UNIFAFIBE – CENTRO UNIVERSITÁRIO

Ajuda

Esqueceu sua senha?

Discente - entre em contato com a Recepção do UNIFAFIBE.
Docente - entre em contato com o Departamento de Tecnologia UNIFAFIBE(tecnologia@fafibe.br)
  Índice Principal
Portal/Webmail (?) Aluno Professor
ISSN n. 2179-636X

Normas de Publicação

Última atualização: 06/12/2010

I. Política Editorial

A periodicidade é anual. As mídias acolhem trabalhos em ambiente multidisciplinar; assim, podem ser enviados trabalhos nas áreas de humanas, biológicas, exatas, informática e saúde.
Os pesquisadores devem enviar por e-mail (psicologia@fafibe.br) o arquivo em formato doc (Word for Windows). Se desejar, o autor pode enviar o arquivo em CD para o endereço:

Faculdades Integradas Fafibe
Revista Psicologia Fafibe / Rua Prof. Orlando França de Carvalho n. 325 - Centro
CEP 14.701-070 – Bebedouro – Estado de São Paulo

Enviaremos notificação de recebimento, via e-mail.
É necessário que o autor indique seu endereço completo (para envio de exemplares da revista impressa, em caso de publicação ou a pedido) e telefone, para eventual remessa de exemplar.
Será aceito apenas 1 (um) artigo de cada autor.
É exigência que:
a) os trabalhos sejam inéditos;
b) as normas para publicação sejam devidamente respeitadas.
Serão reenviados os trabalhos que desrespeitarem as normas.
Devem ser enviados os e-mails de todos os autores e coautores.
Os trabalhos da área de Biológicas e Saúde, que tratarem, sob qualquer aspecto, de seres humanos, devem expor a pesquisa a um Comitê de Ética em Pesquisa. O pesquisador deve fazer constar no e-mail o número do parecer do comitê, ou ao menos o  número de protocolo. Essa obrigatoriedade consta da carta circular nº.05 de 03/03/2006, registrado pela CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), que reitera o item IX.7 da Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CSN196/96).
Alunos de graduação devem apresentar trabalhos em coautoria com um pesquisador.
Em um primeiro momento, o editor-chefe estará observando se o trabalho se enquadra nas normas. Ocorrendo incorreções, o arquivo será reenviado ao autor para adaptações. O segundo passo consiste no envio do material a pareceristas “ad hoc”.  Atestada a qualidade do material, o trabalho é enviado ao Conselho Editorial, que o avalia. O  Conselho reenvia o material ao editor-chefe para publicação.
Não se publica a formação acadêmica (titulação) do(s) autor(es); somente, a filiação acadêmica/institucional.
Não serão pagos direitos autorais.
Uma vez publicado o material, a Revista Fafibe On-Line e a Revista Hispeci & Lema (impressa) reservam-se todos os direitos autorais.
Os conceitos emitidos nos textos publicados serão de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial.
Casos excepcionais serão resolvidos pelo Editor e/ou Conselho Editorial.



 

II. ARTIGOS CIENTÍFICOS

Artigos científicos: máximo 12 (doze) páginas.
As normas específicas para artigos científicos devem corresponder às do modelo a seguir.·.

1. Informações Gerais
O artigo deve ser apresentado em formato doc (Word for Windows) e escrito em português ou espanhol. O tamanho do papel deve ser A4 com uma coluna simples, 2,5 cm de margens superiores e inferiores e 2,5 cm de margem esquerda e direita, sem cabeçalho e sem notas de rodapé. O espaçamento é simples. O tipo de letra deve ser Times ou Times New Roman, corpo 12. As páginas não devem ser numeradas. Os anexos, se houver, devem ser introduzidos em uma última seção do artigo, em seguida das referências. Não hifenize. Nunca use espaçamentos de 6 pontos, 12 pontos ou mais entre os parágrafos.
As notas devem ser inseridas ao final do texto, antes das referências. Notas e citações: corpo 11. As citações devem aparecer com adentramento de 2 cm a partir da margem esquerda.
Use “Considerações Finais” em vez de “Conclusão”, e “Referências” em vez de “Referências Bibliográficas”.
 Todos os trabalhos devem ter no máximo 12 (doze) páginas.

2. Primeira Página
 O cabeçalho do artigo é composto por cinco inserções, uma em cada linha, centralizadas, separadas por uma linha em branco; com adentramento de 0.8cm de cada lado.
1.  Título em português: o título dever ser centralizado, em fonte 16 em caixa alta e em negrito;
2.  Título em inglês: o título em inglês, em fonte 14, em negrito, entre parênteses;
3.  O nome do autor: por extenso, sem inversão, em fonte 12, em negrito, todos dispostos na mesma linha, separados por ponto-e-vírgula;
4.  Filiação institucional: indica-se a instituição a que pertence o autor, e a cidade e o estado, em fonte 12;
5.  Email: indica-se o email do autor, em fonte 12.
Em seguida do cabeçalho, faça constar, pela ordem, abstract (resumo em inglês), keywords, resumo e palavras-chave, em fonte 12, em itálico, também com adentramento de 0.8cm de cada lado. São permitidas, no máximo, 10 (dez) linhas para o abstract e 10 (dez) linhas para o resumo; 5  (cinco) palavras-chave e 5 (cinco) keywords, separadas por ponto-e-vírgula, com iniciais minúsculas.

2. Subtítulos e Parágrafos
Títulos de seções (ou partes) devem ser em negrito e alinhados à esquerda (com espaçamento de 12 pts antes). A numeração das seções é opcional. O adentramento de todos os parágrafos deve ser de 1.25cm.

2.1. Subseções 
 Os títulos das subseções devem ser em fonte 12, em negrito e alinhados à esquerda.

3. Figuras e Legendas
Figuras e legendas de tabelas e quadros devem ser centralizadas se tiverem menos de uma linha (ver figura 1). No caso de terem mais de uma linha, devem ser justificadas com adentramento de 0.8cm em cada lado (conforme mostrado na figura 2). O tipo de letra deve ser Times New Roman, fonte 11, em negrito.
 Nas tabelas, não usar fundo colorido ou sombreado e evitar linhas duplas, grossas ou desnecessárias. Legendas de tabelas devem ser colocadas logo acima das tabelas e o tipo de letra deve ser também Times New Roman, em negrito.

4. Imagens
As imagens e ilustrações podem ser em preto e branco,  ou coloridas. 

5. Referências
As referências bibliográficas devem ser completas, padronizadas e devem seguir a ABNT: os autores devem ser citados em ordem alfabética, sem numeração, sem espaço entre as referências e sem adentramento; o principal sobrenome do autor em maiúsculas, seguido de vírgula e do(s) demais nome(s) e sobrenome(s); título de livro, de revista e de anais, em itálico; título de artigo: letra normal, como a do texto; se houver mais de uma obra do mesmo autor, seu nome deve ser substituído por um traço de cinco toques; mais de uma obra do mesmo autor no mesmo ano: distinguir utilizando uma letra - a, b c... - imediatamente após a data. 

Anexo(s)
 Insira anexo apenas se ele for imprescindível à compreensão do artigo.



2022 | CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAFIBE | Fone: 17 3344.7100