Notícias

Aluno fala sobre a reta final de seu intercâmbio

O discente destacou as semelhanças e diferenças culturais, além dos pontos mais marcantes de sua vivência em Portugal.

Já em clima de despedida, o aluno do 2º ano do Curso de Psicologia do Centro Universitário UNIFAFIBE, Vinícius César Pereira de Souza, relatou novamente suas experiências acadêmicas e pessoais com o intercâmbio na Universidade do Porto, em Portugal:

“Falta um mês para eu voltar para o Brasil e já consigo perceber o quanto sentirei saudades daqui de Portugal, a acolhida do país me permitiu viver o intercâmbio com muitas possibilidades de crescimento e conhecimento sobre a sua cultura e também de outros lugares de maneira que superou minhas expectativas.

Estar aqui em Porto me fez conhecer melhor sobre os aspectos que se assemelham ao Brasil, como a religiosidade e hábitos católicos presentes nos dois países, agora em junho por exemplo, há também comemorações de santos populares e aqui na cidade a festa de São João é uma das mais esperadas do ano.

Além das semelhanças, as diferenças também chamam a atenção, por exemplo a língua, que embora seja o mesmo idioma, a forma como pronunciam as palavras e a quantidade de termos que diferem é grande, refletindo como cada cultura se expressa também na fala, o que soa para gente como um português mais formal.

Essa característica pode ser vista também nos afetos e abertura para novas amizades, nota-se que há um conservadorismo maior e acabam por demorarem mais para formarem vínculos, porém após esse início mais difícil, costumam ser muito companheiros e calorosos.

Outra característica que me marcou é o quanto as músicas brasileiras são ouvidas aqui em Portugal e em todos os lugares como festas, restaurantes e também no rádio. Além do entretenimento, nota-se que os portugueses no geral sabem e se interessam muito pelo o que acontece no Brasil e muitos deles sonham em conhecer nosso país.

Porém, valorizam muito a própria cultura e mostram com orgulho aquilo que é típico, como por exemplo o fado, que é um estilo musical mais dramático e muito expressivo. Na culinária não é diferente, o bacalhau e os pasteis de natal estão presentes em quase todo restaurante, até mesmo no almoço servido na faculdade que por sinal é delicioso e barato.

Sobre a parte acadêmica, estou fazenda a mobilidade pela universidade do Porto que é uma universidade pública e muito prestigiada. A maior parte das unidades curriculares é dividida em aulas teóricas e aulas práticas. As aulas teóricas são em turmas bem numerosas, geralmente mais de 100 alunos, e são bem expositivas e os professores tem uma postura mais formal comparado ao Brasil. Nas aulas práticas há menos alunos e maior espaço para debates, sendo assim é tudo mais dividido.

Outro ponto é que as aulas teóricas não têm frequência obrigatória e todo semestre há disciplinas optativas, ou seja, o estudo é mais autônomo e individualizado.

A forma de avaliação também difere, na maior parte das unidades curriculares há apenas uma prova que é realizada ao final do semestre com todo o conteúdo e a escala de notas é de 0 a 20, sendo o mínimo para aprovação 10.

Percebe-se muitos estudantes estrangeiros, na sua maioria brasileiros, em algumas disciplinas que frequentei a proporção de brasileiros e portugueses na sala era quase igual, mas há alunos de diversos lugares, sendo uma universidade muito aberta a troca cultural proporcionada pelo intercâmbio.

Enfim é difícil transmitir nesse depoimento o quanto a experiência de intercâmbio é única e transformadora. Não seria exagero dizer que sinto como se eu voltasse outra pessoa, minha visão acadêmica e pessoal se ampliou. Pois é um processo que permite intensas partilhas com outros colegas que também estão em mobilidade e sobretudo é um período favorável para o autoconhecimento.”

Vinícius Cesar Pereira de Souza

 

 

A experiência de viagem internacional vivenciada por Vinícius foi viabilizada através da parceria entre Centro Universitário UNIFAFIBE e Santander Universidades, por meio do Programa de Bolsas Internacionais MUNDI.

Para conferir outros depoimentos e saber mais sobre os programas de intercâmbio do UNIFAFIBE acesse: unifafibe.com.br/intercambio/

 

Página Principal Contato Facebook Twitter Instagram
Centro Universitário UNIFAFIBE
Rua Prof. Orlando França de Carvalho, 325 | Bebedouro/SP
(17) 3344-7100
UNIFAFIBE