Notícias

Aluno de Ed. Física relata intercâmbio em Portugal

Adriel Antônio Hipólito, aluno do nosso curso de Educação Física, compartilha um pouco de como tem sido suas experiências no intercâmbio em Portugal, na Faculdade de Motricidade Humana - ULISBOA, realizado através do Programa de Bolsas Internacionais  Santander.

"Participar de um intercâmbio é algo único e muito enriquecedor na formação acadêmica e profissional de qualquer pessoa. Trata-se de algo que vai muito além do que podemos idealizar, ou seja, sair da nossa zona de conforto onde tudo é muito fácil e cômodo, para enfrentarmos algo totalmente inédito, fora de tudo o que estamos habituados, tem as tuas consequências, às vezes, dolorosas, mas sempre em prol do nosso crescimento por completo.

Estar longe da família e amigos é o que mais machuca. Mas por outro lado, novas amizades e pessoas maravilhosas surgem no decorrer do percurso e são estes ganhos que fazem valer a pena as perdas mesmo que temporárias, mas de importância única em nossas vidas.

Ser brasileiro aqui em Portugal, me traz a sensação de estar o tempo todo carregando uma bandeira do Brasil nas costas, pois a cobrança em relação aos demais é muito maior, querem saber o quanto somos capazes ou não.

Quando cheguei na universidade, fiquei fascinado com a fantástica infraestrutura, com o amplo espaço que é dedicado único e exclusivamente à área da Educação Física, ou seja, um parque de diversões pra quem é da área. Fui muito bem recebido por todos, me acolheram muito bem, logo me senti em casa. No início é um pouco estranho até se acostumar com o sotaque, e a forma que eles falam que é um pouquinho diferente da nossa.

O país é maravilhoso, muito lindo, com diversos pontos turísticos. A cidade de Lisboa que é onde estou morando, está todos os dias cercada de turistas, devido a tamanha beleza. Estar aqui em Portugal, além de todo aprendizado acadêmico-profissional, o mais importante, por sinal, está me possibilitando conhecer outros países europeus, por exemplo, recentemente, em período de folga, dei um “pulinho” até a França e fui conhecer Paris, pois é bem pertinho de Portugal. Fiquei encantado com Paris, a cidade parece um cenário de cinema de tão linda.

Também fiquei muito feliz de ter conseguido uma oportunidade de trabalho na minha área, fazendo o que mais gosto, ensinar futebol às crianças. A escola de futebol se chama “A escolinha do Figo”, um lugar fantástico de trabalhar, onde eu recebi todo o suporte e apoio dos diretores e coordenadores da escolinha. A princípio, minha relação com os alunos da escolinha, foi bastante diferente em relação aos alunos do Brasil, pois os costumes, a cultura, a forma de se expressarem, são bem diferentes da nossa. Mas criança é criança em qualquer lugar do mundo, e logo conseguimos nos entender muito bem.

Contudo isso, eu só tenho a agradecer primeiramente a Deus por ser tão maravilhoso, à toda minha família por ter me apoiado desde o início, em especial à minha namorada Monica Ribeiro, que demonstrou o maior ato de amor que alguém poderia ter feito, ou seja, veio comigo e tornou tudo mais fácil e bonito. Jamais poderia me esquecer da Dona Lurdinha que foi de uma presteza incrível, sempre disponível à ajudar e ao nosso coordenador Marcelo Porto, que sempre apoia e dá suporte aos seus alunos. Agradeço a toda equipe do UNIFAFIBE e à FMH, pela oportunidade que nos oferecem e por seguirem acreditando e incentivando os seus alunos a irem muito além do que eles próprios imaginam serem capazes. Agradecimento pra lá de especial ao Banco Santander, pelo Programa de Bolsas para estudantes de Graduação, pois sem esta ajuda financeira não seria possível a minha vinda, em intercâmbio."
ADRIEL ANTÔNIO HIPÓLITO


Lançado em 2010, o Programa de Bolsas Internacionais  Santander é uma iniciativa de mobilidade internacional que beneficia 300 estudantes universitários do Brasil, Espanha e Reino Unido, anualmente.

São 100 bolsas de estudos para cada um dos três países, tendo como recomendação às universidades a seleção de alunos com alto desempenho acadêmico, condições socioeconômicas desfavoráveis e bons conhecimentos em outros idiomas.

CLIQUE AQUI e conheça um pouco mais dos programas de intercâmbio do UNIFAFIBE.

Página Principal Contato Facebook Twitter Instagram
Centro Universitário UNIFAFIBE
Rua Prof. Orlando França de Carvalho, 325 | Bebedouro/SP
(17) 3344-7100
UNIFAFIBE