Psicopedagogia Clínica e Institucional Psicopedagogia Clínica e Institucional
Pós-graduação EAD

Psicopedagogia Clínica e Institucional

Estar preparado para as oportunidades pode acelerar sua carreira para além de suas expectativas! A Pós UNIFAFIBE conecta você ao futuro.

Início em agosto 2025

Nosso Time

Coordenador(a) Profª. Me.  Angela Catuta Ferreira Ebner
Coordenador(a) Profª. Me. Angela Catuta Ferreira Ebner

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Paulista (2008) e mestrado em psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia (IPUSP) em 2013. Atuou por dez anos com Psicóloga Escolar em uma instituição particular de Ribeirão Preto. Tem experiência na área da educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e Educação Inclusiva. Atualmente é professora titular do Centro Universitário UNIFAFIBE, dos cursos de Psicologia, Pedagogia e Educação Física; além de coordenadora das especializações em Psicopedagogia e Educação Especial.

Mais
Currículo Lattes
Profª. Drª.   Fabíola Dantas Andréz Nobre Arantes de Carvalho
Profª. Drª. Fabíola Dantas Andréz Nobre Arantes de Carvalho

Possui formação e licenciatura plena em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999) e graduação em Pedagogia na Faculdades Bandeirantes (2004). É Mestre em Ciências pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras USP/RP (2005) e Doutora na mesma universidade e campo de pesquisa em 2015. Teve atuação de 10 anos como psicóloga hospitalar no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto-USP, onde também foi supervisora do Programa de Aprimoramento em Psicologia do Desenvolvimento na Área da Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Atuou como coordenadora de estágio em Psicopedagogia Clínica e Institucional dos anos de 2016 a 2019. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neonatologia, Psicologia do Desenvolvimento infantil e Psicologia da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: pré-termo, comportamento, atenção, avaliação do desenvolvimento psicológico, dificuldades e transtornos de aprendizagem. Segue a carreira acadêmica em várias instituições como coordenadora e professora, com experiência de 14 anos, além da atuação em clínica psicológica.

Mais
Currículo Lattes
Profª. Drª. Giscarla Pereira Dantas
Profª. Drª. Giscarla Pereira Dantas

Doutora e Mestra em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano - Instituto de Psicologia - USP. Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Novas Tecnologias e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Experiência como professora universitária e supervisora de estágio nos cursos de Psicologia e Filosofia. Atuou como Supervisora e como Coordenadora Pedagógica Regional, Assessora Pedagógica em editoras distintas, tanto em livros didáticos quanto em sistemas de ensino. Experiência também em posições de liderança, nos cargos de Direção Pedagógica, Coordenação, Orientação Educacional e Docência, em diversas instituições de ensino. Atualmente é autora de livros e materiais didáticos para pós-graduação, formadora pedagógica, ministra cursos em parceria com Institutos e Organizações vinculadas a Serviços Educacionais e Formação Profissional. Pesquisadora na área do Brincar e da Cultura Lúdica, Ludicidade e Espaços Urbanos, com experiência nos âmbitos de Práticas Educativas, Educação Contemporânea e Psicologia, principalmente na Formação Continuada de Professores.

Mais
Currículo Lattes
Profª. Esp.  Lorena Gonçalves Mateus
Profª. Esp. Lorena Gonçalves Mateus

Psicóloga e psicopedagoga pela Universidade de Ribeirão Preto. Atua como psicopedagoga clínica com a abordagem ABA. Especialista também em neuropsicologia pela IPOG.

Mais
Currículo Lattes
Profª. Me.  Mariana Guedes de Oliveira Franco
Profª. Me. Mariana Guedes de Oliveira Franco

Psicóloga, Mestre e Doutoranda em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial (GEPDIP-USP). Realiza pesquisas sobre cognição social e intervenção psicossocial na área da delinquência juvenil. É docente e supervisora de estágios da graduação em Psicologia do Centro Universitário UNIFAFIBE-SP e psicóloga clínica segundo a abordagem Cognitivo-Comportamental.

Mais
Currículo Lattes
Prof. Dr. Matheus Francoy Alpes
Prof. Dr. Matheus Francoy Alpes

Doutor em Ciências Médicas pelo Programa de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), com período-sanduíche na Universidade do Minho, Portugal. Mestre em Ciências Médicas pela mesma instituição e Pós-Doutor em Terapia da Fala pela Universidade de Aveiro, Portugal. Especialista em Linguagem e em Saúde Coletiva pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), graduado em Fonoaudiologia pela FMRP-USP, com aperfeiçoamento em Diagnóstico e Reabilitação em Linguagem Infantil e Gagueira. Atualmente é Professor Adjunto A do Curso de Fonoaudiologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense (ISNF-UFF), atuando no ensino, pesquisa e extensão. Desenvolve atividades nas áreas de Linguagem e Fala na Infância, Saúde Coletiva e Educação em Saúde, com ênfase na formação de estudantes e profissionais de Fonoaudiologia, sendo autor de publicações científicas e integrante de projetos de colaboração nacional e internacional.

Mais
Currículo Lattes
Profª. Esp.  Nágila Guedes
Profª. Esp. Nágila Guedes

Graduada em Psicologia pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Barão de Mauá. É docente da Faculdade Metropolitana na modalidade Lato Sensu. Pós-Graduanda em ABA: Análise do Comportamento Aplicada ao autismo, atraso do desenvolvimento intelectual e de linguagem pela USFCAR. Atua como psicóloga e psicopedagoga infantil com experiência em atendimento de crianças com transtornos e/ou dificuldades de aprendizagem, deficiência intelectual, autismo e aspectos emocionais em ambiente clínico no Instituto de Neurologia de Ribeirão Preto, assim como atendimento domiciliar e instituições educacionais.

Mais
Currículo Lattes
Profª. Drª.   Sandreilane Cano da Silva
Profª. Drª. Sandreilane Cano da Silva

Desenvolveu pós-doutorado em Psicologia da Saúde na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mestre e Doutora e em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP, especialista em Psicopedagogia Construtivista e Pedagoga pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Pesquisadora colaboradora no Grupo de Desenvolvimento Moral (GPDM) do Instituto de Psicologia da USP. Professora titular na Universidade Paulista. Atua como psicopedagoga clínica. Já foi professora de Educação Infantil e consultora pedagógica em reportagens na área de Educação.

Mais
Currículo Lattes
Profª. Drª. Tamires Alves Monteiro
Profª. Drª. Tamires Alves Monteiro

Doutora e mestre em Psicologia escolar e do desenvolvimento humano pelo Instituto de Psicologia da USP, com estágio de pós-doutorado no programa de psicologia da educação da UNESP de Marília, onde focou seus estudos na temática da educação em valores para educadores que lidam com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Graduada em Pedagogia, com habilitação em educação infantil, pela UNESP/Marília, atua como docente em cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade Sesi de Educação. É membro do grupo de estudos e pesquisas em psicologia moral e educação integral da UNESP de Marília, assim como do Laboratório de Estudos sobre o Desenvolvimento e a Aprendizagem do Instituto de Psicologia da USP. Sua experiência abrange pesquisas e práticas de ensino relacionadas à psicologia do desenvolvimento, desenvolvimento socioemocional e sociomoral, dificuldades escolares, formação e convivência ética, além de jogos e educação.

Mais
Currículo Lattes

Módulos

  • Fundamentos da Psicopedagogia Institucional e Clínica
  • Desenvolvimento Motor, Cognitivo e os Processos de Aprendizagem
  • Processos de Ensino e Aprendizagem da Linguagem e Pensamento Lógico
  • Educação Inclusiva Aplicado a Psicopedagogia
  • Prática Observacional em Psicopedagogia Institucional

  • Psicopedagogia aplicada nas Instituições Escolares e Educacionais
  • Psicopedagogia em contexto hospitalar
  • Intervenção psicopedagógica em contexto de vulnerabilidade social
  • Prática Intervencionista em Psicopedagogia Institucional

  • Estratégias e Ferramentas para Prática da Psicopedagogia Institucional com Ênfase em Estudos Dirigidos e Tecnologias
  • Estratégias e Ferramentas para Prática da Psicopedagogia Institucional com Ênfase em Jogos e Contos
  • Projeto de Aprendizagem Psicopedagogia Institucional - Apresentação
  • Vivência em Brinquedoteca

  • Transtornos do Neurodesenvolvimento
  • Técnicas de Avaliação e Intervenção Contemporâneas
  • Altas Habilidades e o Transtorno de Conduta e Emocionais e a contribuição psicopedagógica
  • Ferramentas Tecnológicas Contemporâneas
  • Elaboração e Apresentação TCC
  • Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Clínica

Psicólogos, Educadores de todas as licenciaturas, Pedagogos e Fonoaudiólogos.

A formação em Psicopedagogia visa aperfeiçoar profissionais da Saúde e da Educação em especialistas dos processos de aprendizagem; ampliar os conhecimentos e práticas interdisciplinares, com fundamentação científica, possibilitando desenvolver habilidades e competências para atuação em Psicopedagogia Clínica e Institucional; formar profissionais que compreendam a essência dos processos de aprendizagem durante o desenvolvimento e que possam contribuir com a superação de problemas e dificuldades de aprendizagem de forma ética, crítica, reflexiva, inclusiva e transformadora. Para alcançar estes objetivos o curso fornece uma matriz curricular pautada em uma reflexão teórico-prática que possibilita ao profissional a elaboração de hipótese diagnóstica e de proposta de intervenções voltadas a problemas escolares e/ou dificuldades de aprendizagem. 

A prática psicopedagógica possibilita a atuação de forma direcionada aos espaços clínicos e institucionais; tais como clínicas, escolas, creches, abrigos, centros comunitários, casas de acolhimento, ONGs e hospitais.

Organização pedagógica focada no desenvolvimento de competências, que propiciam aquisição de habilidades para a resolução de problemas e tomada de decisões (hard skills e soft skills). Metodologias inovadoras no ensino a distância, conduzidas por professores especializados. Programa de estágio clínico e institucional. Com proposta de desenvolvimento de projetos de atendimento em diferentes contextos. Integrando teoria e prática, o curso leva o pós-graduando a colocar a mão na massa, aplicando os conhecimentos adquiridos em casos reais ou simulados. Ambiente virtual de aprendizagem intuitivo e interativo que facilita a aprendizagem. O aluno de pós-graduação EAD poderá utilizar os espaços do UNIFAFIBE para o desenvolvimento dos projetos e para eventuais aulas práticas. Também terá acesso ao amplo acervo, físico e digital, da biblioteca UNIFAFIBE.

30 alunos

Possuir curso superior concluído, comprovado mediante apresentação do histórico escolar e Diploma de Curso Superior ou declaração de conclusão de curso.

LEI 9.394/96, Artigo 44, Inciso III e Artigo 80; DECRETO nº 9.057, de 25 de maio de 2017 e RESOLUÇÃO – CNE/CES, n.º 1, de 6 de abril de 2018. Portaria MEC n. 641, de 24 de agosto de 2022.

  • 1 fotocópia do RG (a CNH não serve)
  • 1 fotocópia do CPF
  • 1 fotocópia do Diploma da Graduação
  • 1 fotocópia do Histórico da Graduação
  • 1 fotocópia do comprovante de residência

Investimento

18x de R$ 299,80

Sem taxa de matrícula


O UNIFAFIBE mantém convênio com várias Empresas, Sindicatos, Associações Comerciais, Associações de Estudantes e Prefeituras Municipais.

Desconto

Egresso UNIFAFIBE

R$ 256,33

Público Geral

R$ 256,33


Para matrículas e pagamento da primeira parcela até:

31/07/2025

Para mais informações, envie um email para [email protected]