Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas
Pós-graduação Híbrida*

Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas

A Pós UNIFAFIBE está preparada para os desafios do "novo normal". O futuro que você busca começa aqui!

Início em agosto de 2021
Duração

 20 meses letivos

Carga horária

360 horas

Horário

Aulas quinzenais (aos sábados), das 8h às 16h

Corpo docente

Coordenador(a) Prof. Dr. Juan Gabriel Cristhoffer Lopes Ruiz
Coordenador(a) Prof. Dr. Juan Gabriel Cristhoffer Lopes Ruiz

Engenheiro agrônomo formado no ano de 2009 pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campus Aquidauana. Mestrado (2012) e doutorado (2016) em Agronomia-Ciência do Solo, ambos pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP, Campus Jaboticabal. É professor do Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior-ITES, Centro Universitário de Bebedouro-UNIFAFIBE, Centro Universitário Moura Lacerda e Universidade de São Paulo FZEA/USP, atuando no curso de graduação em Agronomia. É coordenador de pós graduação em Lato sensu do curso em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas no UNIFAFIBE. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo, especialmente Fertilidade do Solo, Adubação e Nutrição de Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição e adubação de culturas anuais, eficiência no uso de nutrientes em sistemas agrícolas, manejo no uso de fertilizantes e corretivos em culturas de interesse econômico e uso de resíduos orgânicos na agricultura.

Mais
Currículo Lattes
Prof. Me. Bruno Neves Ribeiro
Prof. Me. Bruno Neves Ribeiro

Graduação em Agronomia e Mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa. Doutorado em Produção Vegetal, no programa de Agronomia, na UNESP - Jaboticabal. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciências do Solos (fertilidade, corretivos da acidez do solo e fertilizantes sólidos e líquidos), Fisiologia, Nutrição de Plantas e Manejo de Sistemas de Produção de Plantas cultivadas. Atualmente é Coordenador Regional de Pesquisa & Desenvolvimento, na Kimberlit Agrociência, Olímpia/SP.

Mais
Currículo Lattes
Prof. Dr. Fernando Oliveira Franco
Prof. Dr. Fernando Oliveira Franco

Graduado em Engenharia Agronômica e Mestre em Agronomia/Solos pelo Instituto de Ciências Agrárias, pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Doutorado em Agronomia/Ciência do Solo na Faculdade Ciências Agrárias e Veterinárias da UNESP - Campus Jaboticabal - SP. Atualmente é Chefe Geral da Unidade Regional EPAMIG Oeste, atuou também como Gerente do Campo Experimental Getúlio Vargas - EPAMIG/Oeste. Possui experiência na área de Agronomia, em especial Física do solo, Manejo e Conservação do Solo e Integração Lavoura-Pecuária, Lavoura-Pecuária-Floresta.

Mais
Currículo Lattes
Profª. Drª.  Luciana Cristina Souza Merlino
Profª. Drª. Luciana Cristina Souza Merlino

Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Jaboticabal (UNESP/FCAV). Mestre e Doutora em Agronomia (Produção Vegetal) pela mesma instituição. Atuou no Laboratório de Biogeoquímica, Departamento de Tecnologia, da UNESP de Jaboticabal, no grupo de pesquisa Resíduos na Agricultura, relacionando o uso de Resíduos e Metais Pesados em Solos e Plantas, Fertilidade do Solo, Nutrição de Plantas e Produtividade das Culturas. Estagiou na "Universidad de Salamanca" (Espanha) e "Universidad de Antioquia" (Colômbia), desenvolvendo estudos de contaminação de solo e plantas com metais pesados. Desde 2017 é docente no curso de Pós-Graduação em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas no Centro Universitário UNIFAFIBE, Bebedouro/SP, ministrando a disciplina de Avaliação da Fertilidade do Solo.

Mais
Currículo Lattes
Prof. Me. Roberto Saverio Souza Costa
Prof. Me. Roberto Saverio Souza Costa

Graduado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista - Unesp campus Ilha Solteira e mestrado pela Unesp campus Jaboticabal. Tem experiência na área de Topografia, Geoprocessamento e Engenharia Rural, sendo responsável, atualmente, pela Unidade Técnica de Engenharia (UTE) da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) - Regional de Jaboticabal. Possui experiência como extensionista na área de Manejo e Conservação de Solo e Água, nutrição de plantas, adubação de culturas e Políticas Públicas. Possui função atual de Analista Ambiental, responsável pela análise e aprovação de Cadastros Ambientais Rurais e Programa de Regularização Ambiental do Estado de São Paulo.

Mais
Currículo Lattes
Prof. Dr. Willian Batista Silva
Prof. Dr. Willian Batista Silva

Possui graduação em Engenharia Agronômica e mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense - Darcy Ribeiro. É doutor em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa e, atualmente, é pós-doutorando pela Universidade Federal de Viçosa modalidade. Tem experiencias em ciência do solo bem como bioquimica e fisiologia da pós-colheita de frutos e hortaliças, atualmente tem trabalhado com Fisiologia e Bioquímica de Plantas, com ênfase em Ecofisiologia Molecular de Plantas. Desde 2019, é Analista de Desenvolvimento e Pesquisador no Essere Group, Olímpia/SP.

Mais
Currículo Lattes

Módulos

  • Gênese Morfologia e Classificação do Solo
  • Fisiologia e Metabolismo Nutricional das Plantas
  • Relação Solo-Água-Planta-Atmosfera
  • Uso e Manejo de Fertilizantes e Corretivos
  • Matéria Orgânica do Solo em Sistemas Integrados de Produção

  • Planejamento de Uso, Manejo e Conservação do Solo
  • Avaliação da Fertilidade do Solo
  • Interpretação de Laudos de Análises de Solo e Recomendação de Adubação
  • Química do Solo
  • Fertirrigação

  • Manejo da Fertilidade e Adubação para Culturas Cereais e Oleaginosas
  • Métodos Avançados para Avaliação do Estado Nutricional de Plantas
  • Manejo da Fertilidade e Adubação para Culturas Perenes e Pastagens
  • Avaliação da Nutrição de Plantas

  • Artigo Científico
  • Estudo Dirigido

• Profissionais da área das Ciências Agrárias e Biológicas, tais como Agronomia, Zootecnia, Veterinária e Biólogos, Engenheiros Florestais e Ambientais, que buscam evoluir na carreira comercial, através da formação e titulação na área de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas.
• Empreendedores que atuam na área e desejam gerir com excelência seu próprio negócio.
• Profissionais que não tem formação na área de Ciências Agrárias e que visam a busca do aprimoramento técnico, o aumento produtivo e melhorias no manejo e preservação dos recursos naturais.

• Oportunizar a formação e aperfeiçoamento contínuos de profissionais, em nível de pós-graduação;
• Trabalhar a pesquisa básica e aplicada, com forte interação interdisciplinar, divulgando e registrando seus resultados nas formas apropriadas;
• Formar profissionais capazes de produzir análise crítica sobre a realidade local, regional e nacional, a contribuir para a interpretação de análise de solo e de plantas;
•Desenvolver trabalhos em equipe na condução de experimentos a campo e laboratoriais, mostrando aplicabilidade das teorias estudadas e promovendo a discussão de problemas reais nas áreas de fertilidade do solo e nutrição de plantas.

Com a infraestrutura moderna e o corpo docente altamente qualificado oferecidos pelo curso, o especialista em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas terá uma qualificação técnica diferenciada, para trabalhar e aumentar a fertilidade do solo aliado à produtividade, através de planejamento, cálculos, análises, interpretação, direcionamentos práticos e tomadas de decisões no setor agrícola, na área de ciência do solo. Ainda, o especialista em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas terá uma visão sistêmica e atualizada sobre os processos, conceitos e práticas ligadas a essas atividades, trazendo maior vantagem competitiva à sua carreira.

O curso utilizará as instalações do Centro Universitário UNIFAFIBE que oferece salas amplas e climatizadas, laboratórios de informática com acesso à Internet, além de biblioteca física e digital, com acervo bibliográfico moderno e amplo. Também fará uso de recursos tecnológico, com atividades síncronas e assíncronas e uso de metodologias ativas, tendo o pós-graduando como como centro do processo de ensino aprendizado.

25 alunos

 Possuir curso superior concluído, comprovado mediante apresentação do histórico escolar e Diploma de Curso Superior ou declaração de conclusão de curso.

 Lei 9.394/96, Artigo 44, Inciso III e Resolução – CNE/CES, n.º 1, de 6 de abril de 2018.

  • 1 fotocópia do RG (a CNH não serve)
  • 1 fotocópia do CPF
  • 1 fotocópia do Diploma da Graduação
  • 1 fotocópia do Histórico da Graduação
  • 1 fotocópia do comprovante de residência

Investimento

24x de R$ 457,98

Sem taxa de matrícula


O UNIFAFIBE mantém convênio com várias Empresas, Sindicatos, Associações Comerciais, Associações de Estudantes e Prefeituras Municipais. Alunos egressos do UNIFAFIBE têm desconto especial!

Para mais informações, envie um email para pg@unifafibe.com.br

*Ensino híbrido mescla aulas presenciais e digitais síncronas e assíncronas, mediadas por tecnologia e metodologias ativas de aprendizagem que priorizam a autonomia do estudante.