Notícias

Aluna de Nutrição relata sua vivência em Portugal

Há pouco mais de um mês vivendo na cidade portuguesa de Faro, a discente menciona quão enriquecedora é a experiência de se fazer um intercâmbio

Em seu depoimento, Marina Coelho Gonçalves, aluna do 4º ano do curso de Nutrição do UNIFAFIBE, narra as experiências vivenciadas no intercâmbio que está realizando na Universidade do Algarve:

"Gostaria de começar agradecendo ao UNIFAFIBE e ao Santander pela oportunidade oferecida, a todos os docentes e em especial a D. Lurdinha, Pró-Reitora de Relações Institucionais e a Coordenadora do Curso de Nutrição, Juliana Marchiori, pois sem elas nada disso teria sido possível. Gostaria de agradecer também a todos amigos e familiares, que contribuíram de alguma maneira para que eu pudesse estar aqui neste momento!

Estou morando na região do Algarve, sul de Portugal, em Faro, uma cidade pequena, de aproximadamente 40 mil habitantes, porém muito animada e repleta de turistas, principalmente no verão, pois as praias são a grande atração daqui. Estou estudando na Universidade do Algarve, local onde fui muito bem recepcionada pelos colegas e professores. Pude perceber como é o método de ensino, que não se diferencia muito do nosso, porém as aulas ocorrem em período integral e contamos com aulas práticas em todas as disciplinas. Há muitos Erasmus (nome dado aos estudantes estrangeiros em intercâmbio) na Universidade e ocorrem vários eventos para que haja a integração destes alunos e isso nos possibilita conhecer pessoas de diversos países.

Viver a experiência de um intercâmbio é enriquecedor em todos os sentidos. Não é apenas conhecer lugares incríveis, mas sim aprender a conviver com pessoas diferentes, adquirir novas responsabilidades, saber se virar sozinho diante de qualquer situação, conhecer pessoas de diversos lugares do mundo, aprender novas línguas, novos costumes, e conhecer culturas distintas.

Com certeza levarei comigo um pouquinho de cada pessoa que conheci e de todos os lugares que visitei. É uma experiência muito válida e indico para todos que desejam ter um diferencial acadêmico e uma nova visão de mundo."

Marina Coelho Gonçalves


Marina realiza seu intercâmbio através do Programa de Bolsas Ibero-Americanas, uma iniciativa do Santander - ​​lançada em 2011 - com o objetivo de estimular o intercâmbio de universitários de graduação do Brasil, para que aprimorem conhecimentos em cursos equivalentes em um dos 9 países participantes: Peru, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Portugal, Porto Rico e Uruguai.

A bolsa de estudo tem valor equivalente a 3.000 euros e é destinada às despesas como transporte, alimentação e estadia no país escolhido, já que em muitos destinos a hospedagem acontece em próprios dormitórios universitários, além do curso ser um acordo bilateral entre as universidades de origem e de destino. O programa comtempla:

Página Principal Contato Facebook Twitter Instagram
Centro Universitário UNIFAFIBE
Rua Prof. Orlando França de Carvalho, 325 | Bebedouro/SP
(17) 3344-7100
UNIFAFIBE