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Caro Pesquisador

A submissão do protocolo de pesquisa ou demais documentações para análise deste comitê de ética deverá obrigatoriamente serem inseridas na Plataforma Brasil e passar pelas seguintes etapas:


Submissão de novos projetos

1. Submissão do projeto de pesquisa: para cadastrar uma nova pesquisa, o usuário deve ter concluído o seu cadastro de pessoa física. Após esse procedimento, faça seu login na Plataforma Brasil, e clique no botão Nova Submissão, para iniciar o processo. Todos os campos com um asterisco vermelho (*) são de preenchimento obrigatório.

2. Informações Preliminares: Somente o pesquisador responsável pela pesquisa poderá iniciar o cadastro da mesma na Plataforma Brasil. Entretanto, no campo Assistentes o pesquisador principal pode indicar outras pessoas, que já estejam devidamente cadastradas na Plataforma Brasil, para dar continuidade ao preenchimento dos dados da pesquisa. Cabe ressaltar que o assistente não pode excluir a pesquisa. No campo Instituição Proponente, selecione Centro Universitário UNIFAFIBE - Bebedouro, caso contrário, ao final do preenchimento, o projeto não será enviado para o CEP do UNIFAFIBE.

3. Desenho de Estudo/Apoio Financeiro: Os campos Descritores Gerais para as Condições de Saúde e Descritores Específicos para as Condições de Saúde estarão habilitados apenas para preenchimento das pesquisas clínicas. No campo Financiamento, o pesquisador deve indicar a fonte dos recursos financeiros que serão utilizados no desenvolvimento da pesquisa, ou seja, se serão recursos próprios e/ou se a pesquisa conta com apoio financeiro institucional, público ou privado (p. ex., FUNADESP). Toda pesquisa tem algum custo e cabe ao pesquisador informar as fontes dos recursos utilizados.

4. Detalhamento do Estudo: Nessa etapa, o pesquisador deve preencher os campos referentes à pesquisa, sem ultrapassar o limite de 4.000 caracteres em cada campo. O preenchimento desses campos não impossibilitará o pesquisador de anexar o projeto de pesquisa na íntegra, no campo Anexar Outros Documentos (próxima tela).

5. Outras Informações: Nesta tela, o pesquisador deverá informar a Instituição Co participante da pesquisa, quando se aplicar. No campo Orçamento Financeiro, o pesquisador deverá detalhar os gatos previstos para o desenvolvimento da pesquisa, por exemplo, gastos com material de escritório, equipamentos, transporte, alimentação, etc.

6. Anexar Folha de Rosto: o pesquisador deverá imprimir a Folha de Rosto gerada pelo sistema, assiná-la no campo correspondente, e deixá-la na Secretaria do CEP para recolhimento da assinatura do Pró Reitor Acadêmico. Depois de assinada e digitalizada em PDF, o pesquisador deverá anexar a folha.

7. Anexar Outros Documentos: o pesquisador poderá anexar arquivos a seu critério, contudo para análise deste CEP os documentos exigidos são:

    7.1. Folha de Rosto, assinada pelo pesquisador responsável e pelo representante da instituição proponente "Pró-Reitor Acadêmico do Centro Universitário UNIFAFIBE";

    7.2. Autorização para o desenvolvimento da Pesquisa em Instituição—empresa parceira.

    7.3 Termo de Ciência do Projeto de Pesquisa.

    7.4. Projeto de Pesquisa

    7.5. Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE)

    7.6 Currículo Lattes de todos os participantes (pesquisador responsável, assistentes e alunos);

    7.7. Anexos Obrigatórios (Formulários/ Questionários/Escalas/ Roteiro de Entrevistas que serão utilizados para coleta de dados).

Após escolher o tipo de documento a ser enviado no item Tipo de Documento, o pesquisador deverá clicar em Anexar. Selecione o arquivo, clique em Abrir e aguarde o carregamento do documento escolhido no banco de dados da Plataforma Brasil. O projeto de pesquisa deve ser adicionado como Outros e especificado o tipo de documento no campo Detalhe Outros.

8. Finalizar: O pesquisador deverá optar por manter ou não o sigilo da pesquisa na íntegra, ler e concordar com os termos apresentados. Caso o pesquisador tenha terminado a inclusão de informações e arquivos referentes à pesquisa cadastrada, o mesmo deverá clicar no botão Enviar Projeto ao CEP.

ATENÇÃO: Uma vez enviado ao CEP, o projeto não poderá mais ser editado pelo pesquisador a menos que, após análise do CEP, sejam solicitadas alterações.


Submissão de Projetos com Pendência

Após receber seu parecer consubstanciado, se seu projeto estiver pendente, você deverá editar seu projeto realizando as correções necessárias do projeto de pesquisa. Para tanto, você deverá entrar na sua Plataforma Brasil, clicar em detalhamento do projeto, clicar no ícone “LAPIS (editar projeto)” e realizar as modificações na Plataforma Brasil e também no projeto de pesquisa (na integra). É importante destacar que grande parte das recusas documentais acontecem por falta de alinhamento ou consonância entre o projeto modificado e a Plataforma Brasil e também por não modificar e adaptar o cronograma de pesquisa. Para nova submissão você deverá encaminhar:

  1. Carta ao Parecerista.
  2. Projeto Modificado (em destaque cada modificação).
  3. Documentos que foram solicitados modificações.

Após realizar todas as modificações você deverá seguir para a ultima pagina e encaminhar o projeto como realizou na submissão inicial.


Submissão Emenda

A emenda deve ser realizada quando o pesquisador pretende solicitar uma modificação ao projeto original, entretanto, esta modificação não pode descaracteriza-lo. As emendas devem ser apresentadas de forma clara e sucinta, destacando nos documentos enviados os trechos modificados.

Em geral, modificações substanciais no desenho do estudo, nas hipóteses, na metodologia e nos objetivos primários não podem ser consideradas emendas, devendo o(a) pesquisador(a) responsável submeter novo protocolo de pesquisa para ser analisado pelo Sistema CEP-CONEP.

Para realizar essa submissão, você deverá entrar em detalhes do projeto, ações, submeter emenda “ícone + nas ações”. Nesta tela, você deverá preencher todos os dados, realizar a justificativa de emenda e encaminhar o formulário de solicitação da emenda.

É valido ressaltar que este procedimento gerará uma nova avaliação ética focado em sua emenda e você deverá esperar o parecer consubstanciado para realmente seguir as modificações solicitadas.


Submissão Notificações

As notificações são parte fundamental durante o desenvolvimento do projeto de pesquisa, as principais etapas da sua pesquisa deve ser notificada conforme ocorre. Para tanto, as principais notificações são:
1. Comunicado de inicio de projeto;
2. Enviar relatório parcial;
3. Enviar relatório final;
4. Envio de relatório de cancelamento;
5. Envio de relatório de suspensão de projeto;
6. Comunicado de termino de projeto.

No desenvolvimento cronológico de seu protocolo de pesquisa, após a aprovação você deverá notificar o inicio de seu projeto, encaminhar os relatórios parciais e finais conforme solicitado em seu parecer consubstanciado que contêm a aprovação do seu projeto e finalmente, comunicar o termino do projeto após a apresentação dos relatórios conforme solicitado.

O encerramento de projeto deverá ser realizado no prazo mínimo de 60 dias antes do termino do cronograma e máximo de 30 dias após o termino do cronograma, com a apresentação do parecer consubstanciado de aprovação do relatório final do projeto. É valido destacar que projetos que ultrapassem este prazo, deverá submeter uma ementa para modificação do cronograma e adequação do mesmo a este requisito.

As demais notificações devem ser encaminhadas conforme a necessidade especifica de seus projetos.


Submissão Relatórios

Conforme já discutido em submissão de notificações, durante o desenvolvimento do seu projeto, o pesquisador responsável deverá encaminhar os relatórios parciais e finais conforme solicitado em seu parecer consubstanciado que contêm a aprovação do seu projeto.

O encerramento de projeto deverá ser realizado no prazo mínimo de 60 dias antes do término do cronograma e máximo de 30 dias após o término do cronograma, com a apresentação do parecer consubstanciado de aprovação do relatório final do projeto. Desta forma, a não apresentação dos relatórios inviabilizam o encerramento do seu projeto na Plataforma Brasil.


Cancelamento de Protocolos de Pesquisa

Projeto ainda em edição

Protocolos de pesquisa ainda em edição podem ser excluídos diretamente da Plataforma Brasil, sem a necessidade de solicitar ao CEP nenhuma ação. Siga os passos:

  1. Na Plataforma Brasil, localize seu projeto.
  2. Clique em detalhar o projeto (ícone da lupa).
  3. Localize a barra de ações e clique na lixeira (excluir projeto).
  4. Conforme a exclusão.

Projetos com pendência documental e/ou pendência ética.

Quando o projeto é submetido ao sistema CEP/CONEP, a única forma de retirar seu projeto é mediante a solicitação por intermédio de carta encaminhado ao sistema.

Você deverá entrar na “aba documento”, realizar o download da carta modelo para retirada do projeto de pesquisa, imprimir, assinar, digitalizar, salvar e anexar este documento na Plataforma Brasil.

Como procedimento, você deverá seguir os seguintes passos:

  1. Na Plataforma Brasil, localize seu projeto.
  2. Clique em detalhar o projeto (ícone da lupa).
  3. Clique em editar projeto (ícone LAPíS), você irá acessar as informações para modificar seu projeto de pesquisa que encontra-se pendente.
  4. Você não precisará modificar nada no seu projeto, apenas. Em campos que necessitam ser preenchidos, você poderá escrever a seguinte sentença "SOLICITAÇÃO DE EMISSÃO DE PARECER DE RETIRADO".
  5. Avance até a etapa 5 e 6, anexe a carta de solicitação de retirada de projeto.
  6. Envie seu projeto para nova análise ética.

Suspensão TEMPORÁRIA de pesquisas aprovadas

Após a aprovação da sua pesquisa, é possível solicitar suspensão temporária da sua execução. Para tanto, você deverá acessar a aba “documento” e baixar a carta e relatório de suspensão temporária de projeto, deverá preenche-la sem deixar qualquer campo faltando.

Como procedimento, você deverá seguir os seguintes passos:

  1. Na Plataforma Brasil, localize seu projeto.
  2. Clique em detalhar o projeto (ícone da lupa).
  3. Clique enviar notificação (terceiro ícone da direita para esquerda), você irá acessar o campo para enviar notificação.
  4. Você deverá selecionar tipo de notificação, sendo que deverá selecionar “outros”.
  5. Descrever que se trata de uma solicitação para suspensão temporária do projeto de pesquisa e justificar o motivo para tanto.
  6. Envie sua solicitação.

Você deverá esperar a liberação do Comitê de Ética referente a suspensão temporária do protocolo de pesquisa.

Suspensão DEFINITIVA de pesquisas aprovadas

Após a aprovação da sua pesquisa, é possível cancelar seu projeto de pesquisa a partir da solicitação de suspensão definitiva de execução. Para tanto, você deverá acessar a aba “documento” e baixar a carta e relatório de suspensão definitiva do projeto, deverá preenche-la sem deixar qualquer campo faltando.

Como procedimento, você deverá seguir os seguintes passos:

  1. Na Plataforma Brasil, localize seu projeto.
  2. Clique em detalhar o projeto (ícone da lupa).
  3. Clique enviar notificação (terceiro ícone da direita para esquerda), você ira acessar o campo para enviar notificação.
  4. Você deverá selecionar tipo de notificação, sendo que deverá selecionar “outros”.
  5. Descrever que se trata de uma solicitação para suspensão definitiva do projeto de pesquisa e justificar o motivo para tanto.
  6. Envie sua solicitação.

É valido destacar que após este procedimento, seu projeto ficará disponível apenas para consulta, mas não poderá mais ser executado.

Consulte o cadastro do UNIFAFIBE no e-MEC

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