Pibid
Unifafibe Capes

Hoje é

Equipe

A- | A | A+

Coordenação Institucional: Prof. Dr. Fabiana Vigo Azevedo Borges

Graduação em PEDAGOGIA - UFSCar / Campus São CArlos. Graduação em Artes Visuais - UNB. Especialista em Coordenação Escolar - UFSCAR, Especialista em Planejamento e Implementação da Educação- UFF. Especialista em Atendimento Educacional Especializado UNESP- Marília . Mestrado e Doutorado em Educação pela UFSCar pelo programa - PPGE / UFSCAR. Atualmente, é docente ddo curso de Pedagogia no Centro Universitário UNIFAFIBE / Bebedouro. Diretora efetiva d da Secretaria Municipal de Educação do Estado de Barretos e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e outros Agentes Educacionais/UFSCAR. Ministra aulas em cursos de Graduação e Pós Graduação, bem como capacitações, formações e palestras nas áreas de Educação Infantil, Ensino-aprenidzagem e Avaliação Externa.

Link para o Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4745997U4

SUBPROJETO MULTIDISCIPLINAR (PEDAGOGIA / EDUCAÇÃO FÍSICA)

Coordenadore de Área: Prof. Dr. Fabiana Vigo Azevedo Borges

O Centro Universitário UNIFAFIBE possui apenas um subprojeto multidisciplinar que é integrado pelos cursos de Licenciatura em Educação Física e Pedagogia, assim o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência é composto por apenas um núcleo de iniciação à docência. O projeto institucional e o subprojeto multidisciplinar articulam-se na medida em que ambos propõem de maneira sistematizada a realização de práticas e intervenções pedagógicas que favorecem o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos, saberes e objetos de conhecimento balizados a partir das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Nessa medida, entende-se que o contexto da prática com componente curricular estabelece um campo de saberes e fazeres pedagógicos que são inerentes aos cursos de graduação em licenciaturas, promovendo um debate crítico e atuação reflexiva/contextualizada na e para a formação dos futuros professores que irão atuar junto à educação básica, consubstanciando uma formação inicial de qualidade. Cabe ressaltar que o subprojeto multidisciplinar por meio da elaboração, planejamento, execução e avaliação das suas atividades, estratégias e intervenções práticas objetiva possibilitar aos licenciandos o aprofundamento de seus conhecimentos, experiências e favorecer o estabelecimento de relações dialéticas entre saberes práticos e teóricos advindos da docência.

O projeto institucional e subprojeto multidisciplinar possibilitam que os licenciandos e professores supervisores, articularem metodologias, estratégias e dinâmicas educacionais que estejam pautadas na valorização e ampliação do trabalho coletivo e interdisciplinar, de maneira contextualizada e ética, estabelecendo esforços para promover experiências pedagógicas enriquecedoras, visando inclusive a superação de paradigmas educacionais como o insucesso escolar, evasão, indisciplina e metodologias tradicionais.

Professores Supervisores:

WELLINGTON CARLOS MARCELINO NERES DA ROCHA (EMEB Maria Fernanda Lopes Piffer)

TAMIRES LOMBARDO RIBEIRO (EMEB Prof. Octavio Guimaraes de Toledo)

MARCOS ALBERTO DE SOUZA TAVARES (EMEF Yolanda Carolina Giglio Villela)

Bolsistas de Iniciação à Docência:

Alessandra Eduarda Carvalho Carneiro

Amanda Lemes de Paula

Blenda Geovana Souza Vieira

Caio Pereira da Silva

Camila Aparecida Dias

Gabriel Gomes

Isabelle Liduverio Silva

Izabela Falconi Salim

Julia de Oliveira dos Santos

Juliane Ellen dos Santos

Leila Silva Trindade

Luiz Fernando de Oliveira Sousa

Marcela Caon Cunha

Maria Eduarda Venancio Lopes

Monique Adolfo Franco Varrichio

Nathalia Vitória Luiz Ferreira

Rosany Pereira da Silva

Ruchele Correa da Silva

Taisla Naine Cordeiro Ferreira

Tauane Eduarda Duranti

Tayla Almeida dos Santos

Verônica Aparecida Mary da Costa

Victor Hugo Rodrigues Santana

Vitória Betanho