Notícias

Intercambiário participa de evento sobre aviação

O Encontro de Aviação, Formação e Ensino Superior foi organizado pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco – IPCB, em parceria com entidades do setor da Aviação Civil, Indústria, Ensino Superior, Formação e gestão de recursos humanos.

Tiago Henrique Pires Correia, aluno do curso de Engenharia de Produção do UNIFAFIBE, que está em intercâmbio no IPCB, em Portugal, recentemente participou do Encontro de Aviação, Formação e Ensino Superior e relatou suas impressões sobre o evento:

“O Instituto Politécnico de Castelo Branco – IPCB organizou, nos dias 7 e 8 de maio, em parceria com entidades do setor da Aviação Civil, Indústria, Ensino Superior, Formação e gestão de recursos humanos, o Encontro Aviação, Formação e Ensino Superior.

Dentre as atividades realizadas na programação do primeiro dia, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, estava uma demonstração do uso de drones em atividades agrícolas, especificadamente na pulverização de culturas, demonstrando que é possível e como se pode conciliar as novas tecnologias com a agricultura.

À noite, no Hotel Tryp Colina do Castelo, ocorreu um Jantar Tertúlia, promovido pelo grupo informal denominado Conselho Estratégico para a Investigação Científica e Tecnológica em Aviação (CEICTA), do qual o IPCB é membro. O CEICTA é um grupo de reflexão informal que integra 40 individualidades e instituições ligadas ao Setor da Aviação e do Ensino Superior. A missão deste grupo é promover a colaboração e sinergia entre profissionais e instituições do Setor da Aviação, no sentido de potenciar a articulação entre Operações Aeronáuticas, Ensino Superior, Formação e Investigação Científica e Tecnológica, numa perspectiva de articulação com o Ensino Superior Politécnico e respectiva filosofia de investigação em ligação com a Indústria.

No segundo dia de evento, no auditório da Escola Superior de Tecnologia do IPCB, ocorreu a cerimônia de abertura do Encontro Aviação, Formação e Ensino Superior, com a presença do Sr. Secretário do Estado das Infraestruturas. Ainda no período da manhã, ocorreu a apresentação do Painel 1 “Ensino e Formação na Aviação, Recursos Humanos e Empregabilidade, Infraestruturas, Protecção Civil e Indústria na Aviação, com participantes da G Air, L3 Comercial Traning Solutions, TAP Air Portugal, IPSetúbal, QUASAR e Aeródromo de Castelo Branco. No período da tarde houve a apresentação do Painel 2 “UAV/UAS/Drones, envolventes e integração com sistemas Aeroespacial, Aviação e Indústria”, com participantes da APANT (Associação Portuguesa de Aeronaves Não Tripuladas), IPCB, CEIIA, ISQ, Tekever, QUASAR Human Capital E AFA.

A encerrar o encontro, houve uma sessão de formação dirigida a jovens sobre Empregabilidade e Gestão de Talento. Vale ressaltar que o IPCB iniciou, no ano passado, o seu primeiro curso na área da Aeronáutica, um CTeSP, dirigido ao estudo dos UAV/UAS/Drones, envolvendo entidades do Setor da Aviação e utilizadoras comerciais deste tipo de equipamento, algumas das quais presentes neste Encontro.

Participar deste evento trouxe-me um grande conhecimento em outra área, diferente da minha formação e fiquei muito admirado com tudo o que foi apresentado”.

Tiago Herique Pires Correia




Página Principal Contato Facebook Twitter Instagram
Centro Universitário UNIFAFIBE
Rua Prof. Orlando França de Carvalho, 325 | Bebedouro/SP
(17) 3344-7100
UNIFAFIBE