Psicopedagogia Institucional e Clínica Psicopedagogia Institucional e Clínica
Pós-graduação EAD

Psicopedagogia Institucional e Clínica

Estar preparado para as oportunidades pode acelerar sua carreira para além de suas expectativas! A Pós UNIFAFIBE conecta você ao futuro.

Início em Março de 2026

Nosso Time

Coordenador(a) Profª. Me.  Angela Catuta Ferreira Ebner
Coordenador(a) Profª. Me. Angela Catuta Ferreira Ebner

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Paulista (2008) e mestrado em psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia (IPUSP) em 2013. Atuou por dez anos com Psicóloga Escolar em uma instituição particular de Ribeirão Preto. Tem experiência na área da educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e Educação Inclusiva. Atualmente é professora titular do Centro Universitário UNIFAFIBE, dos cursos de Psicologia, Pedagogia e Educação Física; além de coordenadora das especializações em Psicopedagogia e Educação Especial.

Mais
Currículo Lattes
Profª. Drª.   Fabíola Dantas Andréz Nobre Arantes de Carvalho
Profª. Drª. Fabíola Dantas Andréz Nobre Arantes de Carvalho

Possui formação e licenciatura plena em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999) e graduação em Pedagogia na Faculdades Bandeirantes (2004). É Mestre em Ciências pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras USP/RP (2005) e Doutora na mesma universidade e campo de pesquisa em 2015. Teve atuação de 10 anos como psicóloga hospitalar no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto-USP, onde também foi supervisora do Programa de Aprimoramento em Psicologia do Desenvolvimento na Área da Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Atuou como coordenadora de estágio em Psicopedagogia Clínica e Institucional dos anos de 2016 a 2019. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neonatologia, Psicologia do Desenvolvimento infantil e Psicologia da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: pré-termo, comportamento, atenção, avaliação do desenvolvimento psicológico, dificuldades e transtornos de aprendizagem. Segue a carreira acadêmica em várias instituições como coordenadora e professora, com experiência de 14 anos, além da atuação em clínica psicológica.

Mais
Currículo Lattes
Profª. Drª. Giscarla Pereira Dantas
Profª. Drª. Giscarla Pereira Dantas

Doutora e Mestra em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano - Instituto de Psicologia - USP. Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Novas Tecnologias e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Experiência como professora universitária e supervisora de estágio nos cursos de Psicologia e Filosofia. Atuou como Supervisora e como Coordenadora Pedagógica Regional, Assessora Pedagógica em editoras distintas, tanto em livros didáticos quanto em sistemas de ensino. Experiência também em posições de liderança, nos cargos de Direção Pedagógica, Coordenação, Orientação Educacional e Docência, em diversas instituições de ensino. Atualmente é autora de livros e materiais didáticos para pós-graduação, formadora pedagógica, ministra cursos em parceria com Institutos e Organizações vinculadas a Serviços Educacionais e Formação Profissional. Pesquisadora na área do Brincar e da Cultura Lúdica, Ludicidade e Espaços Urbanos, com experiência nos âmbitos de Práticas Educativas, Educação Contemporânea e Psicologia, principalmente na Formação Continuada de Professores.

Mais
Currículo Lattes
Profª. Drª. Mariana Guedes de Oliveira Franco
Profª. Drª. Mariana Guedes de Oliveira Franco

Doutora e Mestra em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FFCLRP/USP. Psicóloga graduada pela FFCLRP/USP. Docente do Curso de Psicologia do Centro Universitário Barão de Mauá e psicóloga clínica na abordagem cognitivo-comportamental. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial (GEPDIP-USP).

Mais
Currículo Lattes
Prof. Dr. Matheus Francoy Alpes
Prof. Dr. Matheus Francoy Alpes

Doutor em Ciências Médicas pelo Programa de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), com período-sanduíche na Universidade do Minho, Portugal. Mestre em Ciências Médicas pela mesma instituição e Pós-Doutor em Terapia da Fala pela Universidade de Aveiro, Portugal. Especialista em Linguagem e em Saúde Coletiva pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), graduado em Fonoaudiologia pela FMRP-USP, com aperfeiçoamento em Diagnóstico e Reabilitação em Linguagem Infantil e Gagueira. Atualmente é Professor Adjunto A do Curso de Fonoaudiologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense (ISNF-UFF), atuando no ensino, pesquisa e extensão. Desenvolve atividades nas áreas de Linguagem e Fala na Infância, Saúde Coletiva e Educação em Saúde, com ênfase na formação de estudantes e profissionais de Fonoaudiologia, sendo autor de publicações científicas e integrante de projetos de colaboração nacional e internacional.

Mais
Currículo Lattes
Profª. Drª.   Sandreilane Cano da Silva
Profª. Drª. Sandreilane Cano da Silva

Desenvolveu pós-doutorado em Psicologia da Saúde na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mestre e Doutora e em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP, especialista em Psicopedagogia Construtivista e Pedagoga pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Pesquisadora colaboradora no Grupo de Desenvolvimento Moral (GPDM) do Instituto de Psicologia da USP. Professora titular na Universidade Paulista. Atua como psicopedagoga clínica. Já foi professora de Educação Infantil e consultora pedagógica em reportagens na área de Educação.

Mais
Currículo Lattes
Profª. Drª. Tamires Alves Monteiro
Profª. Drª. Tamires Alves Monteiro

Doutora e mestre em Psicologia escolar e do desenvolvimento humano pelo Instituto de Psicologia da USP, com estágio de pós-doutorado no programa de psicologia da educação da UNESP de Marília, onde focou seus estudos na temática da educação em valores para educadores que lidam com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Graduada em Pedagogia, com habilitação em educação infantil, pela UNESP/Marília, atua como docente em cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade Sesi de Educação. É membro do grupo de estudos e pesquisas em psicologia moral e educação integral da UNESP de Marília, assim como do Laboratório de Estudos sobre o Desenvolvimento e a Aprendizagem do Instituto de Psicologia da USP. Sua experiência abrange pesquisas e práticas de ensino relacionadas à psicologia do desenvolvimento, desenvolvimento socioemocional e sociomoral, dificuldades escolares, formação e convivência ética, além de jogos e educação.

Mais
Currículo Lattes

Módulos

  • Fundamentos da Psicopedagogia Institucional e Clínica
  • Desenvolvimento Cognitivo, Emocional e Motor na Infância e Adolescência
  • Psicopedagogia e Neurociência Aplicada à Aprendizagem
  • Educação Inclusiva e Políticas de Atendimento Educacional Especializado
  • Prática Observacional em Psicopedagogia Institucional

  • Psicopedagogia na Escola: Avaliação e Mediação
  • Psicopedagogia Aplicada no Contexto Hospitalar
  • Psicopedagogia Hospitalar: Intervenção em Ambientes Humanizados
  • Jogos, Contos e Lúdico como Instrumentos Psicopedagógicos
  • Prática Intervencionista em Psicopedagogia Institucional

  • Estudos Dirigidos com Ênfase em Tecnologias Educacionais
  • Ferramentas Digitais na Psicopedagogia
  • Projeto de Aprendizagem Psicopedagogia Institucional - Apresentação
  • Vivência em Brinquedoteca

  • Transtornos do Neurodesenvolvimento e suas Implicações Psicopedagógicas
  • Técnicas de Avaliação e Intervenção Clínica em Psicopedagogia
  • Psicopatologias na Infância e Adolescência: Condutas, Emoções e Altas Habilidades
  • Ferramentas Tecnológicas Aplicadas à Clínica Psicopedagógica
  • Construção de Relatórios e Devolutivas Psicopedagógicas
  • Elaboração e Apresentação TCC
  • Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Clínica

O curso é destinado a psicólogos, educadores de todas as licenciaturas, pedagogos e fonoaudiólogos que desejam ampliar sua atuação profissional, tanto em contextos educacionais quanto clínicos, qualificando-se para diagnosticar, planejar e intervir nos processos de aprendizagem.

A especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica tem como propósito formar profissionais capazes de compreender e intervir nas dificuldades de aprendizagem em múltiplos cenários. A partir de uma abordagem interdisciplinar e fundamentada em evidências científicas, o curso prepara o estudante para atuar de forma ética, crítica e inovadora, desenvolvendo competências em:

  • Diagnóstico, planejamento e execução de intervenções psicopedagógicas em ambientes institucionais e clínicos;

  • Aplicação de recursos contemporâneos, como tecnologias digitais, práticas lúdicas e estratégias humanizadas, que potencializam os processos de aprendizagem;

  • Produção de projetos aplicados e integração entre teoria e prática, com base em vivências supervisionadas e estágio clínico.

O egresso estará apto a atuar em contextos diversos da educação e da saúde, incluindo escolas regulares e inclusivas, clínicas multidisciplinares, consultórios particulares, hospitais, centros de acolhimento, ONGs e programas sociais. Poderá exercer funções de avaliação, intervenção e orientação psicopedagógica em diferentes fases do desenvolvimento humano, além de contribuir como consultor em projetos pedagógicos, programas de formação docente e implantação de políticas inclusivas.

A especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica diferencia-se por sua estrutura completa, que contempla dupla certificação opcional: o estudante pode concluir inicialmente a formação em Psicopedagogia Institucional e, em seguida, aprofundar-se na vertente Clínica, conforme seu interesse e trajetória profissional.

O curso alia teoria e prática desde os primeiros módulos, com atividades como observação em instituições de ensino, uso de brinquedoteca, elaboração de projetos aplicados e estágio supervisionado. A matriz curricular integra conteúdos de neurociência, desenvolvimento humano, ludicidade e recursos tecnológicos, proporcionando uma formação atualizada, interdisciplinar e aplicada.

O corpo docente é composto por profissionais com experiência consolidada em instituições educacionais, clínicas e hospitalares, assegurando uma formação alinhada às demandas contemporâneas do mercado.

Além disso, o formato EAD do UNIFAFIBE potencializa a experiência acadêmica: as aulas são ministradas de forma síncrona, com interação direta entre professores e alunos, mas também ficam disponíveis em gravações para acesso posterior. Essa flexibilidade permite que o estudante organize seus estudos de acordo com sua rotina, aprendendo quando e como quiser, sem abrir mão da qualidade acadêmica e da aplicabilidade prática do conhecimento.

20 alunos

Possuir curso superior concluído nas áreas descritas no público-alvo, comprovado mediante apresentação do histórico escolar e Diploma de Curso Superior ou declaração de conclusão de curso.

LEI 9.394/96, Artigo 44, Inciso III e RESOLUÇÃO – CNE/CES, n.º 1, de 6 de abril de 2018.

  • 1 fotocópia do RG (a CNH não serve)
  • 1 fotocópia do CPF
  • 1 fotocópia do Diploma da Graduação
  • 1 fotocópia do Histórico da Graduação
  • 1 fotocópia do comprovante de residência

 

Investimento

16x de R$ 315,00

Sem taxa de matrícula


O UNIFAFIBE mantém convênio com várias Empresas, Sindicatos, Associações Comerciais, Associações de Estudantes e Prefeituras Municipais.

Desconto

Egresso UNIFAFIBE

R$ 194,51

Público Geral

R$ 209,48


Para matrículas e pagamento da primeira parcela até:

23/12/2025

Para mais informações, envie um email para [email protected]