Zoom
Alto Contraste
Desde o início até a presente data, este projeto interdisciplinar já atendeu 400 crianças e jovens do ensino fundamental de uma escola estadual de Bebedouro. Foram desenvolvidas as seguintes atividades:
- 1ª a 4ª séries – atendimento na Escola Estadual, oferecendo aulas de teatro, implantação de coral e reforço escolar, na própria Unidade Escolar;
- 5ª a 8ª séries – palestras sobre cidadania e valores éticos, na própria Unidade Escolar;
- 5ª a 8ª séries – atendimento nas dependências das Faculdades Integradas FAFIBE, oferecendo: Laboratório de Redação (reescrita de textos); Laboratório de Matemática;Programação esportiva.
É importante ressaltar que o projeto tem parceria com a Prefeitura Municipal, a qual cede o lanche e o transporte aos alunos de 5ª a 8ª séries, para o atendimento nas dependências das Faculdades Integradas FAFIBE.
Importância da Matemática na Vida Cotidiana
Este projeto é voltado para estimulação do raciocínio lógico-matemático e aprendizagem de conteúdos específicos para alunos da rede pública de ensino que apresentam dificuldades nessa área do conhecimento.
O projeto se desenvolve nas dependências acadêmicas do Curso de Matemática e Laboratório de Ensino de Matemática, cujos recursos possibilitam ao aluno uma aprendizagem concreta.
Música e Poesia: Oralidade e Escrita
Este projeto tem como objetivo estimular a leitura por meio de poesias: encenação e coreografia da poesia musicada; inter-relação com as artes plásticas e a produção textual – poesia e prosa (narrativa): Laboratório de Redação.
O Jornal na Sala de Aula: Reflexão e Produção
O projeto, conduzidos por monitores-estudantes, se desenvolve no espaço acadêmico do Curso de Letras e Laboratório de Ensino de Redação e tem como objetivos: Estímulo à leitura e à reflexão; Produção textual: editorial, notícias, títulos e legendas, entrevistas; Produção de reportagens, quadrinhos e publicidades; Produção e publicação de dois periódicos bimestrais.
O teatro como expressão e comunicação cultural
Este projeto tem por objetivo desenvolver o conhecimento da arte do teatro por meio do contato, levando à sociabilidade, à integração, à responsabilidade, à espontaneidade e à criatividade dentro do projeto pedagógico da Escola-parceira, bem como desenvolver, nos alunos participantes, a expressão oral e corporal. Sendo assim, será possível a ampliação do conhecimento da língua, por meio do próprio uso, bem como interagir com o meio, criando o respeito mútuo e o uso do conhecimento artístico como forma de expandir a cultura e a reflexão, utilizando-se do teatro como forte instrumento para o desenvolvimento de uma postura cidadã.
A Cultura Corporal e Esportiva de Alunos do Ensino Fundamental de uma Escola Pública Estadual Periférica de Bebedouro: Limites e Perspectivas de Atuação Profissional para Bacharéis em Educação Física.
Este projeto de pesquisa, desenvolvido nas dependências esportivas e acadêmicas do Curso de Educação Física, estimula uma melhor convivência entre os alunos da escola-parceira por meio de atividades físicas (práticas esportivas em geral). Além disso, os docentes e os discentes envolvidos têm a oportunidade de ampliar a captação de dados e ou informações diversas para desenvolvimento de pesquisas científicas.
A Cidadania através da História
Este Projeto volta-se para a questão da ampliação da cidadania e preservação dos valores éticos, familiares e sociais, incluindo a preservação da memória histórica do Município, levando docentes e monitores a proporcionarem aulas dialogadas e discussões de textos que motivem os alunos a assimilarem direitos e deveres, a aprenderem estratégias que os auxiliem na compreensão e tolerância do outro que, muitas vezes, considerado diferente, torna-se excluído.
Destaca-se também a necessidade de conscientizar os adolescentes em questão, quanto à importância de se preservar o patrimônio histórico do município, a partir, de sua Escola, para posteriormente se chegar à comunidade. O projeto se desenvolve dependências acadêmicas do Curso de História.
A Metodologia e o processo de ensino-aprendizagem
O ponto de partida do projeto é o diagnóstico pedagógico levantado pelos monitores no desenvolvimento das atividades propostas durante as aulas. Esse diagnóstico abrange as áreas do conhecimento cognitivo: linguagem e raciocínio lógico-matemático. Também há um trabalho fundamental que está relacionado ao universo afetivo, emocional e social da criança envolvida no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo-se, assim, o lúdico: jogos, musicalidade, expressão corporal, oficina de arte.
2024 | CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAFIBE | Fone: 17 3344.7100