Notícias

Aluno compartilha suas experiências em Portugal

Discente relata experiência de morar fora do país e interagir como novas culturas e idiomas.

Em intercâmbio desde o início de fevereiro deste ano na Universidade do Porto, em Portugal, o aluno do 2º ano do curso de Psicologia do UNIFAFIBE, Vinícius Cesar Pereira de Souza, expôs suas impressões sobre a cidade de Porto e sobre seu acolhimento na referida Universidade, bem como a vida acadêmica em geral:

"Gostaria de começar agradecendo ao UNIFAFIBE e ao Santander por terem propiciado os meios necessários para eu concretizar esse sonho que tem sido o intercâmbio.

Todo o processo para viagem foi desafiante, não acreditava quando fui informado pela Lurdinha que tinha ganhado a Bolsa e até agora me custa acreditar que estou aqui vivendo essa oportunidade.

Estou há quase um mês em Porto, no norte de Portugal, cidade maravilhosa e muito receptiva, não à toa foi eleita três vezes o melhor destino europeu.

Desde a chegada, a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto me acolheu e de diversas formas trabalha para fazer com que a estadia seja a melhor possível. Há um órgão, ESN (Erasmus Student Network), que desenvolve diversas atividades como viagens, festas, jantares, para integrar todos os alunos de mobilidade que aqui estão, são eventos muito enriquecedores, pois neles há estudantes de todas as partes do mundo.

Estou morando em uma residência para estudantes, aqui há brasileiros, portugueses e também um iraniano. Tenho aprendido muitas coisas na experiência de morar sozinho em outro país, como a lavar roupas, termos do português de Portugal e também conhecendo a cultura de outras regiões do Brasil, já que também há brasileiros de todos os lugares aqui.

Percebo também que terei um grande crescimento acadêmico, os estudos aqui e contato com outros conteúdos estão expandindo minha formação. Mas, sobretudo, pude perceber que a estrutura do nosso curso de psicologia está muito alinhada aos padrões daqui e é igualmente rica para formação profissional.

Por fim, gostaria de incentivar a todos que tenham interesse em viver um intercâmbio. Acredito que todas essas experiências que tenho vivido me farão mais maduro academicamente, mas também como ser humano."

Vinícius Cesar Pereira de Souza

 

 

Para conferir outros depoimentos e saber mais sobre os programas de intercâmbio do UNIFAFIBE acesse: unifafibe.com.br/intercambio/

Página Principal Contato Facebook Twitter Instagram
Centro Universitário UNIFAFIBE
Rua Prof. Orlando França de Carvalho, 325 | Bebedouro/SP
(17) 3344-7100
UNIFAFIBE