Notícias

Aluno de Eng. de Produção fala sobre intercâmbio

Tiago Henrique Pires Correia, aluno do curso de Engenharia de Produção, relatou como tem sido as experiências vivenciadas até o momento em seu intercâmbio no Instituto Politécnico de Castelo Branco, em Portugal.

"Após um mês morando em Castelo Branco, Portugal, posso dizer que não foi exatamente como pensei. Eu desembarquei no aeroporto de Lisboa, peguei um ônibus e vim direto para Castelo Branco. Ao chegar na cidade, depois de me instalar, me direcionei ao IPCB para conversar com a responsável pelas relações internacionais. Ela me deu boas vindas e me explicou tudo o que eu precisava saber e após isso encaminhou-me para falar com a responsável pelo Erasmus Student Network (ESN), que é uma associação europeia de apoio aos estudantes que se encontram realizando o Programa Erasmus/intercambio, um programa de mobilidade internacional. A ESN apoia os estudantes na adaptação aos contextos educativos, culturais e logísticos dos novos países e cidades em que se instalam por um período de 6 a 12 meses. Os principais princípios desta associação são o de fornecer informações essenciais aos estudantes de mobilidade, quer acerca dos próprios programas em que realizam, como o de noções básicas para a adaptação e integração no país em que se instalam, e proporcionar a integração dos estudantes internacionais entre a "comunidade Erasmus". No que toca à socialização, as secções locais da ESN realizam, para esse efeito, variadas atividades diurnas e noturnas, isso para que todos os intercambiários se conheçam e conheçam as diferentes culturas.

O primeiro mês não foi fácil, pois demorei para me adaptar ao fuso horário, às aulas, pois tive dificuldade em entender o que os professores diziam durante as duas primeiras semanas de aula, mas mesmo assim pude notar que todos os professores explicam muito bem e dominam a área em que ministram aula.

A minha rotina é variada, pois as aulas são em horários diferentes a cada dia, assim, tive que conciliar meus horários de aula com as minhas refeições e a prática do ginásio. Desde que cheguei procuro participar de tudo o que a faculdade disponibiliza, assim como faço no Brasil. Nesse mês participei da semana cultural, de apresentações sobre a cultura de Portugal, visita técnica referente ao curso e estou com um projeto de investigação iniciado ao qual espero que dê tudo certo. Desde que cheguei provei muitos vinhos e comidas típicas, algumas amei outras não muito, mas isso faz parte, estou experimentando muitas coisas e conhecendo cada vez mais a cultura do pessoal que aqui mora.

Aqui tem alunos do mundo todo e quase todos falam a sua língua mãe e o inglês, então devido a isso estou aprendendo a língua inglesa, pois tenho dificuldade de me comunicar, mas a cada dia estou melhorando. Convivo com pessoas da Espanha, Itália, Grécia, Turquia, Polônia, Brasil, Sérvia entre outros."

Tiago Herique Pires Correia


​​O intercâmbio de Tiago, assim como o de outros alunos do UNIFAFIBE, foi realizado através do Programa de Bolsas Ibero-Americanas, uma iniciativa do Santander ​​lançada em 2011 com o objetivo de estimular o intercâmbio de universitários de graduação do Brasil, para que aprimorem conhecimentos em cursos equivalentes em um dos 9 países participantes: Peru, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Portugal, Porto Rico e Uruguai.

A bolsa de estudo tem valor equivalente a 3.000 euros e é destinada às despesas como transporte, alimentação e estadia no país escolhido, já que em muitos destinos a hospedagem acontece em próprios dormitórios universitários, além do curso ser um acordo bilateral entre as universidades de origem e de destino.

Página Principal Contato Facebook Twitter Instagram
Centro Universitário UNIFAFIBE
Rua Prof. Orlando França de Carvalho, 325 | Bebedouro/SP
(17) 3344-7100
UNIFAFIBE