Portal UNIFAFIBE Aluno Professor

Zoom

Alto Contraste

›› Programas e Projetos



História | 2003

O Conhecimento e a Expressão da Cidadania




Desde o início até a presente data, este projeto interdisciplinar já atendeu 400 crianças e jovens do ensino fundamental de uma escola estadual de Bebedouro. Foram desenvolvidas as seguintes atividades:

- 1ª a 4ª séries – atendimento na Escola Estadual, oferecendo aulas de teatro, implantação de coral e reforço escolar, na própria Unidade Escolar;

- 5ª a 8ª séries – palestras sobre cidadania e valores éticos, na própria Unidade Escolar;

- 5ª a 8ª séries – atendimento nas dependências das Faculdades Integradas FAFIBE, oferecendo: Laboratório de Redação (reescrita de textos); Laboratório de Matemática;Programação esportiva.

É importante ressaltar que o projeto tem parceria com a Prefeitura Municipal, a qual cede o lanche e o transporte aos alunos de 5ª a 8ª séries, para o atendimento nas dependências das Faculdades Integradas FAFIBE.

Importância da Matemática na Vida Cotidiana

Este projeto é voltado para estimulação do raciocínio lógico-matemático e aprendizagem de conteúdos específicos para alunos da rede pública de ensino que apresentam dificuldades nessa área do conhecimento.
O projeto se desenvolve nas dependências acadêmicas do Curso de Matemática e Laboratório de Ensino de Matemática, cujos recursos possibilitam ao aluno uma aprendizagem concreta.

Música e Poesia: Oralidade e Escrita

Este projeto tem como objetivo estimular a leitura por meio de poesias: encenação e coreografia da poesia musicada; inter-relação com as artes plásticas e a produção textual – poesia e prosa (narrativa): Laboratório de Redação.

O Jornal na Sala de Aula: Reflexão e Produção

O projeto, conduzidos por monitores-estudantes, se desenvolve no espaço acadêmico do Curso de Letras e Laboratório de Ensino de Redação e tem como objetivos: Estímulo à leitura e à reflexão; Produção textual: editorial, notícias, títulos e legendas, entrevistas; Produção de reportagens, quadrinhos e publicidades; Produção e publicação de dois periódicos bimestrais.

O teatro como expressão e comunicação cultural

Este projeto tem por objetivo desenvolver o conhecimento da arte do teatro por meio do contato, levando à sociabilidade, à integração, à responsabilidade, à espontaneidade e à criatividade dentro do projeto pedagógico da Escola-parceira, bem como desenvolver, nos alunos participantes, a expressão oral e corporal. Sendo assim, será possível a ampliação do conhecimento da língua, por meio do próprio uso, bem como interagir com o meio, criando o respeito mútuo e o uso do conhecimento artístico como forma de expandir a cultura e a reflexão, utilizando-se do teatro como forte instrumento para o desenvolvimento de uma postura cidadã.

A Cultura Corporal e Esportiva de Alunos do Ensino Fundamental de uma Escola Pública Estadual Periférica de Bebedouro: Limites e Perspectivas de Atuação Profissional para Bacharéis em Educação Física.

Este projeto de pesquisa, desenvolvido nas dependências esportivas e acadêmicas do Curso de Educação Física, estimula uma melhor convivência entre os alunos da escola-parceira por meio de atividades físicas (práticas esportivas em geral). Além disso, os docentes e os discentes envolvidos têm a oportunidade de ampliar a captação de dados e ou informações diversas para desenvolvimento de pesquisas científicas.

A Cidadania através da História

Este Projeto volta-se para a questão da ampliação da cidadania e preservação dos valores éticos, familiares e sociais, incluindo a preservação da memória histórica do Município, levando docentes e monitores a proporcionarem aulas dialogadas e discussões de textos que motivem os alunos a assimilarem direitos e deveres, a aprenderem estratégias que os auxiliem na compreensão e tolerância do outro que, muitas vezes, considerado diferente, torna-se excluído.
Destaca-se também a necessidade de conscientizar os adolescentes em questão, quanto à importância de se preservar o patrimônio histórico do município, a partir, de sua Escola, para posteriormente se chegar à comunidade. O projeto se desenvolve dependências acadêmicas do Curso de História.

A Metodologia e o processo de ensino-aprendizagem

O ponto de partida do projeto é o diagnóstico pedagógico levantado pelos monitores no desenvolvimento das atividades propostas durante as aulas. Esse diagnóstico abrange as áreas do conhecimento cognitivo: linguagem e raciocínio lógico-matemático. Também há um trabalho fundamental que está relacionado ao universo afetivo, emocional e social da criança envolvida no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo-se, assim, o lúdico: jogos, musicalidade, expressão corporal, oficina de arte.



Filtrar por curso:


Filtrar por ano:

Consulte o cadastro do UNIFAFIBE no e-MEC

Imagem qr-code e-mec
OnDesign (Agência Virtual)     Nossa Cidade     Convênios     Aluno UNIFAFIBE por um dia     Contato     R. Annual Aesthetics Communications     NIAAP     R. Biologia Fafibe     C.E.P.     Nossa História     Segunda Graduação     R. SISUNIFAFIBE     R. Jurídica Fafibe     Atividades Acadêmicas     Aluno TOP UNIFAFIBE     Núcleo Jurídico    

2024 | CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAFIBE | Fone: 17 3344.7100