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Letras | 2006

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E NOVAS TECNOLOGIAS




Objetivos

Considerando que, para produzir todo e qualquer texto, usamos gêneros textuais - com determinadas características temáticas, composicionais e estilísticas Marcuschi (2002) - almeja-se desenvolver nos alunos a competência leitora e escritora relativa a alguns gêneros praticados em novos contextos comunicacionais, em consonância com as novas tecnologias.
Tendo como pressuposto o fato levantado por Citelli (2000:33) - de que hoje o mundo está marcado pela aceleração tecnológica e pelas crescentes influências do rádio, televisão, da imprensa escrita e das redes de computadores, e que há novas formas de aprender e sentir, há também novas formas de produzir e circular informações - a escola deve “...otimizar seu papel social e educacional, ampliando o conceito de ensino e aprendizagem, equipando-se para entender melhor os significados e os mecanismos de ação das novas linguagens, interferindo para tratar as mensagens veiculadas pelos meios de comunicação de massa à luz do conceito de produção dos sentidos...” (p.35)
Assim, um aspecto fundamental é a investigação de uma proposta de ensino que considere os novos gêneros textuais emergentes no contexto das inovações tecnológicas e verificar como isso pode auxiliar o processo de aprimoramento da competência lingüística do aluno. Propõe-se aqui a criação de um conjunto de atividades que visem a uma reflexão sobre práticas de letramento contemporâneas, na tentativa de compatibilizar a formação do aluno de graduação em Letras com uma demanda social emergente, com a finalidade específica de exercitar as capacidades e competências leitoras e escritora envolvidas em diferentes gêneros, contextos, suportes e mídias contemporâneos.
Pretende-se desse modo construir conhecimentos sobre a elaboração de materiais didáticos, iluminados pelo uso das novas tecnologias e informada pelos estudos sobre gêneros textuais. Almeja-se assim criar uma proposta de trabalho com língua portuguesa que utilize os meios eletrônicos de informação e comunicação, visto que, como enfatizam os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998:142), reconhecidamente possuem um enorme potencial educativo para complementar e aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem.

Público Alvo: 56 alunos de quintas séries
Instituição Parceira: Educandário Santo Antônio
Número de discentes envolvidos no Projeto: 08
Local de desenvolvimento das atividades : Faculdades Integradas Fafibe
Docente Responsável: Profª. Ms. Norma Barbosa Novaes



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