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Durante muito tempo, acreditou-se que as brincadeiras seriam só parte de um conceito infantil e recreativo. Com o tempo e com o desenvolvimento de estudos e pesquisas na área do desenvolvimento da criança, compreendeu-se que os jogos e brincadeiras contribuem significativamente para o desenvolvimento psicomotor, garantindo ganhos sensoriais, motores, cognitivos e psicossociais importantes para uma vida saudável e feliz.
Nesse sentido, profissionais que estudam a Psicomotricidade aplicam os jogos e brincadeiras de forma direcionada e com objetivos bem definidos, a fim de oportunizar experiências motoras variadas, tanto para estimular o desenvolvimento global saudável, como para a recuperação de atrasos no desenvolvimento por causas diversas.
Acreditando na importância de se discutir mais sobre essa temática, o UNIFAFIBE receberá, no próximo sábado (17 de setembro), o autor organizador Tiago Aquino e as autoras convidadas Sirleni Ferreira da Silva e Elisa Rodrigues, para o lançamento do livro “Educação Infantil: experiências inspiradoras com bebês e crianças pequenas”, uma obra que reúne diversos estudiosos brasileiros e que apresenta conceitos e experiências práticas para auxiliar pais e profissionais interessados no estímulo do aprendizado e desenvolvimento infantil.
O capítulo “Psicomotricidade na educação da infância” é o assunto abordado por Sirleni, egressa do curso de Educação Física desta Instituição, e sua sócia Elisa. Neste capítulo, elas tratam sobre as brincadeiras que ensinam e desenvolvem competências, assunto que é a paixão das empresárias e escritoras desde a época da faculdade e que as levaram à idealização da empresa BRINCAR – Academia Infantil. As experiências como professoras, o contato diário com o ambiente escolar e a constante busca por conhecimento e especialização, tornaram-nas profissionais de excelência em Psicomotricidade, sendo a empresa BRINCAR referência no atendimento de crianças em diferentes condições de desenvolvimento. “Durante nosso trabalho com crianças, percebemos muitas lacunas no sistema de ensino e decidimos ir em busca de capacitação para poder preencher esses espaços de atuação”, explica Elisa.
As brincadeiras, antes consideradas apenas diversão, são uma forma de atuação e educação que auxiliam o desenvolvimento desde a mais tenra idade. “Normalmente, as crianças são restringidas ou compelidas a fazerem apenas um tipo de atividade, muitas vezes sem a preocupação em entender se elas possuem as habilidades necessárias para desenvolvê-la, como equilíbrio, noção de lateralidade ou força. Com a atuação da psicomotricidade, é possível aprimorar as competências que já existem em cada criança e, ainda, promover estímulos para novas descobertas”, detalha Sirleni, explicando que “cada criança irá se desenvolver conforme suas próprias competências por meio dessas brincadeiras. Entretanto, é importante que sejam respeitados seu tempo e suas preferências, para que possam desabrochar suas melhores habilidades”.
O capítulo escrito pelas profissionais vem sendo tecido desde o início de suas carreiras. A ideia foi desenvolvida por meio da prática feita com os professores da rede municipal de Bebedouro. “Quando fomos convidadas pelo Tiago para escrevermos esse capítulo, utilizamos toda a experiência conquistada em nossa trajetória, para abordar este tema”, finaliza Elisa.
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