Desenvolvimento de Jogos Digitais e Experiências Imersivas Desenvolvimento de Jogos Digitais e Experiências Imersivas
Pós-graduação EAD

Desenvolvimento de Jogos Digitais e Experiências Imersivas

Estar preparado para as oportunidades pode acelerar sua carreira para além de suas expectativas! A Pós UNIFAFIBE conecta você ao futuro.

Início em Março de 2026

Nosso Time

Coordenador(a) Prof. Esp. Christian Henrique da Silva
Coordenador(a) Prof. Esp. Christian Henrique da Silva

Especialista em Desenvolvimento de Jogos Digitais (Anhanguera) e em Arte para Jogos Digitais (Faculdade Méliès). Graduado em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos – UNIFEB (2020). Fundador e diretor de arte do Goblin Studios, com experiência em projetos mobile, AA e AAA nacionais e internacionais, além de produções autorais. Idealizador do projeto “O Chamado do Herói”, em uso no Hospital de Amor (Barretos – SP). Atua como professor universitário no Centro Universitário UNIFAFIBE – SP e no programa CULTSP PRO, com experiência em docência no ensino superior e técnico na área de games.

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Currículo Lattes
Prof. Me. Douglas Bazo de Castro
Prof. Me. Douglas Bazo de Castro

Mestre em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com experiência avançada em sensoriamento remoto, modelagem 3D e visualização científica em realidade virtual. Graduado em Geologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), cursando Bacharel em Matemática pela Universidade Estácio de Sá. Possui também MBA em Gestão de Projetos pela Universidade de São Paulo (USP). Cursando Ensino Superior Tecnológico em Banco de Dados pelo Centro Universitário SENAC. Atuou como pesquisador nos laboratórios da Unicamp e da USP, desenvolvendo metodologias para integração de dados LiDAR, hiperespectrais e de fotogrametria em ambientes virtuais imersivos. Desenvolveu softwares científicos em C++ e Unreal Engine, com aplicações voltadas à exploração geológica, educação e interpretação espectral. Coordenou equipes multidisciplinares utilizando metodologias ágeis (Scrum), com foco em eficiência e inovação em projetos geotecnológicos. Recebeu bolsas de pesquisa da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e da Unicamp, além de ter sido premiado com o título de “Contribuição Excepcional para as Geociências e Inovação” pela Liga de Empreendedorismo da Unicamp. Apresentou trabalhos em diversos congressos internacionais, como o International Geological Congress (Coreia do Sul), o World Congress on Earth Science and Climate Change (França) e o GEOLOGY & EARTH SCIENCE (Portugal). É autor de publicações científicas nas séries Lecture Notes in Computer Science (LNCS), Lecture Notes of the Institute for Computer Sciences (LNICST) e na revista Geo-spatial Information Science. Participou do programa Talent Kick, iniciativa de inovação afiliada ao ETH Zürich (Suíça), voltada ao desenvolvimento de soluções em geociências com uso de inteligência artificial.

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Prof. Esp. Kenji Marcos Suzuki
Prof. Esp. Kenji Marcos Suzuki

MBA em Data Science & Analytics pela USP ESALQ, com ênfase em inteligência de dados, machine learning e automação de processos. Engenheiro eletricista pela UFTM, com intercâmbio acadêmico na Polytech Lille, França, pelo programa BRAFITEC, focado em sistemas embarcados, microeletrônica e automação industrial. Desde dezembro de 2024 é gerente de operações no Mercado França e Filhos, atuando em gestão estratégica, melhoria de processos e disseminação de cultura data driven. Foi especialista de controle e automação industrial na Minerva Foods de janeiro de 2022 a dezembro de 2024, participando da iniciativa de Indústria 4.0 e liderando a criação da estrutura corporativa de monitoramento e análise de indicadores industriais. Entre fevereiro de 2021 e dezembro de 2024 lecionou no Colégio Liceutec Barretos, nas modalidades presencial e EAD, no curso de Eletrotécnica com ênfase em automação industrial. Implantou módulos práticos com a Planta Didática de Simulação de Processamento de Suco Cítrico como apoio às disciplinas ministradas, incluindo microcontroladores, automação industrial, eletrônica analógica e digital, eletrônica de potência, eletricidade básica, instrumentação industrial, CLP, programação básica, fundamentos de matemática e análise de circuitos elétricos. Co idealizador do BrutoHacka 2023, hackathon do ecossistema BrutoValley em parceria com a Minerva Foods, promovendo inovação aberta com alunos de instituições de ensino de Barretos e desenvolvimento de soluções industriais premiadas. Experiência em projetos de automação industrial, controle de processos, instrumentação, integração de sistemas e sistemas embarcados. Entusiasta da cultura japonesa e atuante em iniciativas de voluntariado comunitário.

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Prof. Esp. Matheus Joho Sakaguti
Prof. Esp. Matheus Joho Sakaguti

Especializando-se em Marketing – Branding e Performance pela Faculdade Exame. Graduado em Design Gráfico pelo Centro Universitário UNIFAFIBE (2015). Atua como Chief Marketing Officer (CMO) da Goblin Studios, liderando estratégias de marketing, branding e posicionamento de produtos no setor de games e tecnologia. Cofundador da marca “Taverna do Goblin” e concept artist no projeto autoral Everlen. Possui mais de 10 anos de experiência em design gráfico, comunicação digital e marketing, com atuação em projetos interativos, educativos e de entretenimento.

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Prof. Esp. Victor Augusto de Sousa Aiello
Prof. Esp. Victor Augusto de Sousa Aiello

Especialista em Desenvolvimento de Jogos (Anhanguera) e graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), atua no desenvolvimento de soluções interativas e imersivas com Unreal Engine, com foco em realidade virtual, gamificação e jogos sérios aplicados a saúde, educação e treinamento. Atualmente integra a Goblin Studios, colaborando em iniciativas que transformam experiências tradicionais em vivências digitais significativas. Entre os projetos desenvolvidos, destaca-se “O Chamado do Herói”, que utiliza mecânicas de jogos digitais no tratamento oncológico infantil, promovendo maior engajamento e motivação dos pacientes ao longo da jornada terapêutica.

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Módulos

  • Mercado Global e Nacional de Games, Tendências e Oportunidades
  • Design Estratégico de Jogos: Mecânicas, Narrativas Imersivas e UX/UI Aplicada
  • Ferramentas de Organização de Projeto (Notion, Miro, Trello)

  • Criação de Concept Art e Pipelines Profissionais para Jogos
  • Modelagem Básica e Texturização no Blender
  • Estilo Visual e Prototipagem Rápida com Placeholders
  • Visita Técnica

  • Programação Visual com Blueprints na Unreal Engine 5
  • Criação de Mecânicas Simples, HUD e Interações Básicas
  • Introdução a Multiplayer/Redes
  • Projeto Interdisciplinar - Planejando o projeto e criando o Moodboard

  • Testes, Iteração e Validação de Gameplay
  • Polimento Visual e Otimização da Experiência de Jogo
  • Fundamentos de IA para Jogos
  • Desenvolvimento Profissional: Portfólio, Pitch e Apresentação de Projetos
  • Projeto Interdisciplinar – Finalização

O curso é destinado a profissionais graduados em Sistemas da Informação, Design Gráfico, Comunicação, Artes Visuais, Educação e áreas afins que desejam atuar no desenvolvimento de jogos digitais ou utilizar jogos como ferramentas em contextos educacionais, corporativos, terapêuticos e sociais.

A especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais e Experiências Imersivas tem como objetivo formar profissionais capazes de atuar em todas as etapas da criação de jogos digitais, unindo domínio técnico, visão estratégica e criatividade aplicada. O curso integra teoria e prática por meio de uma abordagem interdisciplinar e voltada à resolução de problemas reais do mercado de games.

Ao longo da formação, o estudante desenvolverá competências essenciais para sua atuação profissional:

  • Conceber, prototipar e entregar jogos digitais funcionais, utilizando ferramentas e metodologias contemporâneas de design, modelagem e programação;

  • Atuar de forma colaborativa em equipes multidisciplinares, aplicando metodologias ágeis, gestão de escopo e controle de projetos voltados ao universo dos jogos;

  • Compreender criticamente os jogos digitais como ferramentas aplicáveis em diferentes contextos — educação, saúde, comunicação e treinamentos corporativos — ampliando a inserção profissional e a capacidade de inovação na área.

O egresso estará apto a atuar em diferentes segmentos da indústria criativa e tecnológica, com destaque para a produção de jogos digitais e soluções interativas. Poderá exercer funções como desenvolvedor de jogos, game designer, artista visual 2D/3D, programador em Unreal Engine, produtor de projetos e coordenador de equipes multidisciplinares.

Além do entretenimento, o profissional poderá aplicar seus conhecimentos em educação, publicidade, treinamentos corporativos, projetos sociais e terapêuticos, por meio da gamificação, dos serious games e de experiências imersivas em realidade virtual. O curso também abre espaço para atuação em startups, estúdios independentes, agências de comunicação, instituições de ensino, centros de inovação tecnológica e no empreendedorismo em jogos e tecnologias interativas.

A especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais e Experiências Imersivas diferencia-se por sua estrutura curricular completa, que abrange todas as etapas do desenvolvimento de jogos, desde a concepção visual até a programação, testes e apresentação final do projeto. Durante a formação, os estudantes utilizam ferramentas de ponta amplamente empregadas no mercado, como Unreal Engine 5, Blender, Notion, Miro e Trello, adquirindo vivência prática com metodologias atuais.

A partir do segundo módulo, o aluno inicia a construção de um portfólio autoral, acompanhado de mentorias práticas e feedback técnico especializado, favorecendo a inserção no mercado. O corpo docente é formado por profissionais com experiência nacional e internacional, atuantes em estúdios AA e AAA, como no projetos do Rainbow Six Siege, além de projetos reconhecidos em gamificação e narrativas imersivas, como o premiado “O Chamado do Herói”.

Outro destaque é o formato EAD do UNIFAFIBE, que oferece aulas síncronas ao vivo, assegurando interação em tempo real com professores e colegas, mas também gravações disponíveis para revisão e estudo flexível. Essa combinação permite ao aluno aprender quando e como quiser, sem abrir mão da qualidade acadêmica, da aplicabilidade prática e da simulação de ambientes reais de trabalho colaborativo.

20 alunos

Possuir curso superior concluído nas áreas descritas no público-geral, comprovado mediante apresentação do histórico escolar e Diploma de Curso Superior ou declaração de conclusão de curso.

LEI 9.394/96, Artigo 44, Inciso III e RESOLUÇÃO – CNE/CES, n.º 1, de 6 de abril de 2018.

  • 1 fotocópia do RG (a CNH não serve)
  • 1 fotocópia do CPF
  • 1 fotocópia do Diploma da Graduação
  • 1 fotocópia do Histórico da Graduação
  • 1 fotocópia do comprovante de residência

Investimento

10x de R$ 289,00

Sem taxa de matrícula


O UNIFAFIBE mantém convênio com várias Empresas, Sindicatos, Associações Comerciais, Associações de Estudantes e Prefeituras Municipais.

Desconto

Egresso UNIFAFIBE

R$ 178,46

Público Geral

R$ 192,19


Para matrículas e pagamento da primeira parcela até:

23/12/2025

Para mais informações, envie um email para [email protected]