O Centro de Estudos e Pesquisa do Desenvolvimento Regional (CEPeD), do Centro Universitário UNIFAFIBE, oferece a oportunidade para os alunos iniciarem na pesquisa científica desde o primeiro ano de graduação.
Como parte deste incentivo, o UNIFAFIBE oferece Bolsa Institucional de fomento à pesquisa. Ainda, anualmente, abre editais para a seleção dos projetos, que passam por dois avaliadores que pontuam e contribuem com sugestões e melhorias, enriquecendo ainda mais a qualidade das pesquisas.
Ao ingressar no CEPeD, além do desenvolvimento da sua pesquisa, o aluno tem a oportunidade de participar de cursos gratuitos, oferecidos pelo Centro de Pesquisa, que tem como objetivo desenvolver o potencial de pesquisador e habilidades investigativas, que farão a diferença em sua formação profissional.
Confira a relação de projetos aprovados no Edital 01/2022 na listagem abaixo.
O CEPeD e o UNIFAFIBE parabenizam os alunos pesquisadores e seus orientadores pelos excelentes projetos submetidos!
BOLSISTAS
Título do Projeto de Pesquisa
- Exercício Aeróbio para paciente com diabetes mellitus tipo 1 e insuficiência renal: um estudo de caso
- O ethos discursivo de Bolsonaro e Lula: uma análise dos discursos de 7 de setembro
- Segurança alimentar para indivíduos privados de liberdade: um dever do Estado e da sociedade
- Direito migratório no Brasil: Impactos da pandemia da COVID-19 no acesso aos direitos e garantias fundamentais dos imigrantes.
- Gravidez e Pós-parto no Sistema Prisional
- A influência da Pandemia de Covid-19 na Saúde Mental de Acadêmicos dos Cursos da Área da Saúde após o Retorno das Atividades Práticas e Estágios Presenciais.
- Atuação do Psicólogo Escolar junto à Comunidade: possíveis contribuições da Psicologia da Libertação no desenvolvimento de ações de fortalecimento do vínculo entre Escola e Comunidade.
- Mecanismos neurais do pensamento criativo.
- Uma leitura psicanalítica dos contos de fadas
- O Direito à saúde e o contexto pandêmico: uma análise qualitativa de campo em uma penitenciária do Estado de São Paulo
- Estereótipos de gêneros nos contos de fadas na pré-escola: a percepção das professoras sobre as possibilidades de trabalho.
- Os desafios da parentalidade no contexto da pandemia de COVID-19
- Parto Humanizado: características da implantação do serviço na rede pública.
- Matizes da violência contra a mulher: fenômeno e a ineficácia de medidas protetivas de urgência previstas na Lei 11.340/06 da Lei Maria da Penha com um recorte na microrregião de Bebedouro.
- As consequências do silenciamento: a invisibilidade do racismo estrutural no Ensino Fundamental
VOLUNTÁRIOS
Título do Projeto de Pesquisa
- A Privatização do Sistema Prisional Brasileiro.
- Psicologia Analítica: Uma revisão dos conceitos fundamentais da teoria junguiana sobre o personagem Eren Yeager (Attack on Titan)
- Educação afetiva: possibilidades de ressignificação das relações escolares
- A lógica punitiva e o biopoder: a urgência do abolicionismo penal
- Especificidades do Luto Infantil
- O politicamente incorreto e a liberdade de expressão como máscara para a intolerância
- O aborto refutado sob controvérsias à descriminalização
- Psicanálise e Psicose: uma análise bibliográfica.