Psicopedagogia Clínica e Institucional Psicopedagogia Clínica e Institucional
Pós-graduação Híbrida*

Psicopedagogia Clínica e Institucional

A Pós UNIFAFIBE está preparada para os desafios do "novo normal". O futuro que você busca começa aqui!

Início em agosto de 2021
Duração

20 meses letivos

Carga horária

600 horas

Horário

Aulas quinzenais (aos sábados)

Corpo docente

Coordenador(a) Profa. Me. Angela Catuta Ferreira Ebner
Coordenador(a) Profa. Me. Angela Catuta Ferreira Ebner

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Paulista (2008) e mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2013). Trabalha como docente no curso de Psicologia, nas disciplinas Psicologia do Desenvolvimento, Teorias da Aprendizagem, assim como, Psicologia Escolar e Educacional. Também leciona nos cursos de pós-graduação, psicopedagogia e psicologia clínica. Além das disciplinas e supervisão em estágios, orienta trabalhos de conclusão de curso, na graduação e na pós-graduação. Tal atuação acadêmica é executada no Centro Universitário UNIFAFIBE. Também atua como psicóloga escolar na Sociedade Integral de Educação Colégio Pequeno Príncipe. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Desenvolvimento, Ensino e Aprendizagem.

Mais
Currículo Lattes
Prof. Esp. André Luís Ferreira de Oliveira
Prof. Esp. André Luís Ferreira de Oliveira

André Luis Ferreira de Oliveira. É Pedagogo, com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Craretianas e EPSBA (Escuela Psicopedagógica de Buenos Aires). Foi docente dos cursos de Pedagogia e Fonoaudiologia na UNIFRAN( Universidade de Franca) entre 1998 e 2003. Atuou como psicopedagogo na Fundação Síndrome de Down( Campinas) em 1997. Desde 2001, desenvolve projetos como psicopedagogo institucional no Colégio Pequeno Príncipe, em Ribeirão Preto - SP, onde também é diretor. Ministra palestras e oficinas para professores de Educação Infantil e séries iniciais, além de participar de feiras de livros e visitar escolas onde os seus livros são adotados. É autor de 25 livros para o público InfantoJuvenil, entre eles, “Bichos Diversos”( Paulus Editora), “Rodopiando Poesia”( Estrela Cultural), “ O Pequeno Baobá( Paulus Editora), entre outros. Tem vários textos publicados em livros didáticos das editoras Saraiva, Edições SM, Pearson, Somos Educação, entre outras. Criou o JOGO DA ACESSIBILIDADE( 2007) – Ministério da Educação – MEC, jogo utilizado nos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. André escreve crônicas e resenhas para jornais, revistas e periódicos sobre Literatura e Educação.

Mais
Currículo Lattes
Profª. Me.Bianca Bortolai Sicchieri
Profª. Me.Bianca Bortolai Sicchieri

Pós-graduada em linguagem oral, gagueira e leitura/escrita pelo HERP-USP. Especialização em andamento em Fonoaudiologia no Transtorno do Espectro Autista (CBI of Miami). Mestranda em Prevenção, avaliação e terapia em Fonoaudiologia (FFC-UNESP). Colaboradora do projeto “Pesquisa e Desenvolvimento de um Sistema Inteligente de Apoio à Fala (SofiaFala) para Crianças com Síndrome de Down”. Atua com crianças e adolescentes nas áreas de linguagem/fala, motricidade oral, aprendizagem e transtornos do desenvolvimento.

Mais
Currículo Lattes
Profª. Drª. Fabíola Dantas Andréz Nobre Arantes de Carvalho
Profª. Drª. Fabíola Dantas Andréz Nobre Arantes de Carvalho

Possui formação e licenciatura plena em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999) e graduação em Pedagogia na Faculdades Bandeirantes (2004). É Mestre em Ciências pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras USP/RP (2005) e Doutora na mesma universidade e campo de pesquisa em 2015. Teve atuação de 10 anos como psicóloga hospitalar no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto-USP, onde também foi supervisora do Programa de Aprimoramento em Psicologia do Desenvolvimento na Área da Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Atuou como coordenadora de estágio em Psicopedagogia Clínica e Institucional dos anos de 2016 a 2019. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neonatologia, Psicologia do Desenvolvimento infantil e Psicologia da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: pré-termo, comportamento, atenção, avaliação do desenvolvimento psicológico, dificuldades e transtornos de aprendizagem. Segue a carreira acadêmica em várias instituições como coordenadora e professora, com experiência de 14 anos, além da atuação em clínica psicológica.

Mais
Currículo Lattes
Profª. Me.Giscarla Dantas
Profª. Me.Giscarla Dantas

Giscarla Dantas é Doutoranda e Mestra em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano - Instituto de Psicologia - USP, possui título de Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Novas Tecnologias, graduação em Pedagogia com habilitação plena e Especialização em Educação Infantil. Assessora Pedagógica e Coordenadora Regional em editoras distintas do segmento Educacional, também foi Diretora Pedagógica, Coordenadora, Orientadora Educacional e Docente em diversas instituições de ensino. Ministra cursos de formação continuada para professores, nutricionistas e profissionais diversos, em parceria com Organizações e Empresas vinculadas a Serviços Educacionais e Formação Profissional. Autora de livros e materiais didáticos e pesquisadora na área do Brincar e da Cultura Lúdica.

Mais
Currículo Lattes
Profª. Drª. Heloísa Helena Genovese de Oliveira Garcia
Profª. Drª. Heloísa Helena Genovese de Oliveira Garcia

Formação – Doutora e Mestre em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP (Programa Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano). Psicóloga formada pela USP, em atuação profissional desde 1988. Especialista em Psicologia Clínica pelo CRP/SP e pelo IAMSPE/SP, em Psicanálise (INEF) e em Pedagogia da Cooperação & Metodologias Colaborativas (Projeto Cooperação – UNIP). Atuação – área escolar (atual - psicóloga escolar do Colégio Benjamin Constant, em São Paulo; sócia proprietária da AproximaAção Assessoria Educacional, ministrando cursos, palestras e projetos interdisciplinares); área clínica (atual - consultório particular, já atuou em serviços públicos de saúde); área acadêmica (lecionou em cursos de graduação de Psicologia, Pedagogia e Nutrição – presencial e EAD - e cursos de Especialização em Psicopedagogia e Terapia Ocupacional; co-autora dos livros didáticos “Psicologia Construtivista” (2013) e “Psicologia do Desenvolvimento e Teorias da Aprendizagem” (2011), dentre outras publicações). Outros – Focalizadora de Danças Circulares e voluntária e clown da ONG “CIA dos CLOWNATICOS: arte, humanização, educação e solidariedade”.

Mais
Currículo Lattes
Profª. Me.Mariana Guedes de Oliveira Franco
Profª. Me.Mariana Guedes de Oliveira Franco

Psicóloga, Mestre e Doutoranda em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial (GEPDIP-USP). Realiza pesquisas sobre cognição social e intervenção psicossocial na área da delinquência juvenil. É docente e supervisora de estágios da graduação em Psicologia do Centro Universitário UNIFAFIBE-SP e psicóloga clínica segundo a abordagem Cognitivo-Comportamental.

Mais
Currículo Lattes
Prof. Me. Matheus Francoy Alpes
Prof. Me. Matheus Francoy Alpes

Matheus Francoy Alpes é fonoaudiólogo - FMRP/USP, é aperfeiçoado em Linguagem Infantil e Gagueira - FMRP/USP, especializado em Distúrbios de Fala e Linguagem - Faculdade Unyleya e Mestre e Doutorando em Ciências - FMRP/USP. Atua na área de Linguagem infantil no atendimento de crianças típicas e atípicas e Educação em Saúde no processo de ensino-aprendizagem em diferentes contextos.

Mais
Currículo Lattes
Profª. Esp.Nágila Guedes
Profª. Esp.Nágila Guedes

Nágila Guedes Geraldine tem de graduação em Psicologia pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Barão de Mauá. É docente da Faculdade Metropolitana na modalidade Lato Sensu. Pós-Graduanda em ABA: Análise do Comportamento Aplicada ao autismo, atraso do desenvolvimento intelectual e de linguagem pela USFCAR. Atua como psicóloga e psicopedagoga infantil com experiência em atendimento de crianças com transtornos e/ou dificuldades de aprendizagem, deficiência intelectual, autismo e aspectos emocionais em ambiente clínico no Instituto de Neurologia de Ribeirão Preto, assim como atendimento domiciliar e instituições educacionais.

Mais
Currículo Lattes
Profª. Drª. Rafaela Guilherme Monte Cassiano
Profª. Drª. Rafaela Guilherme Monte Cassiano

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP- Assis (2007), especialização em Psicologia Hospitalar pela UNICAMP (2009), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo, USP (2013) e doutorado em Medicina (Saúde Mental) pela Universidade de São Paulo, USP (2017). Realizou estágio de doutorado no exterior no 0-3 Centre for the at-Risk Infant, Scientific Institute IRCCS Eugenio Medea, Itália na área de epigenética e prematuridade.

Mais
Currículo Lattes
Profª. Drª. Sandreilane Cano da Silva
Profª. Drª. Sandreilane Cano da Silva

Sandreilane Cano da Silva é Pós-doutora em Psicologia da Saúde na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mestre e Doutora e em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP, especialista em Psicopedagogia Construtivista e Pedagoga pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Pesquisadora colaboradora no Grupo de Desenvolvimento Moral (GPDM) do Instituto de Psicologia da USP. Professora titular na Universidade Paulista. Atua como psicopedagoga clínica. Já foi professora de Educação Infantil e consultora pedagógica em reportagens na área de Educação.

Mais
Currículo Lattes
Profª. Me.Tamires Alves Monteiro
Profª. Me.Tamires Alves Monteiro

Tamires Alves Monteiro é doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento pelo IPUSP. É mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento pela mesma universidade. Graduada em Pedagogia, com habilitação em educação infantil, pela UNESP/Marília (2010). Atualmente é docente nos cursos de pedagogia, especialização em educação infantil e educação física do SENAC/SP, além de atuar como doula. Possui experiência com pesquisas e práticas do ensino relacionadas a psicologia do desenvolvimento, moralidade, dificuldades de aprendizagem, formação de professores, jogos e educação.

Mais
Currículo Lattes

Módulos

  • Fundamentos da Psicopedagogia Clínica e Institucional: Conceito e Formação Profissional
  • Fundamentos teóricos do Desenvolvimento Humano e os Processos de Aprendizagem
  • Desenvolvimento Neuropsicológico e a Psicomotricidade
  • Processos de Ensino e Aprendizagem da Linguagem
  • Processos de Ensino e Aprendizagem do Pensamento Lógico Matemático
  • Psicopedagogia e a Educação Inclusiva

  • Atuação do Psicopedagogo nas Instituições Escolares e Educacionais
  • Psicopedagogia em contexto hospitalar
  • Intervenção psicopedagógica em contexto de vulnerabilidade social
  • Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Institucional

  • A Atuação do Psicopedagogo Clínico
  • Avaliação, Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica em Clínica
  • Distúrbios, Avaliação e Intervenção Psicomotora
  • Distúrbios de Comunicação e Linguagem
  • Déficit Global do Desenvolvimento e a contribuição psicopedagógica
  • Déficits Visuais e Auditivos e a Intervenção Psicopedagógica
  • O Lúdico e o Uso dos Jogos como um Recurso Psicopedagógico
  • Brinquedoteca: uma Possibilidade Intervenção
  • Altas Habilidades e o Transtorno de Conduta e Emocionais e a Contribuição Psicopedagógica
  • Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Clínica

  • Estudos Dirigidos Sobre a Atuação Contemporânea do Psicopedagogo
  • Apresentação de Profissionais da Atuação Clínica e Institucional

Psicólogos, Educadores de todas as licenciaturas, Pedagogos e Fonoaudiólogos.

A formação em Psicopedagogia visa aperfeiçoar profissionais da Saúde e da Educação em especialistas dos processos de aprendizagem. Oferece-se a oportunidade de ampliar os conhecimentos e práticas interdisciplinares, com fundamentação científica, possibilitando desenvolver habilidades e competências para atuação em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Pretende-se formar profissionais que compreendam a essência dos processos de aprendizagem durante o desenvolvimento e, assim, possam contribuir com a superação de problemas e dificuldades de aprendizagem de forma ética, crítica, reflexiva, inclusiva e transformadora. Para alcançar este objetivo o curso fornece uma matriz curricular pautada em uma reflexão teórico-prática que possibilita ao profissional a elaboração de diagnóstico e de proposta de intervenções voltadas a problemas escolares e/ou dificuldades de aprendizagem. 

A prática psicopedagógica possibilita a atuação de forma direcionada aos espaços clínicos e institucionais; tais como clínicas, escolas, creches, abrigos, centros comunitários, casas de acolhimento, ONGs e hospitais.

O curso utilizará as instalações do Centro Universitário UNIFAFIBE que oferece salas amplas e climatizadas, laboratórios de informática com acesso à Internet, além de biblioteca física e digital, com acervo bibliográfico moderno e amplo. Também fará uso de recursos tecnológico, com atividades síncronas e assíncronas e uso de metodologias ativas, tendo o pós-graduando como como centro do processo de ensino aprendizado.

25 alunos

Possuir curso superior concluído, comprovado mediante apresentação do histórico escolar e Diploma de Curso Superior ou declaração de conclusão de curso.

Lei 9.394/96, Artigo 44, Inciso III e Resolução – CNE/CES, n.º 1, de 6 de abril de 2018.

  • 1 fotocópia do RG (a CNH não serve)
  • 1 fotocópia do CPF
  • 1 fotocópia do Diploma da Graduação
  • 1 fotocópia do Histórico da Graduação
  • 1 fotocópia do comprovante de residência

Investimento

24x de R$ 506,94

Sem taxa de matrícula


O UNIFAFIBE mantém convênio com várias Empresas, Sindicatos, Associações Comerciais, Associações de Estudantes e Prefeituras Municipais. Alunos egressos do UNIFAFIBE têm desconto especial!

Para mais informações, envie um email para pg@unifafibe.com.br

*Ensino híbrido mescla aulas presenciais e digitais síncronas e assíncronas, mediadas por tecnologia e metodologias ativas de aprendizagem que priorizam a autonomia do estudante.