituições de ensino. Ministra cursos de formação continuada para professores, nutricionistas e profissionais diversos, em parceria com Organizações e Empresas vinculadas a Serviços Educacionais e Formação Profissional. Autora de livros e materiais didáticos e pesquisadora na área do Brincar e da Cultura Lúdica.

Mais
Currículo Lattes
Profª. Esp.  Lorena Gonçalves Mateus
Profª. Esp. Lorena Gonçalves Mateus

Psicóloga e psicopedagoga pela Universidade de Ribeirão Preto. Atua como psicopedagoga clínica com a abordagem ABA. Especialista também em neuropsicologia pela IPOG.

Mais
Currículo Lattes
Profª. Me.  Mariana Guedes de Oliveira Franco
Profª. Me. Mariana Guedes de Oliveira Franco

Psicóloga, Mestre e Doutoranda em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial (GEPDIP-USP). Realiza pesquisas sobre cognição social e intervenção psicossocial na área da delinquência juvenil. É docente e supervisora de estágios da graduação em Psicologia do Centro Universitário UNIFAFIBE-SP e psicóloga clínica segundo a abordagem Cognitivo-Comportamental.

Mais
Currículo Lattes
Prof. Me.  Matheus Francoy Alpes
Prof. Me. Matheus Francoy Alpes

Fonoaudiólogo - FMRP/USP, com aperfeiçoamento em Linguagem Infantil e Gagueira - FMRP/USP, especializado em Distúrbios de Fala e Linguagem - Faculdade Unyleya e Mestre e Doutorando em Ciências - FMRP/USP. Atua na área de Linguagem infantil no atendimento de crianças típicas e atípicas e Educação em Saúde no processo de ensino-aprendizagem em diferentes contextos.

Mais
Currículo Lattes
Profª. Esp.  Nágila Guedes
Profª. Esp. Nágila Guedes

Graduada em Psicologia pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Barão de Mauá. É docente da Faculdade Metropolitana na modalidade Lato Sensu. Pós-Graduanda em ABA: Análise do Comportamento Aplicada ao autismo, atraso do desenvolvimento intelectual e de linguagem pela USFCAR. Atua como psicóloga e psicopedagoga infantil com experiência em atendimento de crianças com transtornos e/ou dificuldades de aprendizagem, deficiência intelectual, autismo e aspectos emocionais em ambiente clínico no Instituto de Neurologia de Ribeirão Preto, assim como atendimento domiciliar e instituições educacionais.

Mais
Currículo Lattes
Profª. Drª.  Rafaela Guilherme Monte Cassiano
Profª. Drª. Rafaela Guilherme Monte Cassiano

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP- Assis (2007), especialização em Psicologia Hospitalar pela UNICAMP (2009), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo, USP (2013) e doutorado em Medicina (Saúde Mental) pela Universidade de São Paulo, USP (2017). Realizou estágio de doutorado no exterior no 0-3 Centre for the at-Risk Infant, Scientific Institute IRCCS Eugenio Medea, Itália na área de epigenética e prematuridade.

Mais
Currículo Lattes
Profª. Drª.   Sandreilane Cano da Silva
Profª. Drª. Sandreilane Cano da Silva

Desenvolveu pós-doutorado em Psicologia da Saúde na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mestre e Doutora e em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP, especialista em Psicopedagogia Construtivista e Pedagoga pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Pesquisadora colaboradora no Grupo de Desenvolvimento Moral (GPDM) do Instituto de Psicologia da USP. Professora titular na Universidade Paulista. Atua como psicopedagoga clínica. Já foi professora de Educação Infantil e consultora pedagógica em reportagens na área de Educação.

Mais
Currículo Lattes
Profª. Me.   Tamires Alves Monteiro
Profª. Me. Tamires Alves Monteiro

Doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento pelo IPUSP. Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento pela mesma universidade. Graduada em Pedagogia, com habilitação em educação infantil, pela UNESP/Marília (2010). Atualmente é docente nos cursos de pedagogia, especialização em educação infantil e educação física do SENAC/SP, além de atuar como doula. Possui experiência com pesquisas e práticas do ensino relacionadas a psicologia do desenvolvimento, moralidade, dificuldades de aprendizagem, formação de professores, jogos e educação.

Mais
Currículo Lattes

Módulos

  • Fundamentos da Psicopedagogia Clínica e Institucional: conceito e formação profissional
  • Fundamentos teóricos do Desenvolvimento Humano e os Processos de Aprendizagem.
  • Desenvolvimento Neuropsicológico e a Psicomotricidade
  • Processos de Ensino e Aprendizagem da Linguagem
  • Processos de Ensino e Aprendizagem do Pensamento Lógico Matemático
  • Psicopedagogia e a Educação Inclusiva

  • Atuação do Psicopedagogo nas Instituições Escolares e Educacionais
  • Psicopedagogia em contexto hospitalar
  • Intervenção psicopedagógica em contexto de vulnerabilidade social
  • Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Institucional

  • A Atuação do Psicopedagogo Clínico
  • Avaliação, diagnóstico e intervenção psicopedagógica em clínica.
  • Distúrbios, Avaliação e Intervenção Psicomotora.
  • Distúrbios de Comunicação e Linguagem
  • Déficit Global do Desenvolvimento e a contribuição psicopedagógica
  • Déficits visuais e auditivos e a intervenção psicopedagógica
  • O lúdico e o uso dos jogos como um recurso psicopedagógico
  • Brinquedoteca: uma possibilidade intervenção
  • Altas Habilidades e o Transtorno de Conduta e Emocionais e a contribuição psicopedagógica
  • Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Clínica

  • Estudos dirigidos sobre a atuação contemporânea do psicopedagogo
  • Apresentação de profissionais da atuação Clínica e Institucional

Psicólogos, Educadores de todas as licenciaturas, Pedagogos e Fonoaudiólogos.

A formação em Psicopedagogia visa aperfeiçoar profissionais da Saúde e da Educação em especialistas dos processos de aprendizagem; ampliar os conhecimentos e práticas interdisciplinares, com fundamentação científica, possibilitando desenvolver habilidades e competências para atuação em Psicopedagogia Clínica e Institucional; formar profissionais que compreendam a essência dos processos de aprendizagem durante o desenvolvimento e que possam contribuir com a superação de problemas e dificuldades de aprendizagem de forma ética, crítica, reflexiva, inclusiva e transformadora. Para alcançar estes objetivos o curso fornece uma matriz curricular pautada em uma reflexão teórico-prática que possibilita ao profissional a elaboração de hipótese diagnóstica e de proposta de intervenções voltadas a problemas escolares e/ou dificuldades de aprendizagem. 

A prática psicopedagógica possibilita a atuação de forma direcionada aos espaços clínicos e institucionais; tais como clínicas, escolas, creches, abrigos, centros comunitários, casas de acolhimento, ONGs e hospitais.

Organização pedagógica focada no desenvolvimento de competências, que propiciam aquisição de habilidades para a resolução de problemas e tomada de decisões (hard skills e soft skills). Metodologias inovadoras no ensino a distância, conduzidas por professores especializados. Programa de estágio clínico e institucional. Com proposta de desenvolvimento de projetos de atendimento em diferentes contextos. Integrando teoria e prática, o curso leva o pós-graduando a colocar a mão na massa, aplicando os conhecimentos adquiridos em casos reais ou simulados. Ambiente virtual de aprendizagem intuitivo e interativo que facilita a aprendizagem. O aluno de pós-graduação EAD poderá utilizar os espaços do UNIFAFIBE para o desenvolvimento dos projetos e para eventuais aulas práticas. Também terá acesso ao amplo acervo, físico e digital, da biblioteca UNIFAFIBE.

25 alunos

Possuir curso superior concluído, comprovado mediante apresentação do histórico escolar e Diploma de Curso Superior ou declaração de conclusão de curso.

LEI 9.394/96, Artigo 44, Inciso III e RESOLUÇÃO – CNE/CES, n.º 1, de 6 de abril de 2018. Portaria MEC n. 641, de 24 de agosto de 2022.

  • 1 fotocópia do RG (a CNH não serve)
  • 1 fotocópia do CPF
  • 1 fotocópia do Diploma da Graduação
  • 1 fotocópia do Histórico da Graduação
  • 1 fotocópia do comprovante de residência

Investimento

18x de R$ 472,00

Sem taxa de matrícula


O UNIFAFIBE mantém convênio com várias Empresas, Sindicatos, Associações Comerciais, Associações de Estudantes e Prefeituras Municipais. Associações de Estudantes e Prefeituras Municipais.

Desconto

Egresso UNIFAFIBE

R$ 237,50

Público Geral

R$ 291,46


Para matrículas e pagamento da primeira parcela até:

31/08/2024

Para mais informações, envie um email para pg@unifafibe.com.br