Depoimentos



"Primeiramente, gostaria de agradecer ao Centro Universitário UNIFAFIBE, ao Banco Santander e a todos os envolvidos pela oportunidade de estar realizando o intercâmbio aqui em Portugal. Eu tinha um sonho e o UNIFAFIBE me proporcionou a chance de torná-lo realidade.

Não foi fácil a caminhada até aqui, eu pensei em desistir muitas vezes durante todo percurso, desde o processo seletivo até a hora de embarcar no avião, foram muitos contratempos que me desanimaram e me fizeram pensar em abandonar este tão almejado sonho, mas eu tive pessoas ao meu lado o tempo todo me apoiando e fazendo o possível para dar certo, minha família, meu namorado, minhas amigas de faculdade e meus amigos de longa data, todos de alguma maneira me ajudaram chegar até aqui, então, Obrigada!

Estou cursando três disciplinas do curso de Reabilitação Psicomotora na Faculdade de Lisboa - Universidade de Motricidade Humana (FMH), estou sendo muito bem acolhida na faculdade pelos funcionários, alunos e professores. A metodologia das aulas não é muito diferente do UNIFAFIBE, foi fácil me adaptar, porém ainda estou esperando a época de testes para dizer-lhes com toda a certeza. O curso de Reabilitação Psicomotora tem algumas semelhanças com o meu curso, Fisioterapia, apesar de serem cursos distintos estou absorvendo muito conhecimento que me proporcionará significativo suporte durante minha prática clínica.

Viver em Portugal está sendo uma experiência muito boa, o contato com diversas culturas e costumes nos faz crescer como ser humano. As paisagens são maravilhosas e não apenas os lugares turísticos que já conheci, mas ainda tenho muito para explorar, conhecer e compartilhar.

O melhor do intercâmbio sem dúvida são as pessoas que conhecemos, as novas amizades que cultivamos e as pessoas que mantemos contatos mesmo de longe. Viajar sozinha para outro país me fez perceber que são as pessoas que tornam os lugares melhores, não importa onde você esteja, são as companhias que fazem tudo valer a pena, mesmo quando não falam a mesma língua e se comunicam através de outras pessoas, por meias frases ou mímicas, isso torna tudo ainda melhor.

É claro que nem tudo na vida são flores, a parte mais difícil de estar aqui é a distância entre as pessoas que são importantes para mim, a saudade aperta muito. Eu sou acostumada a ter todas essas pessoas por perto, e mesmo aquelas que estão mais longe nos vemos sempre que possível, então estar por tanto tempo fora de casa é muito difícil. Mas depois de um tempo eu percebi que é apenas isso, uma distância temporária, logo estarei de volta com muitas histórias para compartilhar. Mesmo estando longe, em nenhum momento eu estive sozinha.

Por fim, eu posso dizer que valeu todo o esforço e dedicação para chegar aqui. O intercâmbio é uma das maiores experiências da minha vida e está me fazendo crescer tanto profissionalmente quanto como pessoa. Então mais uma vez, obrigada a todos que fazem parte desse sonho e me ajudaram a realizá-lo."

Geisy Ellen Crepaldi Buriola





"Após um mês morando em Castelo Branco, Portugal, posso dizer que não foi exatamente como pensei. Eu desembarquei no aeroporto de Lisboa, peguei um ônibus e vim direto para Castelo Branco. Ao chegar na cidade, depois de me instalar, me direcionei ao IPCB para conversar com a responsável pelas relações internacionais. Ela me deu boas vindas e me explicou tudo o que eu precisava saber e após isso encaminhou-me para falar com a responsável pelo Erasmus Student Network (ESN), que é uma associação europeia de apoio aos estudantes que se encontram realizando o Programa Erasmus/intercambio, um programa de mobilidade internacional. A ESN apoia os estudantes na adaptação aos contextos educativos, culturais e logísticos dos novos países e cidades em que se instalam por um período de 6 a 12 meses. Os principais princípios desta associação são o de fornecer informações essenciais aos estudantes de mobilidade, quer acerca dos próprios programas em que realizam, como o de noções básicas para a adaptação e integração no país em que se instalam, e proporcionar a integração dos estudantes internacionais entre a "comunidade Erasmus". No que toca à socialização, as secções locais da ESN realizam, para esse efeito, variadas atividades diurnas e noturnas, isso para que todos os intercambiários se conheçam e conheçam as diferentes culturas.

O primeiro mês não foi fácil, pois demorei para me adaptar ao fuso horário, às aulas, pois tive dificuldade em entender o que os professores diziam durante as duas primeiras semanas de aula, mas mesmo assim pude notar que todos os professores explicam muito bem e dominam a área em que ministram aula.

A minha rotina é variada, pois as aulas são em horários diferentes a cada dia, assim, tive que conciliar meus horários de aula com as minhas refeições e a prática do ginásio. Desde que cheguei procuro participar de tudo o que a faculdade disponibiliza, assim como faço no Brasil. Nesse mês participei da semana cultural, de apresentações sobre a cultura de Portugal, visita técnica referente ao curso e estou com um projeto de investigação iniciado ao qual espero que dê tudo certo. Desde que cheguei provei muitos vinhos e comidas típicas, algumas amei outras não muito, mas isso faz parte, estou experimentando muitas coisas e conhecendo cada vez mais a cultura do pessoal que aqui mora.

Aqui tem alunos do mundo todo e quase todos falam a sua língua mãe e o inglês, então devido a isso estou aprendendo a língua inglesa, pois tenho dificuldade de me comunicar, mas a cada dia estou melhorando. Convivo com pessoas da Espanha, Itália, Grécia, Turquia, Polônia, Brasil, Sérvia entre outros."

Tiago Herique Pires Correia





"Primeiramente, gostaria de agradecer ao CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAFIBE e ao SANTANDER por investirem e acreditarem em mim, me dando a oportunidade de viver uma das melhores experiências da minha vida.

O intercâmbio tem sido novo a cada dia e o contato com pessoas de culturas diferentes tem mudado a forma como vejo o mundo. Sei que estar aqui não só me ajudará academicamente, como me ajudará a amadurecer e a melhorar como pessoa.

A chegada aqui ao Porto foi ótima. Vivo em uma casa com brasileiros e eles me receberam muito bem. A cidade é simplesmente linda, com muitos lugares turísticos como Jardim do Morro (o pôr do sol é maravilhoso) e a praia de Matosinhos.

A universidade que estou, a FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, tem uma infraestrutura incrível, com laboratórios, auditórios e uma biblioteca enorme. Os docentes foram muito atenciosos e, mesmo com alguma dificuldade, consegui fazer amigos nas minhas turmas. O desafio do novo me faz querer ser melhor. Um dos motivos que me trouxeram a Portugal era a semelhança no idioma, mas quando cheguei aqui fui surpreendida, pois como é uma cidade turística, tenho contato com vários idiomas diferentes.

Enfim, têm sido muito boas todas as situações, mesmo as ruins, pois estando aqui aprendi que para se dar bem num intercâmbio é preciso amar o lugar em que se está, a culinária, o idioma, os costumes. A cada nova experiência percebo que não teria melhor momento para eu estar aqui do que este."

Carolina de Almeida Silva





Participar de um intercâmbio é algo único e muito enriquecedor na formação acadêmica e profissional de qualquer pessoa. Trata-se de algo que vai muito além do que podemos idealizar, ou seja, sair da nossa zona de conforto onde tudo é muito fácil e cômodo, para enfrentarmos algo totalmente inédito, fora de tudo o que estamos habituados, tem as tuas consequências, às vezes, dolorosas, mas sempre em prol do nosso crescimento por completo.

Estar longe da família e amigos é o que mais machuca. Mas por outro lado, novas amizades e pessoas maravilhosas surgem no decorrer do percurso e são estes ganhos que fazem valer a pena as perdas mesmo que temporárias, mas de importância única em nossas vidas.

Ser brasileiro aqui em Portugal, me traz a sensação de estar o tempo todo carregando uma bandeira do Brasil nas costas, pois a cobrança em relação aos demais é muito maior, querem saber o quanto somos capazes ou não.

Quando cheguei na universidade, fiquei fascinado com a fantástica infraestrutura, com o amplo espaço que é dedicado único e exclusivamente à área da Educação Física, ou seja, um parque de diversões pra quem é da área. Fui muito bem recebido por todos, me acolheram muito bem, logo me senti em casa. No início é um pouco estranho até se acostumar com o sotaque, e a forma que eles falam que é um pouquinho diferente da nossa.

O país é maravilhoso, muito lindo, com diversos pontos turísticos. A cidade de Lisboa que é onde estou morando, está todos os dias cercada de turistas, devido a tamanha beleza. Estar aqui em Portugal, além de todo aprendizado acadêmico-profissional, o mais importante, por sinal, está me possibilitando conhecer outros países europeus, por exemplo, recentemente, em período de folga, dei um “pulinho” até a França e fui conhecer Paris, pois é bem pertinho de Portugal. Fiquei encantado com Paris, a cidade parece um cenário de cinema de tão linda.

Também fiquei muito feliz de ter conseguido uma oportunidade de trabalho na minha área, fazendo o que mais gosto, ensinar futebol às crianças. A escola de futebol se chama “A escolinha do Figo”, um lugar fantástico de trabalhar, onde eu recebi todo o suporte e apoio dos diretores e coordenadores da escolinha. A princípio, minha relação com os alunos da escolinha, foi bastante diferente em relação aos alunos do Brasil, pois os costumes, a cultura, a forma de se expressarem, são bem diferentes da nossa. Mas criança é criança em qualquer lugar do mundo, e logo conseguimos nos entender muito bem.

Contudo isso, eu só tenho a agradecer primeiramente a Deus por ser tão maravilhoso, à toda minha família por ter me apoiado desde o início, em especial à minha namorada Monica Ribeiro, que demonstrou o maior ato de amor que alguém poderia ter feito, ou seja, veio comigo e tornou tudo mais fácil e bonito. Jamais poderia me esquecer da Dona Lurdinha que foi de uma presteza incrível, sempre disponível à ajudar e ao nosso coordenador Marcelo Porto, que sempre apoia e dá suporte aos seus alunos. Agradeço a toda equipe do UNIFAFIBE e à FMH, pela oportunidade que nos oferecem e por seguirem acreditando e incentivando os seus alunos a irem muito além do que eles próprios imaginam serem capazes. Agradecimento pra lá de especial ao Banco Santander, pelo Programa de Bolsas para estudantes de Graduação, pois sem esta ajuda financeira não seria possível a minha vinda, em intercâmbio.

Adriel Antônio Hipólito





Nada mais gratificante do que começar a escrever sobre o intercâmbio agradecendo a Deus pela a oportunidade, ao Centro Universitário UNIFAFIBE e ao banco Santander por me possibilitarem estar vivenciando todos esses momentos incríveis, durante este período de mobilidade.

Esta vivência está contribuindo não só para minha formação profissional, mas pessoal, também. Experiências vivenciadas no âmbito das aula, na faculdade, são enriquecedoras, principalmente nas aulas práticas de engenharia civil.

Em relação ao curso de Engenharia Civil no Brasil e em Portugal, existem diferenças, pois no Brasil é Bacharelado e em Portugal os três primeiros anos são cursados na Licenciatura; depois desse período os alunos selecionam a área em que desejam atuar profissionalmente e então cursam  mais dois  ou três anos, dependendo da área, e já saem com um mestrado integrado, o que considero uma grande vantagem em relação ao  ensino brasileiro. Quanto aos professores, evitam ao máximo dar a matéria totalmente “mastigada” aos alunos, ou seja, colocam as matérias e forçam ainda mais o aluno a correr atrás do assunto tratado em sala de aula.

Em relação ao acolhimento, posso dizer que os portugueses são muito receptivos e, por mais que o idioma seja a mesmo, os significados de muitas palavras mudam e acaba sendo engraçado, mas depois de algumas semanas de convivência você já consegue expressar-se bem.

Morar na cidade do Porto é fantástico, pois é completamente turística, bem fácil de se locomover por ela.  Conhecer seus pontos turísticos realmente é algo que quem mora por aqui faz quase todo o final de semana, sempre um lugar mais bonito que o outro. Uma cidade onde se tem qualidade de vida e principalmente segurança.

Intercambiar é uma experiência única pois dá para você conciliar aprendizado e lazer, porque a faculdade, de uma forma geral, oferece muitas viagens para os Erasmus (termo que utilizam para pessoas que estão fazendo intercâmbio), promovendo o conhecimento das principais cidades de Portugal.  O intercâmbio faz que você conheça pessoas de todos os tipos e de todos os lugares do mundo; tenho colegas franceses, italianos, irlandeses, espanhóis, etc. Hoje se me perguntassem se vale a pena fazer um intercâmbio eu diria que sim, pois é uma experiência única que eu recomendo para todos que estejam dispostos a vencer novos desafios.

Matheus Augusto Simões



1
2
3
4
5
6
7
Página Principal Contato Facebook Twitter Instagram
Centro Universitário UNIFAFIBE
Rua Prof. Orlando França de Carvalho, 325 | Bebedouro/SP
(17) 3344-7100
UNIFAFIBE