Zoom
Alto Contraste
O evento baseou-se no documentário “Ouvidores de Vozes” e abordou temas relacionados à área de Formação em Terapia Cognitiva Comportamental.
Idealizado pela Pós-Graduação do UNIFAFIBE, foi realizado na noite de ontem, 28 de fevereiro, o evento “Ouvidores de Vozes: Aspectos referentes a Psicologia Clínica e a Saúde mental”, que contou com a presença de Bruno Tarpani, psicólogo que também assina o roteiro e a direção do referido documentário internacionalmente premiado e veiculado pelo Canal Futura.
A palestra teve como objetivo promover ao público da região, discussões em saúde mental, relacionadas ao Curso de Pós-graduação em Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental e Saúde Mental.
O prof. Dr. Fellipe Soares Salgado, docente de Psicologia e coordenador dos referidos cursos de pós-graduação, abriu as discussões após a exibição do documentário apontando a importância do sentido dado pelos pacientes às vozes ouvidas e o quanto essas vozes são importantes de serem levadas em conta nos tratamentos em saúde mental sem uma atitude estigmatizante que só piora o caso dos pacientes.
O Me. Marcus Vinícius, outro docente do curso de Psicologia, que também compôs a mesa de debates, destaca a potência do grupo de ouvidores de vozes, realizado no CAPSIII de Ribeirão Preto, aonde o filme foi gravado. Ele diz de sua satisfação ao notar que um dos pacientes passa a coordenar o grupo e é capaz até mesmo de perceber quando seus colegas estão em alguma crise.
Em resposta à pergunta de um participante, os psicólogos ressaltaram o efeito terapêutico positivo de tornar as falas e as narrativas dos personagens públicas através do filme. Algo relevante em meio a opiniões e concepções de que expor a história dos pacientes seria algo ruim para a evolução do caso. O grupo dos ouvidores de vozes surgiu com no mundo exatamente com esse intuito: criar um espaço para que as vozes sejam ouvidas. Se antes eram apenas consideradas um dos sintomas de um transtorno mental, agora a proposta é pensar o que essa voz diz sobre o paciente. “Me conte mais a respeito disso?”, “O que você acha que é[essa voz]?” e “Pra você o que é essa voz?” é a direção terapêutica apontada por Marcus Vinícius.
“Como a gente marca nossos pacientes e como os pacientes nos marcam”, refletiu Bruno encerrando o evento.
Consulte o cadastro do UNIFAFIBE no e-MEC |
Clínica Fisioterapia Cursos de Pós-Graduação Clínica Psicologia Segunda Graduação R. IPES Teste Vocacional NAIP Portal da Psicologia Convênios Programas e Projetos Dirigentes Pibid Núcleo Jurídico C.E.P. Clínica de Estética Voxy |
2024 | CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAFIBE | Fone: 17 3344.7100
});