Zoom
Alto Contraste
Os alunos do 3º Ano de Engenharia Civil realizaram uma visita técnica à obra do novo Hospital Regional de Bebedouro, como parte das atividades da disciplina de “Concreto e Argamassa”, ministrada pelo Prof. Paulo César Parreiras de Jesus.
O objetivo desta aula prática foi apresentar os diversos elementos estruturais contidos em uma construção convencional e aprender a visualizar as possíveis anomalias, riscos e entender projetos versos execução.
Foto 1 – Construção dos esqueleto estrutural do novo Hospital de Bebedouro – SP
A obra possui uma logística de materiais bem definido com canteiro separado para almoxarife, escritório, refeitório e instalações sanitárias para atender aos operários da obra.
Vários elementos foram analisados, entre eles a LAJE NERVURADA, elemento estrutural com característica particular conforme na imagem abaixo.
Foto 2 – Laje nervurada – vãos de 18 metros sem viga
Etapa importante da visita foi o comparativo dos cálculos efetuados em prova (sala de aula) com a prática. “É possível enxergar os projetos, a execução analisando cada fase e fazendo o pré-dimensionamento das etapas da obra.”
Na parte estrutural, entre vários pilares, está o de seção circular, fechado e com acabamento, também dimensionado em sala de aula (prova).
Foto 3 – Pilar de seção circular fechada
Outro elemento importante foi a apresentação do capitel, elemento que combate a pulsão do pilar na laje. Elemento apresentado em prova, com pré-dimensionamento do volume de concreto.
Foto 4 – Capitel com excentricidade do pilar para combater a pulsão
Outro dispositivo (escada em dois lances) foi analisada como forma de apoio na viga do pórtico situado no vão central do edifício. Este elemento possui uma largura suficiente para acessibilidade e juntamente com este elemento tem também o espaço onde serão construídos os elevadores de acesso aos pavimentos superiores.
Foto 5 – Análise da escada apoiada em viga no pórtico do elemento de contra ventamento
No que tange a protensão, tivemos uma idéia inicial de como funciona o sistema construtivo através dos cabos de protensão. Na figura abaixo apresentamos um mecanismo de ligação entre os cabos passante na laje nervurada e que receberão a protensão após a etapa final do carregamento.
Foto 6 – Sistema de ligação entre os cabos de proteção na laje nervurada
2025 | CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAFIBE | Fone: 17 3344.7100
});