|
||
ISSN n. 2357-9358
EditorialÚltima atualização: 20/05/2024
O ensino, a pesquisa e a extensão são esferas que se constituem o tripé de uma instituição de educação superior. É necessário antes de tudo reforçar que estas três esferas não se dão de forma isolada, mas sim, de forma articulada, e numa interdependência uma qualifica a outra, garantindo assim a qualidade da educação superior. No Centro Universitário UNIFAFIBE, o ensino é notoriamente de qualidade superior e de alto impacto social, sendo uma instituição de educação superior com avaliação máxima junto ao Ministério da Educação. O curso de Pedagogia, um dos primeiros da instituição, desde a década de 70 evidencia-se na região por sua qualidade e alto impacto social. Tal qualidade somente é alcançada devido a um processo de ensino e aprendizagem dos futuros professores que ocorre de forma organizada, coerente com as necessidades da profissão e ainda conta com corpo docente altamente qualificado, com professores com titulação e formação acadêmica consistente, acrescida de vasta experiência nos níveis de educação básica e superior. Na esfera da extensão, dentre as várias ações desenvolvidas, destacou-se nos últimos 18 meses o "Programa Residência Pedagógica" desenvolvido e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão do Ministério da Educação que tem por objetivo atuar de forma coadjuvante na pesquisa e extensão. Apesar de poucas universidades serem selecionadas para o programa, devido ao seu criterioso processo de seleção a UNIFAFIBE foi classificada sendo disponibilizadas bolsas de estudos a docentes do curso, 30 estudantes de Pedagogia e professoras das escolas de educação básica. Assim, cumprindo com o objetivo do programa, os alunos do curso de Pedagogia desenvolviam atividades em escolas públicas, sendo orientados por professores do curso e sob tutoria de professoras preceptoras nestas unidades escolares. Aqui se consolida uma autêntica atividade de extensão universitária. Ocorre que, as atividades de extensão são lócus privilegiados para a pesquisa, principalmente a pesquisa didática, e aqui urge uma nova oportunidade para o desenvolvimento esta esfera desenvolva-se de forma articulada. Assim, os alunos do programa residência pedagógica escreveram artigos com seus relatos de experiência daquilo que vivenciaram enquanto residentes. Denota-se que a pesquisa neste centro universitário vai além dos valiosos trabalhos já produzidos na conclusão do curso. A pesquisa precisa ser amplamente divulgada para que possa cumprir com seus objetivos, dentre eles, colaborar com outros cientistas e consolidar ainda mais com a formação de arcabouço teórico em educação. É neste sentido, com muita satisfação que apresentamos uma nova edição da revista "CADERNOS DE EDUCAÇÃO: ENSINO E SOCIEDADE" visando divulgar os valiosos trabalhos produzidos por nossos alunos nos últimos 03 anos e ainda destinar uma seção temática destinada aos relatos de experiência do Programa Residência Pedagógica. Desejamos a todos uma boa leitura.
Prof. Me. Leandro Vitoriano da Silva ( coordenador do curso de pedagogia \ editor responsável) Prof. Me. Rafael Catani Lima (Pró-reitor acadêmico)
|
||
2025 | CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAFIBE | Fone: 17 3344.7100 |