Zoom
Alto Contraste
Baseado no tema “A Estética nas fases da vida: da infância à senescência”, curso de Estética e Cosmética do UNIFAFIBE promove desfile no pátio central da Instituição
O que é Estética? Existe idade certa para começar a se preocupar com a estética? Onde o profissional esteticista pode atuar?
Respondendo a essas perguntas, Estética é uma palavra de origem grega, aisthetiké, que significa “aquele que nota, que percebe”. É um ramo da filosofia que estuda a essência da beleza ou do que é belo, seja natural ou artístico. A estética também estuda o sentimento que as coisas belas proporcionam ou despertam dentro de cada ser humano.
Como o termo "estética" aborda diferentes conceitos de beleza incluindo a exterior, é constantemente utilizado para designar as transformações físicas que ocorrem nos indivíduos.
Assim a Estética é hoje uma das áreas que mais cresce no país, dada a enorme procura por tratamentos em uma sociedade que prioriza a saúde e valoriza a aparência física, gerando um vasto campo de trabalho para se especializar.
Assim, o cenário de atuação do esteticista é bastante amplo e abrange todas as fases da vida do ser humano, considerando a tríade saúde, bem-estar e qualidade de vida.
Neste sentido, o curso de Estética e Cosmética do UNIFAFIBE promoveu um desfile no pátio central da Instituição, onde apresentou noções da atuação do tecnólogo, desde a infância até a senescência.
Período Gestacional: Durante esse período a mulher se depara com várias alterações na pele, como estrias, manchas no rosto e principalmente o edema, que é o inchaço que acomete principalmente as pernas e os pés. Assim, o esteticista atua, desde o terceiro mês de gestação para prevenir e amenizar esse acumulo de liquido que pode gerar varizes e grande desconforto a futura mamãe, realizando a técnica de drenagem linfática manual. Esta técnica refere-se a manobras manuais especificas que atuam no sistema linfático, diminuindo o edema e proporcionado o bem-estar geral da gestante.
Infância: Uma das experiências mais importantes para o desenvolvimento feliz de um bebê é o toque materno de afeto. Pesquisas revelam que o toque e a massagem rotineiros, feitos pelos pais ou cuidadores carinhosos, são fundamentais para o crescimento, desenvolvimento, comunicação e aprendizagem do bebê. De muitas formas, pode-se considerar o toque nossa primeira linguagem. O toque delicado e amável pode ajudar que bebês pequenos cresçam mais fortes e se sintam menos ansiosos. Bebês que são tocados rotineiramente demonstram 50% mais contato visual e tem três vezes mais probabilidade de ter uma expressão geral positiva do que aqueles que não são.
Ademais, devido ao clima tropical do Brasil, às belas praias e aos esportes realizados ao ar livre, é inevitável a exposição ao sol. O câncer de pele não melanoma é o mais incidente no Mundo, no Brasil e em Bebedouro. Apesar da baixa mortalidade, esta neoplasia pode causar um impacto muito grande na autoestima e qualidade de vida do indivíduo acometido. Assim, a prevenção deve iniciar o quanto antes, pois a radiação ultravioleta tem efeito cumulativo sobre a pele e pode provocar danos irreversíveis e estimular o envelhecimento precoce. O esteticista atua conscientizando a população sobre esses riscos e explica a maneira adequada de estar se protegendo do sol e aplicando filtro solar.
Pode-se considerar também que, em virtude dos avanços tecnológicos e das transformações da sociedade, as crianças estão amadurecendo mais cedo e se adequando a este mundo avançado, misturando aos hábitos dos adultos. É importante pontuar que a vaidade é normal e saudável também no universo infantil, desde que não se torne um exagero e atrapalhe até nas atividades normais para a idade e desenvolvimento dessas crianças. Em vista às diferenças fisiológicas corporais da criança, o curso de Estética e Cosmética, proporciona a seus alunos, conhecimento sobre os riscos de determinados procedimentos estéticos e cosméticos e oportuniza o aprendizado direcionado e seguro para esta população.
Adolescência: é a época das transformações corporais. Uma das queixas mais frequentes nas clínicas de estética é a acne (espinhas e cravos). Esta patologia se não tratada precocemente e de maneira adequada, pode acarretar em cicatrizes inestéticas e até alterações psíquicas que levam ao indivíduo ao isolamento social. As estrias são queixas comuns das mulheres durante o período de estirão de crescimento. Trata-se de cicatrizes atróficas lineares.
Adulto: A partir da juventude e na idade adulta, o corpo começa a sofrer modificações que acarretam na insatisfação com a autoimagem do indivíduo. A celulite e a gordura localizada estão as principais alterações estéticas relatadas pelas mulheres. O tecnólogo em estética e cosmética atua amenizando este quadro, promovendo a modelagem corporal.
Nesta fase, a vaidade masculina também está em alta. O corpo sarado, bronzeado e a barba bem aparada. E quando este processo de se depilar começa a prejudicar a pele e os pelos começam a encravar? A foliculite de barba é uma afecção muito comum nos homens. Trata-se de uma inflamação surge geralmente no rosto ou pescoço e provoca alguns sintomas desagradáveis como vermelhidão, coceira e pequenas bolinhas vermelhas no rosto, que podem infeccionar e causar abscessos com pus. O esteticista atua no tratamento desta patologia, diminuindo o processo inflamatório e evitando as cicatrizes.
Envelhecimento: está fase deve ser vista e aceita por todos como um processo natural. No início do século passado, a média de expectativa de vida era de 50 anos, enquanto que, atualmente, chega-se aos 90 sem qualquer truque. Ao passo que a expectativa de vida está crescendo, a juventude é cada vez mais valorizada, levando as pessoas a procurarem alternativas para vencer o envelhecimento. À medida que as pessoas envelhecem, verificam-se alterações bioquímicas, histológicas e fisiológicas que comprometem a integridade da pele, acentuando-se a partir de determinada idade. Com o passar dos anos, com a exposição a fatores ambientais como o sol, cigarro e outros, a força da gravidade, às repetidas contrações musculares faciais, juntamente com a pressão constante sobre a pele, levam às rugas e flacidez deste tecido. Para tanto na estética há recursos que retardam e amenizam este processo de envelhecimento.
2025 | CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAFIBE | Fone: 17 3344.7100
});