Depoimentos



O intercâmbio representa a reconceitualização de tudo o que sei sobre o outro, sobre a formação de uma cultura, sobre a comunicação de um povo, sobre a grande área da Psicologia e, principalmente, tudo o que sei sobre mim. Essa nova fase está permitindo compreender melhor o funcionamento do homem em relação ao contexto socioambiental em que vive.

Hoje vejo claramente o quanto as relações interpessoais e o estilo de vida contribuem na construção de uma cultura. Essa é uma visão que só quem convive diariamente absorvendo tudo ao redor consegue dimensionar, assim como o despertar de um dia entre buzinas de carros e pessoas correndo nas avenidas principais, uma tarde de conhecimento nos monumentos históricos pela cidade ou um belo pôr do sol servido de uma deliciosa comida típica. Isso tudo faz parte de uma percepção que não é transmitida por fotos, vídeos, relatos pessoais ou outra forma de explicação, ela simplesmente é adquirida através da vivência.

Viver em outro país é começar do zero. Este ponto, sem dúvida, é a aprendizagem mais enriquecedora de todo o período do intercâmbio até o momento, porque me vi diante do desconhecido longe da família e dos amigos, sendo assim tive que me reconstruir sozinho. Explorar o novo fez com que eu descobrisse recursos e habilidades pessoais para que pouco a pouco fosse me moldando e, consequentemente, me adaptando ao novo estilo de vida. Agora sinto que faço parte de um lugar, e já posso contar com pessoas e amigos que me querem bem, tive sorte em encontrar as pessoas certas. Todo esse processo é sair da condição de hesitante para de um aventureiro.

Estudar Psicologia em outro país tem exigido mais de mim, porque além da diferença do idioma também encontrei diferenças na metodologia de ensino-aprendizagem entre os alunos e professores. Por conta disto tenho que estudar de maneiras diferentes para conseguir um rendimento melhor. Isso me fez mais crítico em relação aos meus estudos para onde quer que vá. Sempre que possível contribuo de alguma forma tudo que aprendi no UNIFAFIBE e também coisas sobre o Brasil, exerço essa reciprocidade cultural porque é um dos objetivos do intercâmbio e também porque me orgulho disso.

Estou vivendo experiências maravilhosas como nunca um dia antes, amadurecendo de maneira significativa em um curto período de tempo, e aperfeiçoando meus conhecimentos gerais e específicos, que no caso é a Psicologia. Tudo isso só foi possível devido a minha dedicação aos estudos e a oportunidade que me foi dada pelo UNIFAFIBE, que tenho muito a agradecer. Portanto hoje digo, se dedique aos estudos e estude onde te reconheçam, ambos só tem a ganharem.

Obrigado UNIFAFIBE! Obrigado SANTANDER UNIVERSIDADES!

Adriano Frank Delvino





Fiquei muito feliz e nem conseguia acreditar quando ganhei a bolsa de intercâmbio do Ciência sem Fronteiras. Me instalei na cidade de Boise, no estado de Idaho, nos EUA, e tive ajuda de outros brasileiros que já estavam lá fazendo intercâmbio, dois dos quais foram meus roommattes (companheiros de quarto). Fiz um teste de proficiência e iniciei minha vida acadêmica na Boise State University, onde estudei Biologia.

O campus da universidade é muito bom, assim como os apartamentos em que moramos. A cidade de Boise não tem muitos lugares para visitar por ser pequena, mas é imensamente rica em atividades ao ar livre, principalmente por ser rodeada por montanhas e árvores.

Como, primeiro estudamos o curso de inglês, conhecemos muita gente de outros países, principalmente Arábia Saudita e Coréia do Sul, é uma grande oportunidade de aprender muito sobre culturas tão diferentes.

Posso dizer que o meu ganho pessoal e profissional foi muito grande neste intercâmbio.

Rodrigo Cavagna





O intercâmbio foi um período de importante aprendizado. Vivenciar uma outra cultura e conviver com os diferentes costumes me proporcionou grandes conhecimentos nos âmbitos profissional e pessoal, tornando essa uma vivência que vou guardar pro resto da vida. Agradeço ao UNIFAFIBE pela oportunidade oferecida. Uma experiência única!

Jeferson Fagliari Lourenço





Realizar um intercâmbio é um momento único. Conhecer outro país, sua cultura, seu povo e costumes e além de tudo passar a conhecer melhor a si mesmo. Realizar um intercâmbio é saber até onde você consegue ir, superar as dificuldades, a saudade da família, dos amigos e mesmo assim carregar consigo sempre um sorriso no rosto, porque simplesmente é uma experiência incrível, que todos deveriam ter. Hoje considero a Argentina minha segunda terra, por ser um país que me acolheu de braços abertos!

Isadora Meira Cavassani





Quando deixamos nosso lugar de conforto e partimos em busca de nossos sonhos e objetivos adquirimos muita riqueza para nossa vida. Trago comigo um sentimento bom, de superação, de auto conhecimento, de aprendizado, de crescimento pessoal, profissional, de missão cumprida, de ser melhor a cada dia, melhor comigo,melhor com o próximo principalmente. Nunca gostei de coisas fáceis, o intercâmbio expandiu minha mente para melhor... Apesar da saudade do Brasil e das dificuldades encontradas, ele me deu várias possibilidades de aprender descobrindo o novo, conhecendo outro país, outro idioma, outra cultura, viver com outras pessoas, fazer amigos, tratamentos diferenciados dentro da fisioterapia, enfim, me apaixonei pela "hermosa" Argentina, foi um sonho que hoje eu posso contar que vivi e viveria tudo novamente. Só tenho a agradecer a Deus e a todos que contribuíram para que tudo isso fosse realizado, o meu muito obrigada !!!

Drielle Chiesa



1
2
3
4
5
6
7
8
Página Principal Contato Facebook Twitter Instagram
Centro Universitário UNIFAFIBE
Rua Prof. Orlando França de Carvalho, 325 | Bebedouro/SP
(17) 3344-7100
UNIFAFIBE