Depoimentos
"Gostaria de começar agradecendo ao UNIFAFIBE e ao Santander por terem propiciado os meios necessários para eu concretizar esse sonho que tem sido o intercâmbio.
Todo o processo para viagem foi desafiante, não acreditava quando fui informado pela Lurdinha que tinha ganhado a Bolsa e até agora me custa acreditar que estou aqui vivendo essa oportunidade.
Estou há quase um mês em Porto, no norte de Portugal, cidade maravilhosa e muito receptiva, não à toa foi eleita três vezes o melhor destino europeu.
Desde a chegada, a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto me acolheu e de diversas formas trabalha para fazer com que a estadia seja a melhor possível. Há um órgão, ESN (Erasmus Student Network), que desenvolve diversas atividades como viagens, festas, jantares, para integrar todos os alunos de mobilidade que aqui estão, são eventos muito enriquecedores, pois neles há estudantes de todas as partes do mundo.
Estou morando em uma residência para estudantes, aqui há brasileiros, portugueses e também um iraniano. Tenho aprendido muitas coisas na experiência de morar sozinho em outro país, como a lavar roupas, termos do português de Portugal e também conhecendo a cultura de outras regiões do Brasil, já que também há brasileiros de todos os lugares aqui.
Percebo também que terei um grande crescimento acadêmico, os estudos aqui e contato com outros conteúdos estão expandindo minha formação. Mas, sobretudo, pude perceber que a estrutura do nosso curso de psicologia está muito alinhada aos padrões daqui e é igualmente rica para formação profissional.
Por fim, gostaria de incentivar a todos que tenham interesse em viver um intercâmbio. Acredito que todas essas experiências que tenho vivido me farão mais maduro academicamente, mas também como ser humano."
Vinícius Cesar Pereira de Souza
"Gostaria de começar agradecendo ao UNIFAFIBE e ao Santander pela oportunidade oferecida, a todos os docentes e em especial a D. Lurdinha, Pró-Reitora de Relações Institucionais e a Coordenadora do Curso de Nutrição, Juliana Marchiori, pois sem elas nada disso teria sido possível. Gostaria de agradecer também a todos amigos e familiares, que contribuíram de alguma maneira para que eu pudesse estar aqui neste momento!
Estou morando na região do Algarve, sul de Portugal, em Faro, uma cidade pequena, de aproximadamente 40 mil habitantes, porém muito animada e repleta de turistas, principalmente no verão, pois as praias são a grande atração daqui. Estou estudando na Universidade do Algarve, local onde fui muito bem recepcionada pelos colegas e professores. Pude perceber como é o método de ensino, que não se diferencia muito do nosso, porém as aulas ocorrem em período integral e contamos com aulas práticas em todas as disciplinas. Há muitos Erasmus (nome dado aos estudantes estrangeiros em intercâmbio) na Universidade e ocorrem vários eventos para que haja a integração destes alunos e isso nos possibilita conhecer pessoas de diversos países.
Viver a experiência de um intercâmbio é enriquecedor em todos os sentidos. Não é apenas conhecer lugares incríveis, mas sim aprender a conviver com pessoas diferentes, adquirir novas responsabilidades, saber se virar sozinho diante de qualquer situação, conhecer pessoas de diversos lugares do mundo, aprender novas línguas, novos costumes, e conhecer culturas distintas.
Com certeza levarei comigo um pouquinho de cada pessoa que conheci e de todos os lugares que visitei. É uma experiência muito válida e indico para todos que desejam ter um diferencial acadêmico e uma nova visão de mundo."
Marina Coelho Gonçalves
"Primeiramente, gostaria de agradecer ao Centro Universitário UNIFAFIBE, ao Banco Santander e a todos os envolvidos pela oportunidade de estar realizando o intercâmbio aqui em Portugal. Eu tinha um sonho e o UNIFAFIBE me proporcionou a chance de torná-lo realidade.
Não foi fácil a caminhada até aqui, eu pensei em desistir muitas vezes durante todo percurso, desde o processo seletivo até a hora de embarcar no avião, foram muitos contratempos que me desanimaram e me fizeram pensar em abandonar este tão almejado sonho, mas eu tive pessoas ao meu lado o tempo todo me apoiando e fazendo o possível para dar certo, minha família, meu namorado, minhas amigas de faculdade e meus amigos de longa data, todos de alguma maneira me ajudaram chegar até aqui, então, Obrigada!
Estou cursando três disciplinas do curso de Reabilitação Psicomotora na Faculdade de Lisboa - Universidade de Motricidade Humana (FMH), estou sendo muito bem acolhida na faculdade pelos funcionários, alunos e professores. A metodologia das aulas não é muito diferente do UNIFAFIBE, foi fácil me adaptar, porém ainda estou esperando a época de testes para dizer-lhes com toda a certeza. O curso de Reabilitação Psicomotora tem algumas semelhanças com o meu curso, Fisioterapia, apesar de serem cursos distintos estou absorvendo muito conhecimento que me proporcionará significativo suporte durante minha prática clínica.
Viver em Portugal está sendo uma experiência muito boa, o contato com diversas culturas e costumes nos faz crescer como ser humano. As paisagens são maravilhosas e não apenas os lugares turísticos que já conheci, mas ainda tenho muito para explorar, conhecer e compartilhar.
O melhor do intercâmbio sem dúvida são as pessoas que conhecemos, as novas amizades que cultivamos e as pessoas que mantemos contatos mesmo de longe. Viajar sozinha para outro país me fez perceber que são as pessoas que tornam os lugares melhores, não importa onde você esteja, são as companhias que fazem tudo valer a pena, mesmo quando não falam a mesma língua e se comunicam através de outras pessoas, por meias frases ou mímicas, isso torna tudo ainda melhor.
É claro que nem tudo na vida são flores, a parte mais difícil de estar aqui é a distância entre as pessoas que são importantes para mim, a saudade aperta muito. Eu sou acostumada a ter todas essas pessoas por perto, e mesmo aquelas que estão mais longe nos vemos sempre que possível, então estar por tanto tempo fora de casa é muito difícil. Mas depois de um tempo eu percebi que é apenas isso, uma distância temporária, logo estarei de volta com muitas histórias para compartilhar. Mesmo estando longe, em nenhum momento eu estive sozinha.
Por fim, eu posso dizer que valeu todo o esforço e dedicação para chegar aqui. O intercâmbio é uma das maiores experiências da minha vida e está me fazendo crescer tanto profissionalmente quanto como pessoa. Então mais uma vez, obrigada a todos que fazem parte desse sonho e me ajudaram a realizá-lo."
Geisy Ellen Crepaldi Buriola
"Após um mês morando em Castelo Branco, Portugal, posso dizer que não foi exatamente como pensei. Eu desembarquei no aeroporto de Lisboa, peguei um ônibus e vim direto para Castelo Branco. Ao chegar na cidade, depois de me instalar, me direcionei ao IPCB para conversar com a responsável pelas relações internacionais. Ela me deu boas vindas e me explicou tudo o que eu precisava saber e após isso encaminhou-me para falar com a responsável pelo Erasmus Student Network (ESN), que é uma associação europeia de apoio aos estudantes que se encontram realizando o Programa Erasmus/intercambio, um programa de mobilidade internacional. A ESN apoia os estudantes na adaptação aos contextos educativos, culturais e logísticos dos novos países e cidades em que se instalam por um período de 6 a 12 meses. Os principais princípios desta associação são o de fornecer informações essenciais aos estudantes de mobilidade, quer acerca dos próprios programas em que realizam, como o de noções básicas para a adaptação e integração no país em que se instalam, e proporcionar a integração dos estudantes internacionais entre a "comunidade Erasmus". No que toca à socialização, as secções locais da ESN realizam, para esse efeito, variadas atividades diurnas e noturnas, isso para que todos os intercambiários se conheçam e conheçam as diferentes culturas.
O primeiro mês não foi fácil, pois demorei para me adaptar ao fuso horário, às aulas, pois tive dificuldade em entender o que os professores diziam durante as duas primeiras semanas de aula, mas mesmo assim pude notar que todos os professores explicam muito bem e dominam a área em que ministram aula.
A minha rotina é variada, pois as aulas são em horários diferentes a cada dia, assim, tive que conciliar meus horários de aula com as minhas refeições e a prática do ginásio. Desde que cheguei procuro participar de tudo o que a faculdade disponibiliza, assim como faço no Brasil. Nesse mês participei da semana cultural, de apresentações sobre a cultura de Portugal, visita técnica referente ao curso e estou com um projeto de investigação iniciado ao qual espero que dê tudo certo. Desde que cheguei provei muitos vinhos e comidas típicas, algumas amei outras não muito, mas isso faz parte, estou experimentando muitas coisas e conhecendo cada vez mais a cultura do pessoal que aqui mora.
Aqui tem alunos do mundo todo e quase todos falam a sua língua mãe e o inglês, então devido a isso estou aprendendo a língua inglesa, pois tenho dificuldade de me comunicar, mas a cada dia estou melhorando. Convivo com pessoas da Espanha, Itália, Grécia, Turquia, Polônia, Brasil, Sérvia entre outros."
Tiago Herique Pires Correia
"Primeiramente, gostaria de agradecer ao CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAFIBE e ao SANTANDER por investirem e acreditarem em mim, me dando a oportunidade de viver uma das melhores experiências da minha vida.
O intercâmbio tem sido novo a cada dia e o contato com pessoas de culturas diferentes tem mudado a forma como vejo o mundo. Sei que estar aqui não só me ajudará academicamente, como me ajudará a amadurecer e a melhorar como pessoa.
A chegada aqui ao Porto foi ótima. Vivo em uma casa com brasileiros e eles me receberam muito bem. A cidade é simplesmente linda, com muitos lugares turísticos como Jardim do Morro (o pôr do sol é maravilhoso) e a praia de Matosinhos.
A universidade que estou, a FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, tem uma infraestrutura incrível, com laboratórios, auditórios e uma biblioteca enorme. Os docentes foram muito atenciosos e, mesmo com alguma dificuldade, consegui fazer amigos nas minhas turmas. O desafio do novo me faz querer ser melhor. Um dos motivos que me trouxeram a Portugal era a semelhança no idioma, mas quando cheguei aqui fui surpreendida, pois como é uma cidade turística, tenho contato com vários idiomas diferentes.
Enfim, têm sido muito boas todas as situações, mesmo as ruins, pois estando aqui aprendi que para se dar bem num intercâmbio é preciso amar o lugar em que se está, a culinária, o idioma, os costumes. A cada nova experiência percebo que não teria melhor momento para eu estar aqui do que este."
Carolina de Almeida Silva