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Os alunos dos primeiros anos do curso de Engenharia Civil visitaram trechos de rodovias para identificar diferenças construtivas como drenagens, pontes e estradas. A atividade faz parte da disciplina de Materiais de Construção Civil, ministrada pelo Prof. Paulo César Parreiras de Jesus.
Especificamente na Rodovia Armando Salles Oliveira, com 60 km de extensão para obras de recuperação e duplicação, os alunos observaram os conceitos construtivos empregados na construção da rodovia. No trecho de Bebedouro a Olímpia, foi construído quatro viadutos: dois de 30 metros e dois de 40 metros de comprimento. O conceito desta construção é pré-moldado, com vigas produzidas em local apropriado e de fácil transporte para lançamento nos encontros.
Os viadutos pré-moldados são fabricados separadamente: vigas, encontros, pré-lajes e guarda-rodas. Todos produzidos próximos ao local de construção, devido ao custo de transporte e rapidez de execução.
Outra etapa importante é verificação dos projetos, analisando cada fase e se possível questionando os modelos. Na parte estrutural, o aço em grande quantidade, tem a tabela que pode ser verificada juntamente com a execução, evitando assim erros do armador que segue o projeto proposto. Fizemos uma inspeção visual em dois aspectos: 1º - A forma construtiva, as vigas, as lajes, o carregamento, as juntas de dilatação e conceitos de segurança (defensa metálica, guarda roda, etc.). Na rodovia, vimos os trevos (dispositivos de retornos) e a execução da estrada. Ambos, foram analisados em projetos, fazendo um comparativo entre projeto e execução. 2º - O modelo construtivo, se este era o mais adequado, uma vez que, várias etapas da construção ainda não foram executadas devido a fatores externos como: desapropriação, jazidas de terra, instalação elétrica e outros fatores.
No dispositivo (trevo de Monte Azul Paulista) foi analisada a forma de contenção de talude, através de hidrossemeadura. Foi analisado a forma de drenagem na estrada, retirando a água da rodovia através de canaletas, escada hidráulica e linha de tubo. Importante conceito de drenagem para engenharia.
No que tange a segurança, tiveram uma breve explicação sobre sinalização, verificando que ainda que seja precária, ajuda o usuário da rodovia a se orientar para transitar sem gerar acidentes. Não esquecendo que a forma mais segura para transitar em qualquer rodovia, especificamente quando está em construção, é respeitando os limites de velocidade e a sinalização. A inspeção ocorreu em horário de grande movimentação de veículos na rodovia, deixando a visita um pouco tensa. Neste momento tivemos uma analise superficial sobre a construção de rodovia empregando conceitos estruturais, executivos e logísticos, onde mais dados podem ser coletados, estudados e analisados para se obter mais conteúdo nas aulas práticas.
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