Avaliação e Intervenção Psicossocial na Violência Infantojuvenil Avaliação e Intervenção Psicossocial na Violência Infantojuvenil
Pós-graduação EAD

Avaliação e Intervenção Psicossocial na Violência Infantojuvenil

Estar preparado para as oportunidades pode acelerar sua carreira para além de suas expectativas! A Pós UNIFAFIBE conecta você ao futuro.

Início em Março de 2026

Nosso Time

Coordenador(a) Profª. Me.Fernanda Papa Buoso
Coordenador(a) Profª. Me. Fernanda Papa Buoso

Doutoranda e Mestra em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FFCLRP/USP. Bacharela em Psicologia pela FFCLRP/USP. Especialista em Atendimento Psicossocial a Vítimas de Violência (UFSCar) e em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente (UnB). Fundadora da Liga de Psicologia e Políticas Públicas (LIPPPs/FFCLRP-USP). Possui experiência como educadora social e psicóloga em serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), além de atuação como psicóloga social em OSCs voltadas a adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade. Atualmente é psicóloga clínica, psicoterapeuta EMDR, docente no Centro Universitário UNIFAFIBE e na Faculdade Anhanguera, e pesquisadora nas áreas de parentalidade, vitimização e trauma.

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Currículo Lattes
Profª. Me. Ana Beatriz do Prado Schiavone
Profª. Me. Ana Beatriz do Prado Schiavone

Mestre em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FFCLRP/USP, com pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, voltada ao estudo da delinquência juvenil, autocontrole e relações familiares. Psicóloga formada pela FFCLRP/USP. Pesquisadora no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Economia Social (LEPES-USP), integrando estudo populacional longitudinal com jovens nascidos em 2010/2011 em Ribeirão Preto. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial (GEPDIP) e da equipe brasileira do International Self-Report Delinquency Study (ISRD4). Possui experiência em coleta de dados em contextos escolares, aplicação de questionários e trabalhos com adolescentes.

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Prof. Dr.André Vilela Komatsu
Prof. Dr.André Vilela Komatsu

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo – USP, com estágio doutoral na Universidade de Barcelona. Realizou pós-doutorado no Núcleo de Estudos da Violência (NEV-USP) e em Neurociência Ambiental pelo Max Planck Institute for Human Development (Berlim). Atualmente é docente na Universidade Tuiuti do Paraná e pesquisador associado ao LAPREV-UFSCar e ao NEV-USP. Atuou como professor pelo Programa de Atração e Retenção de Talentos da USP (2020–2022) e como vice-coordenador do GEPDIP-USP (2022–2024). Em 2019, recebeu o prêmio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) no XIX World Congress of Criminology (Qatar). Colaborou com o UNODC na série Education for Justice e foi consultor especialista do Projeto de Lei nº 6431/2019 sobre prevenção de fatores de risco para violência.

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Profª. Me. Larissa Assis Battistetti Lima
Profª. Me. Larissa Assis Battistetti Lima

Mestra em Direito pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FDRP/USP, na área de concentração Desenvolvimento no Estado Democrático de Direito. Graduada em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto – FEA-RP/USP e em Direito pelo Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto – UNISEB. Advogada na Battistetti Lima Sociedade de Advocacia, com atuação em consultoria jurídica e contencioso empresarial. Tutora nos cursos de MBA EAD em Governança, Risco, Controle e Compliance (Fundace/USP, desde 2023) e em Gestão do Direito nas Empresas (Fundace/USP, desde 2024). Possui experiência prévia em estágio jurídico na Defensoria Pública do Estado de São Paulo (2015–2017). Realizou curso de extensão em Saúde Mental, Imigração e Interculturalidade (UNIFESP, 40h).

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Profª. Drª.Lyara Correia Guimarães
Profª. Drª.Lyara Correia Guimarães

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo – USP (2024), com a tese Intervenções eficazes para a redução da reiteração infracional juvenil: evidências científicas e concepções de profissionais do sistema socioeducativo. Mestre e Bacharela em Psicologia pela USP (2019). Especialista em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade (UnB, 2022) e em Processos Didático-Pedagógicos (UNIVESP, 2022). Atuou como orientadora de medida socioeducativa em liberdade assistida na OCSAMC (2018–2020), facilitadora de ensino à distância na UNIVESP (2020–2022) e professora conteudista na FM (2024). É membra da Subcomissão de Questões Étnico-Raciais do CRP de Ribeirão Preto (2025) e atua como psicóloga clínica, oferecendo psicoterapia online segundo a abordagem da Psicologia Analítica (desde 2019).

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Profª. Drª. Mariana Guedes de Oliveira Franco
Profª. Drª. Mariana Guedes de Oliveira Franco

Doutora e Mestra em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FFCLRP/USP. Psicóloga graduada pela FFCLRP/USP. Docente do Curso de Psicologia do Centro Universitário Barão de Mauá e psicóloga clínica na abordagem cognitivo-comportamental. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial (GEPDIP-USP).

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Profª. Drª. Rafaelle Carolynne Santos Costa
Profª. Drª. Rafaelle Carolynne Santos Costa

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo – USP, fundadora do projeto Histórias de Crescer, iniciativa que integra psicologia baseada em evidências e técnicas de biblioterapia na prática clínica. Realizou estágio de pesquisa doutoral na School of Health and Society da University of Salford (Reino Unido, 2023) e estágio de mestrado no Grupo de Estudos Avançados em Violência da Universidad de Barcelona – GEAV/UB (Espanha, 2018–2020). Foi membro do comitê coordenador da Red Española de Jóvenes Investigadores en Criminología e docente da Pós-Graduação em Criminologia da Universidad Católica San Pablo (Peru). Atuou como educadora social, supervisora de estágio e docente dos cursos de Psicologia no Centro Universitário UNIFAFIBE e na Universidade Estadual Paulista – UNESP. Integrou a equipe brasileira dos estudos internacionais International Self-Report Delinquency Study (ISRD4) e Socio-emotional Competencies and Antisocial Behavior in Adolescent Girls Exposed to Adverse Experiences (SAFe-BC).

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Prof. Me. Thales Vinícius Mozaner Romano
Prof. Me. Thales Vinícius Mozaner Romano

Mestre em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FFCLRP/USP, com pesquisa sobre uso de substâncias, delinquência juvenil e a relação crime-droga, em perspectiva analítico-comportamental, no Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial (GEPDIP). Graduado em Psicologia pela FFCLRP/USP, onde desenvolveu iniciação científica com bolsa PIBIC-CNPq no Laboratório de Processos Associativos, Controle Temporal e Memória, investigando tolerância a drogas e processos associativos de aprendizagem. Atualmente é docente do Centro Universitário UNIFAFIBE, atuando em projetos de pesquisa e extensão sobre uso de substâncias, delinquência juvenil e saúde mental na adolescência, em perspectivas analítico-comportamentais, contextualistas e desenvolvimentais.

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Prof. Dr. Vitor Pansarim
Prof. Dr. Vitor Pansarim

Doutorando em Psicobiologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FFCLRP/USP. Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da FFCLRP/USP. Graduado em Psicologia pela FFCLRP/USP, tendo realizado parte das disciplinas acadêmicas no Departamento de Psicologia da Universidade do Minho (Braga, Portugal). É docente do curso de Psicologia no Centro Universitário UNIFAFIBE e membro do Laboratório de Neurofisiologia da Dor e do Comportamento (LaNeDoC). Possui experiência em pesquisa sobre alterações comportamentais e mecanismos neurofisiológicos associados a condições aversivas, como estresse e dor persistente, além de atuação em avaliação neuropsicológica, metodologias de ensino e pesquisa, e procedimentos laboratoriais com animais não humanos e amostras biológicas.

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Módulos

  • Psicopatologia e Psicobiologia do Desenvolvimento Humano
  • Criminologia Desenvolvimental e Fatores de Risco na Infância e Adolescência

  • Fenômenos Psicossociais e Proteção Jurídica na Violência Infantojuvenil
  • Trauma, Família e Contextos Escolares na Violência Juvenil
  • Uso de Substâncias e Delinquência na Adolescência
  • Projeto Interdisciplinar I: Diagnóstico e Mapeamento de Casos

  • Modelos e Protocolos de Avaliação de Risco e Psicossocial
  • Avaliação Neuropsicológica das Consequências da Violência
  • Visita Técnica Observacional
  • Projeto Interdisciplinar II: Avaliação de Casos e Tomada de Decisão

  • Intervenção Psicossocial a partir do Cuidado Informado sobre Trauma, Escuta Especializada e Depoimento Especial
  • Protocolos de Intervenção para Redução da Reincidência Juvenil
  • Intervenções com Foco em Eficácia, Regulação Emocional e Prevenção
  • Projeto Interdisciplinar III: Plano de Intervenção e Avaliação Final

O curso é destinado a profissionais graduados em Psicologia, Serviço Social, Pedagogia, Direito, Terapia Ocupacional, Fisioterapia e áreas afins que atuam ou desejam atuar em contextos de atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou autores de violência. É especialmente indicado para aqueles que buscam qualificação para avaliação, intervenção e manejo psicossocial em serviços públicos, socioeducativos, conselhos tutelares, organizações sociais e instituições da rede de proteção.

A especialização tem como objetivo capacitar profissionais para compreender os fundamentos do fenômeno da violência na infância e adolescência e os processos psicossociais relacionados à vitimização e à conduta delituosa. O egresso será capaz de:

  • Realizar avaliação psicossocial de casos de violência, utilizando protocolos e metodologias baseadas em evidências científicas;

  • Intervir de forma ética e qualificada em situações de alta complexidade, aplicando técnicas contemporâneas de cuidado informado sobre trauma, escuta especializada e manejo interdisciplinar;

  • Elaborar projetos e estratégias de prevenção, proteção e reintegração voltados à infância e adolescência em contextos de vulnerabilidade.

O especialista poderá atuar em serviços da rede socioassistencial, socioeducativa, de saúde, de justiça e de educação, além de organizações não governamentais e programas sociais. Estará apto a desempenhar funções em equipes interdisciplinares de atendimento, avaliação e intervenção, apoiando crianças, adolescentes e famílias em situações de violência, seja na condição de vítimas, seja na de autores de atos infracionais. A formação amplia ainda as possibilidades de atuação como consultor em políticas públicas e projetos sociais voltados à proteção e ao desenvolvimento humano.

A especialização em Avaliação e Intervenção Psicossocial na Violência Infantojuvenil diferencia-se pela articulação entre teoria e prática, unindo fundamentação científica às experiências aplicadas em projetos interdisciplinares, visitas técnicas e estudos de caso. A matriz curricular aborda desde fatores de risco e desenvolvimento infantojuvenil até protocolos de avaliação e estratégias de intervenção, assegurando formação completa e atualizada.

O corpo docente é composto por mestres e doutores com sólida experiência acadêmica, clínica e em pesquisa, além de vivência em políticas públicas, rede socioassistencial e sistema socioeducativo.

Outro destaque é o formato EAD do UNIFAFIBE, que combina aulas síncronas ao vivo, com interação em tempo real entre professores e estudantes, e acesso posterior às gravações. Essa flexibilidade garante que o aluno organize seus estudos de acordo com sua rotina, aprendendo quando e como quiser, sem abrir mão da qualidade acadêmica, da aplicabilidade prática e da formação ética e socialmente comprometida.

20 alunos

Possuir curso superior concluído, comprovado mediante apresentação do histórico escolar e Diploma de Curso Superior ou declaração de conclusão de curso.

LEI 9.394/96, Artigo 44, Inciso III e RESOLUÇÃO – CNE/CES, n.º 1, de 6 de abril de 2018.

  • 1 fotocópia do RG (a CNH não serve)
  • 1 fotocópia do CPF
  • 1 fotocópia do Diploma da Graduação
  • 1 fotocópia do Histórico da Graduação
  • 1 fotocópia do comprovante de residência

Investimento

10x de R$ 289,00

Sem taxa de matrícula


O UNIFAFIBE mantém convênio com várias Empresas, Sindicatos, Associações Comerciais, Associações de Estudantes e Prefeituras Municipais.

Desconto

Egresso UNIFAFIBE

R$ 178,46

Público Geral

R$ 192,19


Para matrículas e pagamento da primeira parcela até:

23/12/2025

Para mais informações, envie um email para [email protected]