Notícias

Aluna de Direito relata experiência em Lisboa

"Sobre a cidade: é difícil não amar Lisboa. A cidade é extremamente cativante", menciona a discente. 

A aluna do curso de Direito do UNIFAFIBE, Mariana Barreto de Freitas, iniciou recentemente seu intercâmbio na ULISBOA e relatou como está sendo a sua vivência em solo Ibérico:

"A oportunidade de fazer esse intercâmbio é indescritível. Poder vivenciar a cultura de outro país, que embora muito parecido com o Brasil, tem suas peculiaridades. O crescimento é visível não apenas na questão pedagógica, mas no sentido de ampliar a visão sobre o mundo, sobre o outro e consequentemente sobre nós mesmos.

Escolhi, para essa experiência, a Universidade de Lisboa, que iniciou sua história no ano de 1290 e continua até hoje renomada e reconhecida no mundo inteiro. No curso de Direito, especificamente, é muito desafiador fazer intercâmbio porque as Leis mudam completamente de um país para o outro. Além disso, escolher parar o curso no segundo semestre do 4º ano, com o Exame da Ordem batendo na porta, precisa valer muito a pena todos os riscos (e já me antecipo dizendo que está valendo).

Aprender sobre a Legislação de outro país é consequentemente conhecer e entender sua história, sociedade e seus traumas, porque a Lei é o reflexo das pessoas que vivem naquele local específico e precisam de regras que alcancem suas necessidades. Então ao mesmo tempo que temos aulas como por exemplo de Direito Civil, eu consigo entender o que Portugal pensa sobre casamento, qual a sua visão de família, o quão importante é o afeto para essa população. Por conta disso, não é difícil aprendermos alguma legislação aqui em Portugal que não faria o menor sentido se olharmos com os óculos da cultura brasileira. Ao mesmo tempo, quando fazemos alguma exposição sobre Leis brasileiras, os professores e os alunos portugueses ficam impressionados, porque de fato, somos diferentes. Isso que é o mais interessante do intercâmbio: conhecer as diferenças para aprender a respeitar.

Por falar em diferenças, embora tenhamos o mesmo idioma oficial, a comunicação no início era um pouco confusa, porque algumas palavras que usamos no Brasil, aqui tem um significado completamente diferente e vice-versa. Por exemplo, aqui em Portugal somos chamadas de "rapariga". Se alguém chamar uma mulher assim no Brasil vai dar briga na hora, mas aqui essa palavra significa simplesmente "mulher". Confesso que até hoje tem algumas palavras que não entendo de primeira, mas abro um sorriso e falo "ora, pois!" e tudo se resolve.

Sobre a cidade: é difícil não amar Lisboa. A cidade é extremamente cativante. Ir até à padaria comprar pão já é considerado um belo passeio turístico, porque tudo aqui é muito bonito e tudo tem uma história. Não é à toa que fazemos muitas coisas andando, porque dá gosto conhecer as ruas, os lugares, as pessoas.

Enfim, está sendo uma experiência singular, de amadurecimento, aprendizado, desafios, superação, crescimento... e aproveito para deixar registrado meu enorme agradecimento a toda equipe do UNIFAFIBE e do Banco Santander que me confiaram essa missão. Agradeço a amizade da minha querida turma, atual 4º ano A de Direito, tenho grande carinho e admiração por cada um; meus professores, que tive o privilégio de ouvir e aprender. À minha família, minha base e espelho sempre; ao meu marido, meu porto seguro; e claro, Deus, razão de tudo!"


Página Principal Contato Facebook Twitter Instagram
Centro Universitário UNIFAFIBE
Rua Prof. Orlando França de Carvalho, 325 | Bebedouro/SP
(17) 3344-7100
UNIFAFIBE