|
Sistema de Avaliação UNIFAFIBEO que é Avaliação Institucional? Avaliação Institucional é um processo desenvolvido por membros internos e externos da comunidade acadêmica, visando promover a qualidade da instituição em todos os seus níveis nos termos da sua própria missão.
O que é Avaliação Externa? A Avaliação Externa é um importante instrumento cognitivo, crítico e organizador das ações da Instituição e do Ministério da Educação. É composto por duas etapas:
O que é Avaliação Interna? Avaliação Interna ou Autoavaliação é, portanto, um processo cíclico, criativo e renovador de análise, interpretação e síntese das dimensões que definem as IES. É um processo por meio do qual uma instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender o significado do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.
Por que o processo de avaliação? Com a avaliação haverá mudanças no processo acadêmico de produção e disseminação de conhecimento, ela contribuirá também para a formulação de caminhos para a transformação da educação superior, evidenciando seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e solidária e, portanto, mais democrática e menos excludente.
O que é avaliado? São 10 as dimensões avaliadas:
A avaliação institucional é chamada de autoavaliação institucional quando os atores envolvidos são da própria instituição. A autoavaliação institucional no UNIFAFIBE é realizada também por meio de questionários disponibilizados on-line, com prazo para abertura e fechamento, com ampla divulgação para toda a comunidade acadêmica. O corpo discente realiza no 1º semestre de cada ano a autoavaliação de ingressantes e questionário socioeconômico (apenas para os alunos que ingressaram na IES no semestre em questão), a de infraestrutura e a autoavaliação discente do corpo docente (com o envolvimento de todos os discentes). No segundo semestre, o corpo discente realiza a autoavaliação discente, de curso e corpo docente. No segundo semestre, ainda, é realizada a autoavaliação docente: os docentes da IES fazem sua autoavaliação, avaliam o curso, a infraestrutura e condições de trabalho. Há, também, a autoavaliação do corpo técnico administrativo e de egressos.
Como é o processo ? O processo de implantação e desenvolvimento da autoavaliação no UNIFAFIBE pautou-se em vários princípios e estratégias, levando-se em consideração os três momentos do processo – diagnóstico, operacionalização e conclusões e recomendações, em que se evidenciam:
O processo de auto-avaliação do UNIFAFIBE é composto por três etapas: 1- Etapa preparatória - compreende ações que envolvem a constituição da CPA- Comissão Própria de Avaliação e de seu regimento interno, o planejamento estratégico para o desenvolvimento dos trabalhos, a elaboração de uma proposta de avaliação, que contenha a definição de objetivos, estratégias de desenvolvimento e implantação, compreendendo a operacionalização, a metodologia, a disseminação de resultados, o cronograma, dentre outros elementos, que se incorporam às atividades avaliativas, nas dimensões propostas pelo SINAES. 2- Etapa de Desenvolvimento - tem o início de seu processo focado na sensibilização bem como a mobilização da comunidade acadêmica. Tem como eixo norteador das ações a sistematização do projeto de autoavaliação institucional, em que se concretiza a definição de reuniões de deliberação, de grupos de trabalho executores e as definições para a construção dos instrumentos de coleta de dados e ações, que envolvam ajustes e testes dos instrumentos avaliativos, estudo, análise e tratamento de documentos avaliativos, com seus respectivos indicadores, pesquisa e definição da metodologia de avaliação. Em uma segunda fase da etapa de desenvolvimento, há o processo de execução do sistema de autoavaliação, com ações que envolvem a coleta de dados, análise, tratamento, tabulação e discussão dos resultados. 3- Etapa de Consolidação do Processo - as atividades de consolidação norteiam-se pela elaboração do relatório final, envolvendo ações de definição de formato do mesmo, análise e tratamento dos relatórios parciais, preparação dos documentos para divulgação e elaboração do plano de adequação e implantação dos resultados. Insere-se, ainda, nessa etapa, a divulgação do relatório final do sistema de avaliação, bem como a elaboração de um balanço crítico, que apresente a análise das estratégias adotadas pelo sistema, análise diagnóstica dos principais problemas e possíveis causas e dos aspectos positivos relevantes da Instituição, bem como o planejamento das ações futuras. A consolidação do processo efetiva-se com o encaminhamento do relatório final do processo de avaliação para CONAES/INEP. |
2024 | CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAFIBE | Fone: 17 3344.7100 |