Cursos: Arquitetura e Urbanismo
60 vagas
8 semestres
Noturno – com atividades acadêmicas no vespertino a partir do 5º semestre.

O Curso


O Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UNIFAFIBE busca formar e assegurar um profissional generalista, crítico e ético que venha a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, e que, de modo consciente, contribua na concepção, planejamento, projeto, execução e manutenção de espaços interiores e exteriores, edificações, conjuntos arquitetônicos e monumentos, arquitetura de interiores, urbanismo, planejamento físico e desenvolvimento urbano e regional, e paisagismo em nível regional, estadual e nacional, conservando e valorizando o patrimônio construído, o ambiente e recursos

Arquitetura e Urbanismo
Coordenação

Coordenação


Profa. Me. Miranda Zamberlan Nedel

Arquiteta e Urbanista graduada em 2017 pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP), São Carlos-SP, e Mestre em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação da mesma Instituição (financiamento CAPES). Atua como docente no Centro Universitário UNIFAFIBE desde agosto de 2021, lecionando Componentes Curriculares do curso de Arquitetura e Urbanismo, sobretudo do Bloco do Saber de Teoria e História da Arquitetura, do Urbanismo e do Paisagismo. Atuou como professora substituta na Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FAAC - UNESP) do Campus de Bauru (ago.2021-abr.2022). Desde 2015 realiza pesquisas científicas sobre arquitetura escolar. Durante a graduação realizou Intercâmbio de pesquisa (Mobilidade com IC) (nov.2016-jan.2017) na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Portugal, a partir da obtenção de bolsa de mérito acadêmico por meio do Programa de Bolsas Mobilidade Internacional Santander. Realizou estágio de mestrado (out.2019-dez.2019) enquanto pesquisadora convidada do Laboratoire Sophiapol da Université Paris Nanterre, França. Realizou estágios de arquitetura nos escritórios Nuno Valentim Arquitectura e Reabilitação Lda. (Porto, Portugal, estágio de curta duração) e Barillari + Rafael Péra Arquitetura (Ribeirão Preto-SP), tendo realizado trabalhos enquanto arquiteta freelancer neste último. Atualmente é Doutoranda em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo no Programa de Pós-Graduação do IAU-USP e Doutoranda em Sociologia no Institut d'études du développement de la Sorbonne (IEDES) da Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, no quadro de um Acordo de Dupla Titulação com o IAU-USP. Realizou estágio de pesquisa de doutorado junto à Unité Mixte de Recherche Développement et Sociétés (UMR D&S), da Université Paris 1 Panthéon Sorbonne (Paris, França) (Bolsa de Doutorado Sanduíche | Edital Nº 30/2022 - PrInt USP/CAPES) (out. 2022-mar.2023).

Currículo Lattes

Diferencial


O curso de Arquitetura e Urbanismo tem sua Matriz Curricular baseada em um projeto educativo que se orienta pelo desenvolvimento de competências, tendo como premissa os quatro pilares para a educação no século XXI da Unesco: o saber, o saber fazer, o saber ser, o saber conviver. O curso oferece os componentes “Arquitetura Sustentável e Cidades Inteligentes”, considerando que as questões ambientais são forte tendência, por meio de normas cada vez mais rígidas com relação ao atendimento da eficiência energética dos espaços edificados e ao desenvolvimento e planejamento urbano sustentável, “Patologias das Construções” e “Auditoria, Avaliações e Perícias” que são importantes para a identificação e solução de problemas e falhas em edifícios e estruturas já existentes, além de possibilitar ao egresso atuar na avaliação e certificação de obras civis, inspeção técnica e vistorias. Visando atender às demandas regionais, o Curso contempla componentes curriculares voltados a área de Projetos em Arquitetura e Urbanismo, Negócios, Oportunidades e Inovação e Regionalidades e desenvolve ações extensionistas integradas, sendo o Programa de Extensão “ARQUITETURA TAMBÉM É PARA MIM”, com os projetos “Projetando jardins, semeando qualidade de vida” realizado na APAE de Bebedouro e “Espaço do brincar e do aprender”, realizado enquanto Projeto Interdisciplinar com os Cursos de Pedagogia e Psicologia do UNIFAFIBE. O EMAUEC - Escritório Modelo Interdisciplinar de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, que se encontra em implantação na instituição, é um espaço que a partir do início do ano letivo de 2024 possibilitará aos alunos do curso a aplicação prática dos temas de aprendizagem discutidos em sala dentro de uma perspectiva interdisciplinar apoiado na tríade Ensino, Pesquisa e Extensão. As viagens didáticas estão institucionalizadas enquanto atividade regular do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UNIFAFIBE, compreendidas como possibilidades de vivência prática e aprofundamento dos conteúdos aprendidos em sala de aula. Fundamentais para a formação em Arquitetura e Urbanismo, configuram oportunidade ímpar de integração dos conhecimentos e competências desenvolvidas pelos estudantes durante o percurso formativo, constituindo o repertório arquitetônico, urbanístico e paisagístico dos discentes, necessário ao futuro exercício profissional.

Diferencial
Onde trabalhar

Onde Trabalhar


O curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UNIFAFIBE busca suprir lacunas no âmbito do mercado de trabalho formando profissionais aptos a fazerem a diferença a partir do pensamento sistêmico adquirido, justificado por demandas prementes do mercado de trabalho. Desta forma, o profissional formado encontrará oportunidades para desenvolvimento de projetos, planejamento e construção de empreendimentos habitacionais, comerciais, industriais, hoteleiros, de lazer, escolares, urbano, mobilidade urbana, além de forte bagagem em paisagismo, arquitetura de interiores, restauro de edificações, projetos de sustentabilidade e luminotécnica e possibilidades de trabalho com cenografia, exposição e museus. É oportunizada ao egresso a realização de especializações 𝘴𝘵𝘳𝘪𝘤𝘵𝘶 𝘴𝘦𝘯𝘴𝘶 no próprio Centro Universitário UNIFAFIBE, sendo incentivada a realização de pesquisas em mestrados e doutorados acadêmicos, a partir da vocação acadêmica da instituição e influência na região de Bebedouro. O Curso observa o impacto da tecnologia ao setor da construção civil, adequando informações, ferramentas e métodos aos processos construtivos e, principalmente, ser resiliente para se adaptar às transformações que a construção civil vem passando, existindo oportunidades de trabalho nas áreas de design gráfico, ilustrações, visualizações arquitetônicas 3D e para profissionais especialistas em Building Information Modelling (BIM).

Perfil do Profissional


O Perfil do Egresso almejado para o Curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIFAFIBE considerou os contextos socioeconômicos, educacionais e das demandas e tendências do mercado profissional, políticas e diretrizes expressas 72 no Projeto Pedagógico Institucional, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta do Curso e demais legislações vigentes. O Curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIFAFIBE organiza-se em 3 (três) Núcleos: Núcleo de Conhecimento de Fundamentação, Núcleo de Conhecimentos Profissionais e Trabalho de Curso, que contam com perfis específicos e cada um deles com competências que contribuem para o seu atendimento. Enquanto profissional generalista, espera-se que domine os aspectos artísticos e estéticos, embasados na história e teorias da arquitetura, urbanismo e paisagismo, nos contextos socioeconômicos e culturais, que impactam a formação em arquitetura e urbanismo e a prática profissional contemporânea para conceber projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo, considerando os aspectos históricos, sociais, políticos, econômicos, religiosos e culturais em diferentes contextos e possa utilizar os conhecimentos relacionados à mobilidade urbana e princípios de acessibilidade para planejamento e elaboração de projetos de arquitetura e urbanismo na contemporaneidade, entre outras mobilizações de competências.

Corpo Docente


Profª. Me. Adriana Maria Christino De Souza

Currículo Lattes

Profª. Me. Ana Luisa Silva Figueiredo

Currículo Lattes

Profª. Drª. Carolina Ferreira Pinto

Currículo Lattes

Prof. Me. Everton Randal Gavino

Currículo Lattes

Prof. Me. Fabio Braga Da Fonseca

Currículo Lattes

Profª. Me. Gabriela Darini Guarita

Currículo Lattes

Prof. Dr. Gustavo Henrique Vital Goncalves

Currículo Lattes

Profª. Drª. Larissa Campoi Peluco

Currículo Lattes

Profª. Me. Mariane Cardoso De Santana

Currículo Lattes

Prof. Me. Melchior Aparecido De Souza Junior

Currículo Lattes

Profª. Me. Miranda Zamberlan Nedel

Currículo Lattes

Prof. Me. Renato Gomes Fiorotto

Currículo Lattes

Prof. Me. Roberto Saverio Souza Costa

Currículo Lattes

Profª. Esp. Sheila Moraes Raszl

Currículo Lattes

Matriz Curricular


Arquitetura e Urbanismo - Bacharelado (modalidade Híbrida)

Ver matriz curricular Ingressantes 2024
Imagem matriz curricular
Atividades Acadêmicas

Semana de Estudos da Arquitetura e Urbanismo

Saiba mais

I Semana da Arquitetura e Urbanismo

Saiba mais
Mais atividades acadêmicas
Pós-graduação
Mais pós-graduação
Cursos de Extensão

Normalização de Trabalhos Acadêmicos (on-line)

Saiba mais

Normalização de Trabalhos Acadêmicos

Saiba mais
Mais cursos de extensão

Infraestrutura


Programas de Crédito


Conheça nossos principais programas de crédito

CREDUC

O CREDUC é uma bolsa reembolsável em que o aluno poderá reduzir sua mensalidade em até 70%, tendo que pagar esta diferença somente depois de formado, SEM JUROS!

Saiba mais
PRAUNI

A Bolsa Vestibular é o desconto obtido pelo vestibulando de acordo com sua classificação no primeiro Vestibular do UNIFAFIBE. Todos os anos são concedidas 100 Bolsas Vestibular por curso.

Valores referentes a 2024

Matrícula

R$ 550,49

+

Mensalidade Bruta

R$ 1.100,97*

Semestralidade bruta = Matrícula + 6 parcelas

R$ 7.156,31

*Parcela mensal com desconto de pontualidade pagando até o 5º dia útil

R$ 1.045,92

*Cursos Híbridos: cursos onde parte da carga horária, será ministrada na forma digital, conforme portaria MEC, nº 2.117 de 2019.

Já tenho todas as informações que preciso e quero me inscrever.

Processo seletivo fechado