|
||||||
CursosAnatomia Humana Comparada para a Área da SaúdeCURSODATA: 23/11/2019. OBJETIVOS: Realizar estudos comparados no sistema renal, respiratório, digestório e cardiovascular O que é a Iniciação Científica?CURSODATA: 09/11/2019. OBJETIVOS: Fornecer os conhecimentos necessários para que os discentes do UNIFAFIBE possam buscar orientações para o desenvolvimento de um Projeto de Iniciação Científica. Metodologias de análise de dadosCURSOData: 21/10/2017. Informações 1. Docente: Prof. Dr. Leandro Ferreira 2. Público-Alvo: Alunos do UNIFAFIBE que fazem Iniciação Científica 3. Objetivos: Proporcionar subsídios teóricos para identificação da qualidade dos dados e identificação da análise estatística mais adequada. 4. Conteúdo Programático: Classificação do tipo de dados: paramétricos e não paramétricos. Distribuição dos dados, medidas de tendência central e dispersão. Variáveis estudadas (dependentes e independentes), nível de significância e erros tipo I e II. Testes de comparação de médias Correlações e Regressões. Análises de Variância Multivariada Formas de apresentação dos resultados. Ética em pesquisa: para compreender suas etapas e protocolosCURSOData: 03/09/2017. Informações 1. Docente: Prof.ª Me. Ana Luisa Magaldi Suguihura 2. Público-Alvo: Alunos do UNIFAFIBE que fazem ou irão fazer Iniciação Científica e TCC 3. Objetivos: Orientar quanto aos procedimentos do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário UNIFAFIBE; Esclarecer quanto à forma e à estrutura do projeto a ser submetido; Apresentar as características da ética em pesquisa com seres humanos e do plágio. 4. Conteúdo Programático: A estrutura do trabalho científico; Plágio – Conhecer para não fazer; Ética em pesquisa com seres humanos; O CEP do Centro Universitário UNIFAFIBE e seu protocolo para submissão de trabalhos. Estrutura e desenvolvimento da pesquisa científicaCURSOData: 19/08/2017 nformações 1. Ministrante: Marisa Aparecida Graziadei de Carvalho 2. Público-Alvo: Discentes do UNIFAFIBE que desenvolvem Iniciação Científica Junto ao CEPeD (Centro de Estudos e Pesquisa do desenvolvimento Regional - UNIFAFIBE) 3. Objetivos: Orientar os discentes em relação a estrutura e normatização do trabalho científico; Mostrar as principais bases de dados para a busca de referencial teórico, bem como as diferentes formas de realização de buscas dentro dessas bases. 4. Conteúdo Programático: Elaboração de artigo científico de acordo com as normas ABNT NBR 6022, 6023, 6024, 6028, 10520, 14724; Normas para elaboração de tabelas e quadros; Pesquisa no Portal de Periódicos da Capes e em outras bases de dados; Pesquisa na Plataforma da Revista dos Tribunais Online; Autoria e plágio. Caminhos da carreira acadêmica: mitos e verdadesCURSOData: 03/06/2017 nformações 1. Docente: Prof. Dr. Fabio Augusto Barbieri. 2. Público-Alvo: Discentes do UNIFAFIBE que desenvolvem Iniciação Científica Junto ao CEPeD (Centro de Estudos e Pesquisa do desenvolvimento Regional - UNIFAFIBE) 3. Objetivos: apresentar as possibilidades para a carreira acadêmica e o caminho para se tornar um professor universitário; apresentar o percurso da carreira acadêmica desde a graduação até o professor titular; explicar a diferença entre o cientista e o professor na universidade; esclarecer dúvidas sobre a carreira acadêmica. Importância do Currículo Lattes na vida acadêmica: Instruções de preenchimento e valorizaçãoCURSOData: 08/10/2016 Informações 1. Docente: Prof. Me. Lucas Simieli 2. Publico-alvo: Alunos de Iniciação Científica do UNIFAFIBE 3. Objetivo: Preparar os discentes para a utilização do Currículo Lattes. Enfatizar a relevância do currículo Lattes no meio acadêmico e indicar aos participantes como acessá-lo. Discutir as principais questões relacionadas ao preenchimento e oferecer dicas de como manter o currículo Lattes atualizado e valorizado. Ao fim do curso, é esperado que os alunos tenham autonomia para preencher e manter o currículo atualizado de maneira independente. Tópicos em OratóriaCURSOData: 03/09/2016 Informações 1. Docente: Rinaldo Guariglia 2. Público-Alvo: Apenas alunos de Iniciação Científica do UNIFAFIBE. 3. Objetivos: Apresentar técnicas introdutórias da prática oratória e demonstrar a aplicação dela em seminários acadêmicos. 4. Conteúdo Programático: • Oratória: Definição e Aplicações • Oratória e Retórica • Técnicas de Oratória: O Ethos, Preparação, Execução e Avaliação • Condições Cognitivas do Orador • Relação com o Auditório • Demonstração: Aplicações em um Seminário Acadêmico Como dar visibilidade à energia solar como solução para o Brasil - Projeto SolarizarCURSOData: 25/04/2016 Informações 1. Docente: Prof.ª Esp.ª Vânia Stolze 2. Público-Alvo: Alunos e professores do UNIFAFIBE, em especial os alunos das Engenharias: Elétrica, de Produção e Civil. Convidados externos e membros do Rotaract Club Bebedouro. 3. Objetivos: Promover conscientização ambiental, a divulgação do atual cenário energético brasileiro e a utilização de energias renováveis, em foco a solar, como fontes promissoras de energia. Métodos, Experiências e Oportunidades em PesquisaCAPACITAÇÃOCEPeD/UNIFAFIBE convida para Oficina de Iniciação Científica: Data: 10 de abril de 2015, às 17h00 Tema: Métodos, Experiências e Oportunidades em Pesquisa Com Professor (UNESP) e Pesquisador (UNIFAFIBE) João Antônio Galbiatti Encontro de Discussões sobre Iniciação Científica - Novembro de 2014CURSOOs alunos da Iniciação Científica estão convidados para o primeiro encontro de discussão de temas de interesse de toda a comunidade científica discente, intitulado "Finalidades, Perspectivas e Desafios da Pesquisa Atual do grupo de Discussões sobre Iniciação Científica", que será realizado no dia 01 de novembro de 2014, das 08h30min às 10h30min. Este tema será conduzido pela Profa. Dra. Emília Wanda Rutkwoski (UNICAMP). Emília Wanda Rutkwoski é Professora Associada I do Departamento de Saneamento e Ambiente da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da UNICAMP. Obteve o Doutorado (1999) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, Mestre [Limnologia] (1980) pela University of Stirling, Escócia. Na Graduação (1976/77) conclui Bacharelado [Ecologia e Zoologia] e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou Especialização (1987) em Limnologia e Manejo de Represas na Universidade de São Paulo. Foi Chefe do Departamento de Saneamento e Ambiente da FEC/UNICAMP (2004-2008), Coordena o FLUXUS, laboratório de Ensinagem em Redes Técnicas e Sustentabilidade Socioambiental. Na Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES/SP) é Presidente da subseção Campinas, tendo ocupado cargos em diretorias anteriores. É membro da Comissão Coordenadora do Fórum Lixo&Cidadania do estado de São Paulo e exerce a função de Secreatia Executiva do Fóurm Lixo&Cidadania RMC. Na UNICAMP é membro titular da Congregação da FEC, da Comissão de Graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo e do Conselho Departamental e membro suplente da Comissão de Avaliação e Desempenho Institucional da UNICAMP. Publicou diversos artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos. Participou de eventos nacionais e internacionais de sua área de atuação. Foi membro de bancas examinadoras de Mestrado e Doutorado, internas e externas a Unicamp e de outras comissões julgadoras. Na graduação atua em dois cursos da UNICAMP, Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. Na Pós-Graduação atua em dois Programas de Pós-Graduação da UNICAMP, Engenharia Civil e Arquitetura, Tecnologia e Cidade, orientando mestrados e doutorados. Concluiu a supervisão de 02 pós-doutorandos e a orientação de 06 teses de doutorado e 13 dissertações de mestrado. Orientou também 14 trabalhos de iniciação científica. Atualmente orienta 02 pós-doutorandos, 02 doutorandos, 02 mestrandos e 02 iniciações científicas. Possui experiência na área de gestão ambiental, com ênfase em Gestão para o Saneamento, PAE (Planejamento Ambiental Estratégico), políticas públicas territoriais e ambientais, bacia ambiental e águas urbanas, coleta seletiva solidária de resíduos sólidos urbanos, redes técnicas e sustentabilidade socioambiental Os interessados podem confirmar presença pelos seguintes e-mails, até o dia 18 de outubro: pg@fafibe.br e pesquisa@fafibe.br De acordo com as confirmações dos alunos que fazem IC (cuja presença é de grande importância), serão abertas vagas para outros alunos interessados. |
||||||
2024 | CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAFIBE | Fone: 17 3344.7100 |