Portal UNIFAFIBE Aluno Professor

Zoom

Alto Contraste

›› Notícias



Comunidade 23/01/2022

O mundo pede saúde mental



compartilhar com whatsapp compartilhar com facebook compartilhar com linkedin

Estamos vivendo mais uma campanha Janeiro Branco, e este ano com certeza ela é mais que especial.

A pandemia emergiu uma série de questionamentos sobre nossa saúde mental.

“Será que podemos viver mentalmente melhor? Até que ponto meu estado psicológico está afetando minha autoestima no trabalho e as minhas relações sociais? Por que as coisas parecem tão diferentes no pós-pandemia?”

Estes são questionamentos que vieram à tona após vivermos a maior crise pandêmica da nossa geração.

Mudanças drásticas nas rotinas, o temido isolamento social, a desvalorização da moeda, crises financeiras inflacionárias, famílias inteiras revendo hábitos de vida... tudo isso mexeu e ainda está mexendo demais com nossa saúde mental.

Mas afinal, como lidamos com tudo isso de forma serena e psicologicamente inteligente?

A Campanha Janeiro Branco deste ano tem como tema principal “Saúde Mental tem jeito sim, mas você precisa saber o que fazer!”

O tema, muito bem escolhido, vai de encontro imediato ao momento em que estamos vivendo: um “pós-pandemia” (ainda incerto) no país mais psicologicamente doente do mundo. Sim, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 19 milhões de brasileiros sofrem diariamente com ansiedade e depressão. E o cenário se agravou no período de pandemia.

Não é raro ter algum amigo ou familiar que está ou ficou mal com a pandemia de COVID-19. Até nós mesmos nos deparamos com sentimentos que pareciam outrora não existir. Isso é normal, explicável e reversível.

Mas tem como eu fazer a minha parte dentro desta história?

A resposta é sempre sim... e não só em janeiro!

Cuide da sua alimentação, pratique atividades físicas, durma bem, esteja com quem você ama, reserve um tempo para o lazer, esteja em contato com a natureza, seja otimista, conheça a si mesmo, permita-se sentir. Estes são alguns pontos que podem mudar para sempre sua qualidade de vida.

Mas não para por aí! Ter a ajuda de um profissional qualificado e uma instituição humana que agregue à sua saúde mental, é de fundamental importância para encarar os desafios do cotidiano.

Aqui no UNIFAFIBE, a saúde mental de nossos alunos, professores, funcionários e da comunidade é a nossa prioridade.

Contamos com uma Clínica de Psicologia Aplicada, sendo um espaço destinado a atender toda população da região, em prevenção e tratamento, visando a saúde mental da comunidade.

Além da Clínica de Psicologia Aplicada, o UNIFAFIBE também conta com o Núcleo de Inclusão, Acessibilidade e Aprendizagem (NIAAP), que oferece apoio e acompanhamento psicológico e psicopedagógico aos discentes, docentes e funcionários da Instituição, trabalhando aspectos emocionais, cognitivos e sociais, visando uma melhor qualidade de vida.

Segundo a Psicóloga e Coordenadora do Núcleo, Carla Spolavori, “assim como existe um cuidado com o físico, a mente também requer esse olhar especial. O equilíbrio das funções do organismo humano está associado à perspectiva biológica e psicológica. A maioria das desordens mentais estão ligadas à depressão, estresse e ansiedade. Diante desse cenário a Instituição oferece atendimentos gratuitos.”

Janeiro é um mês para refletirmos a fundo sobre saúde mental, mas não deve ser o único. Ações simples e práticas sinceras e saudáveis podem tornar nossa vida mais prazerosa.

Mais do que nunca o mundo pede saúde mental... e nós aceitamos com imenso carinho.

O telefone para agendamento de entrevistas na Clínica Aplicada de Psicologia é (17) 3344-7100 (ramal 228). Já o telefone do NIAAP, para atendimento de alunos da instituição é (17) 3344-7100, ramal 291.

 




Confira mais notícias da categoria comunidade

05/03/2024 - Início do Projeto "Atividade Física para Todos"

02/03/2024 - Todos contra a Dengue!

12/12/2023 - Campanha Outubro Rosa: Doações de Cabelos

28/10/2023 - 2º Semestre - Atividade Física para Todos finaliza

20/05/2022 - Cidadã Bebedourense - Carla Spolavori Pessoa

12/11/2021 - Selo da Responsabilidade Social | UNIFAFIBE


Filtrar por curso:



Filtrar por categoria:



Filtrar por ano:

Consulte o cadastro do UNIFAFIBE no e-MEC

Imagem qr-code e-mec
R. Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade na Engenharia Elétrica     Teste Vocacional     Contato     Portal da Psicologia     C.E.P.     Nossa História     Webmail     R. CIENFISIO     Programas e Projetos     Projetos de Extensão     UNIFAFIBE Cidadã     Central de Estágios     Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas (UNIFAFIBE)     Saúde Pública     Dirigentes     R. Produção em Destaque    

2024 | CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAFIBE | Fone: 17 3344.7100

});