Notícias

Aluno da Engenharia Civil fala sobre intercâmbio

Matheus Augusto Simões, aluno do nosso curso de Engenharia Civil, compartilha um pouco de como tem sido suas experiências no intercâmbio em Portugal, na U.PORTO, realizado através do Programa de Bolsas Internacionais Fórmula Santander.

"Nada mais gratificante do que começar a escrever sobre o intercâmbio agradecendo a Deus pela  oportunidade, ao Centro Universitário UNIFAFIBE e ao banco Santander por me possibilitarem estar vivenciando todos esses momentos incríveis, durante este período de mobilidade.

Esta vivência está contribuindo não só para minha formação profissional, mas pessoal, também. Experiências vivenciadas no âmbito das aula, na faculdade, são enriquecedoras, principalmente nas aulas práticas de engenharia civil.

Em relação ao curso de Engenharia Civil no Brasil e em Portugal, existem diferenças, pois no Brasil é Bacharelado e em Portugal os três primeiros anos são cursados na Licenciatura; depois desse período os alunos selecionam a área em que desejam atuar profissionalmente e então cursam  mais dois  ou três anos, dependendo da área, e já saem com um mestrado integrado, o que considero uma grande vantagem em relação ao  ensino brasileiro. Quanto aos professores, evitam ao máximo dar a matéria totalmente “mastigada” aos alunos, ou seja, colocam as matérias e forçam ainda mais o aluno a corres atrás do assunto tratado em sala de aula.

Em relação ao acolhimento, posso dizer que os portugueses são muito receptivos e, por mais que o idioma seja a mesmo, os significados de muitas palavras mudam e acaba sendo engraçado, mas depois de algumas semanas de convivência você já consegue expressar-se bem.

Morar na cidade do Porto é fantástico, pois é completamente turística, bem fácil de se locomover por ela.  Conhecer seus pontos turísticos realmente é algo que quem mora por aqui faz quase todo o final de semana, sempre um lugar mais bonito que o outro. Uma cidade onde se tem qualidade de vida e principalmente segurança.

Intercambiar é uma experiência única pois dá para você conciliar aprendizado e lazer, porque a faculdade, de uma forma geral, oferece muitas viagens para os Erasmus (termo que utilizam para pessoas que estão fazendo intercâmbio), promovendo o conhecimento das principais cidades de Portugal.  O intercâmbio faz que você conheça pessoas de todos os tipos e de todos os lugares do mundo; tenho colegas franceses, italianos, irlandeses, espanhóis, etc. Hoje se me perguntassem se vale a pena fazer um intercâmbio eu diria que sim, pois é uma experiência única que eu recomendo para todos que estejam dispostos a vencer novos desafios."

Matheus Augusto Simões


Lançado em 2010, o Programa de Bolsas Internacionais Fórmula Santander é uma iniciativa de mobilidade internacional que beneficia 300 estudantes universitários do Brasil, Espanha e Reino Unido, anualmente.

São 100 bolsas de estudos para cada um dos três países, tendo como recomendação às universidades a seleção de alunos com alto desempenho acadêmico, condições socioeconômicas desfavoráveis e bons conhecimentos em outros idiomas.

CLIQUE AQUI e conheça um pouco mais dos programas de intercâmbio do UNIFAFIBE.

Página Principal Contato Facebook Twitter Instagram
Centro Universitário UNIFAFIBE
Rua Prof. Orlando França de Carvalho, 325 | Bebedouro/SP
(17) 3344-7100
UNIFAFIBE