Zoom
Alto Contraste
› R. Hispeci & Lema On-Line - Sistema SEER
› Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas (UNIFAFIBE)
› R. Annual Aesthetics Communications
› R. Fafibe On-line - Sistema SEER
› R. Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade na Engenharia Elétrica
› R. IPES
› R. Engenharia Civil e Tecnologia
› R. Psicologia: Saberes & Práticas
› R. Science and Technology Innovation in Agronomy
› Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade
› O Direito ao Alcance de Todos
› R. Direitos Sociais e Políticas Públicas
Os alunos da turma 2022, da Pós-graduação em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas do Centro Universitário UNIFAFIBE, realizaram, no último sábado (11 de junho), três ensaios laboratoriais importantes sobre as relações hídricas nos vegetais, aplicando os conceitos trabalhados em sala de aula.
Acompanhados pela Prof. Me. Mirela Vantini Checchio, os experimentos foram realizados e observados pelos discentes. “O primeiro foi referente a recuperação da turgescência de ramos cortados de uma planta (Coleus). Foi feito apenas um corte em dois dos ramos e mergulhados em cada béquer com água. O segundo foi para visualizar a gutação em plantas jovens de milho. Por último, foi observado a atividade osmótica do amido e da sacarose utilizando cenouras”, explica Mirela.
A água é o recurso mais abundante nos vegetais e, também, é o mais limitante para seu desenvolvimento. “Visualizar como ocorre a absorção e translocação hídrica pelo continuum solo-planta-atmosfera contribui para a aquisição do conhecimento, além de ser um tema de extrema relevância dentro do componente Fisiologia Vegetal e Mecanismos Antiestresse, que integra o primeiro módulo do curso”, finaliza a Professora.
Os experimentos realizados nas Estufas e nos laboratórios do UNIFAFIBE utilizam as metodologias ativas de aprendizagem adotadas pela Instituição. Ao colocar a mão na massa, o aluno une teoria e prática, desenvolvendo novas competências.
2024 | CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAFIBE | Fone: 17 3344.7100
});