Portal UNIFAFIBE Aluno Professor

Zoom

Alto Contraste

›› Atividades Acadêmicas


Ver outras atividades
Arquitetura e Urbanismo | 2023 / Setembro

Semana de Estudos da Arquitetura e Urbanismo

"Arquitetura e Cultura"

De 20 a 22 de setembro de 2023

 

Programação   |  

Programação

20/09/2023 - Quarta-feira

Horário: 19h às 19H20

Abertura da Semana de Estudos da Arquitetura e Urbanismo: apresentações culturais no pátio e abertura da exposição de trabalho dos alunos.

Horário: 19h30 às 22h30

Revisitando a história e a arquitetura de Bebedouro

Visita a edifícios históricos do centro da cidade de Bebedouro/SP acompanhada pelo historiador e Prof. Me. José Pedro Toniosso, com visita ao interior do Grupo Escolar de Bebedouro (atual EE Abílio Manoel) e à Paróquia de São João Batista. Saída do pátio às 19h20 para realizar o percurso a pé pelo Centro Histórico de Bebedouro.

 

Prof. Me. José Pedro Toniosso

Historiador (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Bebedouro, 1996) e Professor de História na Escola Estadual Abílio Alves Marques. Também graduado em Administração (Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro Victorio Cardassi, 1993) e Pedagogia (Faculdades Integradas Fafibe, 2006). Especialista em História do Tempo Presente. Mestre em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda. Autor do projeto “Bebedouro: História e Memória”, voltado para a pesquisa e divulgação da História Local e Regional. Atuou enquanto docente e coordenador do Curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE até 2021. 

 

21/09/2023 - Quinta-feira

Horário: 19h10-22h30

Local: Sala de Metodologias Ativas II (terceiro andar do Bloco do Campo de Futebol)

World Café: Trajetórias e áreas de atuação em Arquitetura e Urbanismo

O World Café da Semana de Estudos do curso de Arquitetura e Urbanismo será a oportunidade de encontrar profissionais altamente qualificados que atuam em diversas áreas da Arquitetura e Urbanismo! O debate entre Arquitetos e Urbanistas e alunos proporcionará o compartilhamento sobre diferentes trajetórias profissionais e será a oportunidade de sanar dúvidas sobre a profissão.

Convidados:

Camila Daisy  

Arquiteta e Urbanista graduada em 2011 e mestra em Engenharia Urbana pela UFSCar (2015). Professora universitária há quase 10 anos em cursos de arquitetura e urbanismo e engenharia civil. Tendo tido experiências também como arquiteta associada em escritórios, trabalhando no desenvolvimento de projetos residenciais, comerciais e urbanísticos, assim como no setor público como arquiteta concursada na Prefeitura Municipal de Bebedouro no Departamento de Planejamento Urbano, com temas ligados a sustentabilidade urbana e ambiental, projetos arquitetônicos e urbanísticos, e promoção de políticas públicas por meio de conselhos municipais e câmaras técnicas. Atualmente trabalha com arquitetura social (ATHIS) em melhorias habitacionais para população de baixa renda no Instituto Popular.

 

Claudia Braga Vidotti

Arquiteta e Urbanista, formada pela FAUPUCCAMP, em 1992. Pós-graduada em construção sustentável, pela Universidade cidade de São Paulo – Green Building Council, em 2014. Titular do escritório que leva seu nome, no qual coordena uma equipe de profissionais que trabalha de forma integrada para realizar projetos residenciais, corporativos, comerciais, hospitalares, de reformas e de interiores, no mercado há mais de 30 anos. Junto com seu sócio, o engenheiro civil Evandro Vidotti, desenvolvem projetos buscando revelar a personalidade do cliente. O escritório possui um vasto portfólio, com projetos variados e não se prende a uma linha única de trabalho.

 

Denis W. Esteves      

Técnico em Edificações, formado pela ETE “José Martimiano da Silva” de Ribeirão Preto em 1999 e Arquiteto e Urbanista formado pelo Centro Universitário “Barão de Mauá” de Ribeirão Preto em 2005. Atua como Arquiteto elaborando projetos e executando obras residenciais, comerciais e industriais, com destaque para a atuação com Patrimônio Histórico. Como Conservador e Restaurador, atua na elaboração de projetos de restauro, execução de restauro, estudos técnicos para processo de restauro e consultoria em Patrimônio Histórico e Conservação e Restauro. É Presidente do Instituto História do Trem desde 2009 e atuou como Conselheiro do CONPPAC-RP – Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural do Município de Ribeirão Preto, de 2009 a 2016.

 

Ana Luísa Silva Figueiredo   

Mestra (CAPES) pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - USP São Carlos na área de Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo, membra do NEC - Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas, com pesquisa em mulheres e graffiti. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Atua como assessora técnica na Maitá ATHIS. É professora do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIFAFIBE, instituição na qual faz parte do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e tem bolsa FUNADESP de pesquisa. Foi Coordenadora e professora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Doctum de Teófilo Otoni - MG (UniDoctum), orientadora de TCC do mesmo curso. Participou como Professora Assistente em disciplinas da sequência de História da Escola da Cidade (São Paulo-SP). 

 

Anna Laura Pereira Rossi     

Pesquisadora de doutorado no Programa de Pós-Graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP), na área de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo (2020-2025) com projeto de pesquisa financiamento da FAPESP (Processo 2020/13980-7). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP) com o projeto de pesquisa "Vazios Urbanos em Campinas - legislação, planejamento e a mercantilização da cidade", financiada pela CAPES (2017-2019). Integrante dos Grupos de Pesquisa YBY - Grupo de Estudos Fundiários, Políticas Urbanas, Produção do Espaço e da Paisagem e PEx-URB - Práticas em Ensino, Pesquisa e Extensão em Urbanismo. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo IAU-USP (2012-2016). Técnica em Construção Civil pelo Colégio Técnico de Limeira da Universidade Estadual de Campinas (2008-2010).

 

Marcelo Fernández Baca dos Santos          

Graduado no curso de Arquitetura e Urbanismo no Instituto de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, campus São Carlos (2016-2020). Atualmente faz parte do Grupo de Práticas de Pesquisa, Ensino e Extensão em Urbanismo (PExURB) do Instituto de Arquitetura e Urbanismo IAU - USP e é arquiteto urbanista Associado da Maitá-ATHIS. Cursou graduação em física bacharel na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2012-incompleto). Cursou dois semestres da graduação em física bacharel na Universitá di Pisa - Pisa, Itália - financiado pelo programa Ciências sem Fronteiras através da CAPES (2013-2014). Realizou um semestre letivo do segundo ano na IES Emperador Carles - Barcelona, Espanha (2009). Experiência em arquitetura e urbanismo com ênfase em urbanização de assentamentos precários.

 

Renan Santos Gomez

Mestre em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo no Programa de Pós-Graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (PPG/IAU.USP), São Carlos, sob orientação do Prof. Dr. Tomas Antonio Moreira. Pesquisador do YBY - Grupo de Estudos Fundiários, Políticas Urbanas, Produção do Espaço e da Paisagem, pertencente à mesma instituição, pesquisando processos de participação popular no Plano Diretor e nas Operações Urbanas Consorciadas de Florianópolis/SC. Integrante da Maitá Assessoria Técnica em Habitação, no cargo de coordenação administrativa. Participou do grupo PEx-URB - Práticas em Ensino, Pesquisa e Extensão em Urbanismo, em atividades de extensão universitária em planos urbanos. Arquiteto e Urbanista formado pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU.USP) em janeiro de 2018. Experiência acadêmica na área de planejamento urbano, com ênfase em processos participativos.

 

Renata Bodi

Arquiteta e urbanista pela USP São Carlos e pós-graduada em Architectural Lighting Design pelo KTH Royal Institute of Technology de Estocolmo, Suécia. Trabalhou com Gilberto Franco e Carlos Fortes, principais nomes da primeira geração de lighting designers do país. Hoje titular do escritório Oficinamarela. Possui mais de 10 anos de experiência em projetos luminotécnicos, tendo atuado em diversos tipos de obras, de edificações, interiores e também na escala de iluminação urbana. Alguns dos principais projetos dos quais participou incluem SENAC Cantanduva, Aeroporto Internacional Belo Horizonte, Escritório Google SP e BH, Itaú Data Center, além de diversos empreendimentos de edifícios residenciais, corporativos, academias e espaços comerciais.

 

Roberta Gabriela Cassavaro Seli

Técnica em Edificações pela ETEC Elias Nechar (2012) e graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo IMESB Victório Cardassi (2019). Tem experiência como vendedora e projetista de lojas da área de construção civil e arquitetura (VLC - Materiais de Acabamentos e Millenium Móveis) e enquanto projetista de interiores da Italínea – Móveis Planejados. Atuou como projetista colaboradora no escritório Cláudia Braga Arquitetura (Bebedouro-SP) e atualmente trabalha como arquiteta e designer em escritório próprio, o Roberta Cassavaro Arquitetura+, em Pirangi-SP. Para além da atuação em arquitetura e design de interiores, atua em design gráfico e estratégias de social media, desde a concepção do projeto até a sua divulgação online.

 

Telma Alves Magro  

Telma Alves Magro é Arquiteta e Urbanista formada na Universidade Estadual de Londrina (UEL) (1991). Tem experiência como autônoma desde 1991, em atividades de projeto e direção de obras residenciais e empresariais, consultoria e projeto de acessibilidade, processos de Prefeitura e “As Built”. De 1996 a 2022 atuou como Arquiteta e Urbanista na Prefeitura de Bebedouro, com participação nas seguintes atividades: Elaboração da Revisão do Plano Diretor de 2017, Processos de gestão ambiental, Participação em Conselhos Municipais, Participação na Câmara Técnica de Legislação Urbanística, Elaboração da Revisão do Plano Diretor de 2006, Elaboração de Políticas Públicas, Processos de uso do solo e loteamentos, Elaboração do Plano Diretor de 1997, Participação no levantamento censitário.

 

Leandro Dorta Piccoli

Arquiteto e Urbanista, formado no IAU - USP em 2019. Cursando Pós Graduação em Archviz na Oficina 3D Academy - Blumenau. Trabalha com softwares de modelagem 3D e renderização desde 2017 e atualmente atua como Arquiteto e Designer de Interiores no escritório Luciana Bernasconi + Mila Ricetti e na Startup Popdek em São Carlos, elaborando projetos de interiores, maquetes 3D e produção audiovisual. Atua também na empresa de Camaleão Cenografia, participando da concepção e execução de projetos cenográficos para eventos empresariais, universitários e formaturas.

 

Dania Brajato (Representante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo - CAU/SP)

Graduada pela FAU / Mackenzie (1991), com mestrado e doutorado em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC (2020).Assessora técnica de movimentos sociais urbanos (1996 a 2014).  Dirigente em governos municipais da Região do ABC (2005 a 2009). Supervisora de projetos em contratos de gerenciamento e fiscalização de obras de instituições públicas (2009 e 2014). Desde 2015 é pesquisadora do Laboratório de Estudos e Projetos Urbanos e Regionais vinculado à UFABC, desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão no campo da habitação e do planejamento urbano e regional. Conselheira do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de São Paulo - CAU/SP (2021-2023).

 

22/09/2023 - Sexta-feira

Horário: 07h30-22h30

Viagem Didática: Arquitetura e Cultura em Ribeirão Preto

Roteiro resumido: Centro histórico de Ribeirão Preto, Catedral de Ribeirão Preto, Casa da Memória Italiana, Palacete 1922 (Jorge Lobato), Biblioteca Sinhá Junqueira, CASACOR Ribeirão Preto e Theatro Pedro II

Docentes que acompanharão a viagem: Profa. Me. Ana Luísa Silva Figueiredo, Profa. Me. Gabriela Darini Guarita, Profa. Me. Miranda Zamberlan Nedel e Profa. Profa. Esp. Sheila Moraes Raszl.

 

22/09/2023 - Sexta-feira

Horário: 19h10-22h30

Local: Sala G9

Minicurso de fotografia: Fotografia de Arquitetura

Palestrante: Prof. Me. Haroldo Coltri Eguchi

Haroldo Coltri Eguchi obteve o título de bacharel e de mestre em Design de Produto pela UNESP de Bauru e licenciatura em Educação Artística pelo Claretiano. Durante sua formação acadêmica pesquisou a história do design e a relação entre design e cultura. É professor no Centro Universitário Unifafibe desde 2012, onde atuou em diversos componentes relacionados ao design gráfico e à história da arte. Desde 2014 dedica-se mais intensamente ao desenvolvimento da técnica fotográfica e tem atuado como fotógrafo freelance. É professor de fotografia nos cursos de Design Gráfico e Marketing Digital.

 

Voltar ao topo


Filtrar por curso:



Filtrar por ano:

Consulte o cadastro do UNIFAFIBE no e-MEC

Imagem qr-code e-mec
R. Psicologia     Segunda Graduação     Certificados     Atividades Acadêmicas     Processo Seletivo Docente     R. Jurídica Fafibe     C.P.A.     O Direito ao Alcance de Todos     R. Science and Technology Innovation in Agronomy     Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas (UNIFAFIBE)     Aluno TOP UNIFAFIBE     Secretaria Acadêmica     R. Hispeci & Lema On-Line     Teste Vocacional     PRAUNI     Clínica Fisioterapia    

2024 | CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAFIBE | Fone: 17 3344.7100