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Os alunos do 1º A e 1º B do Curso Direito realizaram, no dia 15 de Abril, no Núcleo de Práticas Jurídicas, uma atividade intitulada "O Julgamento de Sócrates", relacionada à Disciplina de Humanidades, baseada em Metodologias Ativas.
O Julgamento de Sócrates foi um tribunal constituído para julgar Sócrates, um dos grandes filósofos de nossa história. Sócrates viveu no contexto da democracia ateniense, na Grécia Antiga. Nesse contexto, em 399 a.C., o Tribunal, composto por 501 cidadãos atenienses escolhidos por meio de sorteio, julgou Sócrates a partir da acusação do ateniense Meleto. A acusação foi apreciada pelo Tribunal, com direito à defesa de Sócrates, que no caso se autodefendeu. Em sua defesa, Sócrates mostrou que a acusação contra ele não se sustentava do ponto de vista racional, deixando todos os membros do Tribunal consternados e em silêncio. Apesar da força racional de argumentos, Sócrates foi condenado por decisão política, pois seus questionamentos filosóficos incomodavam os políticos e poetas da época, conhecidos pelo nome de "Sofistas". Detentor de um senso de sabedoria que atraiu muitos jovens atenienses, Sócrates, que ficou conhecido pelas máximas "Conheça-te a ti mesmo" e "Só sei que não sei", foi mestre de um dos filósofos mais eminentes de nossa história: Platão.
O objetivo da atividade consistiu em simular o Julgamento de Sócrates com base nos seguintes critérios: apresentar a acusação e a defesa, e apresentar as ideias da filosofia de Sócrates. A partir desses critérios, os alunos tiveram toda a criatividade para recriar o Julgamento.
A atividade é parte das Metodologias Ativas que estimulam, como uma de suas principais características, a inserção do aluno como agente central no processo de aprendizagem.
O resultado foi muito satisfatório, pois criou condições para a assimilação do conteúdo de modo ativo e envolvente, como se pode verificar nas fotos tiradas pelos próprios alunos no dia da apresentação.
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