Com quase uma década de existência, o Curso de Engenharia Agronômica do UNIFAFIBE contempla um currículo baseado nas competências e habilidades necessárias ao bom desempenho profissional humano e técnico-científico, através de uma atuação capaz de trazer soluções eficazes aos problemas relacionados aos sistemas agropecuários e agroindustriais, incluindo assessoria e planejamento de empresas do agronegócio. Assim, a matriz curricular vigente atende as necessidades da realidade regional e da identidade institucional no processo de formação profissional e coloca o aluno como centro do processo ensino-aprendizagem. Os professores, na maioria doutores, são capacitados para atuarem como incentivadores, facilitadores e articuladores na formação profissional dos alunos com auxílio das metodologias ativas e das ações interdisciplinares, conduzindo o discente à formação integral profissional de forma segura e responsável. A flexibilidade proposta pelo currículo com a oferta de atividades complementares e disciplinas optativas contribui para a autonomia do discente. O estágio curricular obrigatório é o momento privilegiado de experiências profissionais através do contato com os campos de atuação do futuro profissional. As aulas realizadas em modernas salas de aula, em laboratórios específicos, na Fazenda-Escola e nas diversas empresas parceiras (propriedades rurais, cooperativas, agroindústrias, órgãos de pesquisa e extensão); as visitas técnicas; a Semana Acadêmica com palestras, minicursos e a Feira da Engenharia Agronômica; os Dias de Campo e outros eventos próprios realizados, contribuem para o desenvolvimento profissional do discente e integram a comunidade acadêmica e os vários segmentos do setor do agronegócio.
engenharia.agronomica@unifafibe.com.br
Engenheira Agrônoma, Mestre e Doutora em Produção Vegetal formada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Câmpus de Jaboticabal (UNESP/FCAV). Nesta mesma instituição atuou no grupo de pesquisa "Resíduos na Agricultura", com várias linhas de pesquisa relacionando o uso de resíduos orgânicos e metais pesados em solos e plantas, fertilidade do solo, nutrição de plantas e produtividade das culturas; além de ter atuado como professora colaboradora junto ao curso de graduação em Agronomia. Durante o doutorado estagiou na "Universidad de Salamanca" (Espanha) e "Universidad de Antioquia" (Colômbia), desenvolvendo estudos de contaminação de solo e plantas com metais pesados. Em 2011 foi docente no curso de Agronomia na Universidade Camilo Castelo Branco (Atual Universidade Brasil). De 2016 a 2022, por meio de concursos anuais, foi Professora Substituta do Departamento de Ciências da Produção Agrícola (Setor: Solos e Adubos) da UNESP/FCAV, atuando nas disciplinas: Fertilizantes e Corretivos, Adubação de Culturas e Adubos e Adubação de Plantas Forrageiras. De 2013 a 2022 foi docente no curso de Agronomia no Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP), atuando em várias disciplinas: Fertilizantes e Corretivos, Adubação de Culturas, Nutrição de Plantas, Solos, Estatística, Química Geral e Analítica, Bioquímica e outras. Atualmente é coordenadora e docente no curso de Pós-Graduação em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas no Centro Universitário UNIFAFIBE; e docente no curso de Agronomia das Faculdades ITES (Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior)..
Currículo Lattes
O UNIFAFIBE oportuniza ao aluno trabalhador a realização de um Curso de Engenharia Agronômica no período noturno de excelente qualidade com o seu foco em uma formação voltada ao atendimento das demandas regionais, bem como para ações de desenvolvimento sustentável com a utilização de uma infraestrutura de laboratórios, campos e criações modernos e com utilização de alta tecnologia. O Engenheiro Agrônomo formado no UNIFAFIBE é preparado para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mundo e do trabalho adaptando-se às situações novas emergentes, inclusive os desafios regionais, propondo soluções e tecnologias para os problemas que se apresentam na comunidade, no que se refere a sua área de atuação profissional.
O profissional pode atuar em empresas públicas com ingresso através de concursos; em empresas privadas ligadas ao agronegócio nas áreas técnica, administrativa, científica, de docência e de extensão ou ter o seu próprio negócio como empreendedor. Além disso, depois de um tempo de atuação no mercado de trabalho, o profissional acumula experiências e poderá se tornar um assessor e/ou consultor de assuntos pertinentes à profissão. Salienta-se que o mercado de trabalho para o Engenheiro Agrônomo em nossa região e no Brasil é bem amplo.
O curso de Engenharia Agronômica do UNIFAFIBE forma profissionais com a responsabilidade de um cidadão ético, crítico, reflexivo e empreendedor em consonância com as demandas contemporâneas e com a capacidade para promover transformações no meio agropecuário e agroindustrial, que considere o desenvolvimento sustentável e a interação entre ambiente, homem e a realidade socioeconômica regional. O egresso está apto a projetar, coordenar, analisar, fiscalizar, assessorar, supervisionar e especificar técnica e economicamente projetos agroindustriais e do agronegócio, aplicando padrões, medidas e controle de qualidade. Este profissional realiza vistorias, perícias, avaliações, arbitramentos, laudos, pareceres técnicos, com condutas, atitudes e responsabilidade técnica e social, respeitando a fauna e a flora e promovendo a conservação e/ou recuperação da qualidade do solo, do ar e da água, com tecnologias integradas e sustentáveis do ambiente. Também tem atribuições de atuação e gerenciamento empresarial e comunitário interagindo e influenciando nos processos decisórios de agentes e instituições na gestão de políticas setoriais. Está apto para produzir, conservar e comercializar alimentos e outros produtos agropecuários através de participação efetiva em todos os segmentos das cadeias produtivas do agronegócio, além de poder exercer atividades de docência, pesquisa e extensão com visão conservacionista de modo a preservar os recursos naturais e cumprir a legislação vigente. Atualmente tem-se muitos egressos do curso que atuam em empresas de expressão no agronegócio regional, inclusive em multinacionais, e outros que conduzem seu próprio empreendimento ou atua nos negócios da família.
Profª. Drª. Anaira Denise Caramelo Silveira
Currículo LattesProfª. Drª. Aniele Pianoscki De Campos Lima
Currículo LattesProfª. Me. Barbara Lopes Macedo
Currículo LattesProfª. Drª. Bruna Cristine Scarduelli Pacheco
Currículo LattesProfª. Me. Bruna Ferrari Schedenffeldt
Currículo LattesProf. Dr. Emerson Fachini
Currículo LattesProfª. Drª. Luciana Cristina Souza Merlino
Currículo LattesProfª. Me. Luciene De Andrade Bianchi Lopes
Currículo LattesProf. Me. Melchior Aparecido De Souza Junior
Currículo LattesProfª. Drª. Mirella Marconato Di Bello
Currículo LattesProf. Me. Roberto Saverio Souza Costa
Currículo LattesProf. Dr. Rodrigo Antonio Pereira Mauro
Currículo LattesProfª. Esp. Sheila Moraes Raszl
Currículo LattesProf. Dr. Tiago Maximo Da Silva
Currículo LattesProf. Dr. Wellington Marcelo Queixas Moreira
Currículo LattesX Semana da Engenharia Agronômica
Saiba maisVII Semana de Engenharia Agronômica
Saiba maisVI Semana de Engenharia Agronômica
Saiba maisFertilidade do Solo e Nutrição de Plantas
Saiba maisMBA em Gestão do Agronegócio
Saiba maisNormalização de Trabalhos Acadêmicos (on-line)
Saiba maisNormalização de Trabalhos Acadêmicos
Saiba maisWEBINÁRIO | O novo normal do mercado de trabalho: você está preparado?
Saiba maisNivelamento em Língua Portuguesa
Saiba maisNivelamento em Matemática
Saiba maisConheça nossos principais programas de crédito
O CREDUC é uma bolsa reembolsável em que o aluno poderá reduzir sua mensalidade em até 70%, tendo que pagar esta diferença somente depois de formado, SEM JUROS!
Saiba maisA Bolsa Vestibular é o desconto obtido pelo vestibulando de acordo com sua classificação no primeiro Vestibular do UNIFAFIBE. Todos os anos são concedidas 100 Bolsas Vestibular por curso.
Já tenho todas as informações que preciso e quero me inscrever.