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O Residência Pedagógica é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. O objetivo do RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/UNIFAFIBE é o aperfeiçoamento da formação inicial de professores, por meio da inserção de estudantes dos cursos de licenciatura em escolas públicas de educação básica, conduzindo o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente bem como, fortalecer e ampliar a relação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as escolas públicas de educação básica para a formação inicial de professores da educação básica

 

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com as redes de ensino.

Atualmente, o projeto institucional do PIBID/UNIFAFIBE é composto por um único subprojeto, de caráter multidisciplinar, composto por discentes (graduandos) dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Educação Física. O PIBID/UNIFAFIBE possuí um total de 24 discentes (cursos de Pedagogia e Educação Física) que recebem uma BOLSA mensal, no valor de R$ 400,00 reais, para poderem exercer atividades pedagógicas em escolas públicas de ensino básico e são supervisionados por um professor em cada uma dessas escolas. Dessa forma, eleva-se a qualidade da formação inicial desses estudantes ao mesmo tempo em que se criam oportunidades de experiências práticas e metodológicas dentro da realidade escolar, o que faz com que os graduandos possam relacionar a teoria aprendida no curso com a prática da sala de aula.

O subprojeto multidisciplinar articula-se em face de um conjunto de ações que são organizadas e implementadas visando a formação inicial de qualidade, oportunidade de experiências práticas e didáticas no contexto da realidade escolar, promovendo a valorização dos profissionais que irão atuar como professores na educação básica. Portanto, o subprojeto promove atividades e ações que visam transformar a práxis pedagógica de maneira ética, humanizadora e criativa, colocando ênfase no protagonismo dos discentes e estabelecendo como ponto principal o trabalho pedagógico numa perspectiva interdisciplinar.

Para visitar o site da CAPES e obter mais informações, acesse o link:

http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid