Notícias

Aluno de Direito relata experiência em intercâmbio

Caio César Domingues, aluno do nosso curso de Direito, compartilha um pouco de como tem sido suas experiências no intercâmbio em Portugal, na ULISBOA, realizado através do Programa de Bolsas Internacionais  Santander.

"Em primeiro lugar, eu gostaria de agradecer ao Centro Universitário UNIFAFIBE e ao Banco Santander por terem depositado sua confiança em mim para poder realizar essa experiência prazerosa e desafiadora que é o intercâmbio. Também gostaria de agradecer ao meu coordenador, Rafael Catani Lima, que sempre me apoiou a conquistar meus objetivos. À minha família, amigos e namorada, também não poderia ser diferente. Sem eles, provavelmente eu não conseguiria estar onde estou hoje.

O intercâmbio é desafiador e hoje vejo que mais do que uma maravilhosa experiência profissional, estou ganhando uma experiência pessoal incalculável. Foi somente aqui, em Portugal, a mais de 7000 quilômetros de meu país e das pessoas que amo, que passei a conhecer meus limites, meus defeitos e minhas qualidades. Morar na Europa, tão longe dessas pessoas amadas, é desafiador. No fim, você acaba percebendo que não importa "onde você está", mas sim "com quem você está", e então você passa a valorizar momentos e aflorar memórias de como era viver no Brasil e nota as diferenças entre um país e outro.

De qualquer forma, viver a experiência do intercâmbio não deixa de ser sensacional, sobretudo por eu estar estudando na que, provavelmente, é a melhor Faculdade de Direito da Europa. A faculdade de Lisboa é tão histórica e tem tanta qualidade quanto a de Coimbra e aos poucos fui me adaptando ao seu sistema de ensino. Minha primeira dificuldade foi a de entender perfeitamente o que os portugueses falam, sobretudo os professores. Aqui, apesar de o idioma ser o mesmo, todos falam um pouco rápido e com um acento diferente do Brasil. Talvez seja por isso que decidi fazer duas matérias em Português e duas em Inglês, porque em alguns momentos conversar em inglês com determinadas pessoas é mais fácil do que em Português. De qualquer maneira, meus professores são sensacionais. Aqui há grandes nomes do Direito Europeu, como o professor Dário Moura Vicente, por exemplo. A experiência profissional que estou tendo provavelmente vai me ajudar muito em um futuro próximo.

Não posso deixar também de falar das pessoas que conheci aqui. Nas minhas salas encontramos pessoas de todos os lugares do mundo. Alemães, franceses, holandeses, húngaros, italianos e espanhóis dominam as salas de aula, mas posso afirmar com certeza que não há pessoas melhores do que os brasileiros. A facilidade com que fiz amizades com brasileiros aqui é notável. O calor de nossas relações faz parecer que os conheço há anos, diferentemente do que acontece com os outros amigos europeus, que geralmente são mais fechados. É muito prazeroso notar que há tantos brasileiros jovens com uma capacidade absurda de conhecimento, o que me faz acreditar que ainda há esperança para um Brasil melhor. Daqui continuo vendo notícias sobre como a política está em meu país e sempre me pego triste com tudo que está acontecendo. A tristeza é ainda mais forte quando me perguntam de onde eu sou e ficam maravilhados por ouvir a palavra "Brasil". Os Europeus possuem um carinho muito grande por nosso país. Muitos que já o conheceram desejam voltar e alguns dos que ainda não foram sentem medo de ir por causa da insegurança nas ruas. Notar que alemães, italianos, franceses e holandeses tem uma visão tão linda de meu país faz com que eu também alimente uma esperança de um futuro melhor. Todos dizem que o Brasil tinha tudo para ser um dos melhores países do mundo, pois é lindo, vasto, autossuficiente em muitos aspectos, mas que a política está deteriorando-o. Eu concordo, pois sei que estão certos.

Espero voltar para o Brasil como uma pessoa melhor. Mais disposta a enfrentar desafios e muito mais adaptável do que antes. Estou com saudades das pessoas, do calor e do afeto nas relações que construí por aí, e o intercâmbio só me provou mais ainda que não posso nunca esquecer de onde vim, de onde sou, e que o melhor do Brasil, com toda a certeza: é o brasileiro."

Caio César Domingues


Lançado em 2010, o Programa de Bolsas Internacionais  Santander é uma iniciativa de mobilidade internacional que beneficia 300 estudantes universitários do Brasil, Espanha e Reino Unido, anualmente.

São 100 bolsas de estudos para cada um dos três países, tendo como recomendação às universidades a seleção de alunos com alto desempenho acadêmico, condições socioeconômicas desfavoráveis e bons conhecimentos em outros idiomas.

CLIQUE AQUI e conheça um pouco mais dos programas de intercâmbio do UNIFAFIBE.

Página Principal Contato Facebook Twitter Instagram
Centro Universitário UNIFAFIBE
Rua Prof. Orlando França de Carvalho, 325 | Bebedouro/SP
(17) 3344-7100
UNIFAFIBE