Notícias

Aluno de Direito relata experiência em intercâmbio

Nosso aluno do curso de Direito, Alef Luiz Manteli, esteve em Portugal no 2º semestre de 2016 realizando intercâmbio internacional na Faculdade de Direito de Lisboa, através do Programa de Bolsas Internacionais Fórmula Santander.
Confira abaixo o depoimento do aluno onde ele compartilha sua experiência durante o período em questão:

"Bem, acho que está na hora de falar um pouco da minha experiência como intercambista. Já faz quase três meses que vivo nisto. Alguns chegaram a dizer que sou corajoso, outros me incentivaram a sair da "bolha" a qual vivia e me arriscar, pois estaria indo a Europa, e para muitos isso não tem coisa melhor. Talvez ambos os lados estejam certos, isso vai de cada um. Felizmente, para mim, viver em uma eterna monotonia não faz parte de quem eu sou. Pessoas bem próximas sabem muito bem disso. Sempre fui de dizer que cidade pequena não é para mim, pois são sempre as mesmas pessoas, as mesmas rotinas, os mesmos "tudo". Diante disso, como todo jovem, mantive o sonho de sair da minha zona de conforto e descobrir o mundo. Bem, consegui esta oportunidade. Alguns julgam como sendo resultado de pura sorte, outros como puro merecimento. Enfim, com apenas 21 anos, um "serumaninho" de uma minúscula cidade do interior, um caipira, rompe sua rotina para se arriscar em uma cidade grande, Lisboa. Nunca admiti evitar mudanças, me esquivar delas. Antes de partir tinha em mente as dificuldades que possivelmente iria enfrentar. Entretanto, uma das coisas que o curso de Direito propiciou-me foi o conhecimento de que a teoria é diferente da prática.

No momento em que cheguei, foi uma coisa interessante, pois logo na fila da imigração (gente, o que é aquilo pelo amor de Deus?!) ao olhar aquele emaranhado de pessoas de todo o tipo de nacionalidade, eu via, de relance, rostos de indivíduos conhecidos, principalmente amigos e familiares, mas a alegria que transbordava por dentro de estar em um lugar diferente em nada me afetava. Ao chegar ao apartamento, no quarto, e perceber que tinha que dividi-lo com mais dois desconhecidos, isso me parecia desconfortante, mas nada de anormal. Em minha mente, só me importava o lugar onde eu estava, pois Lisboa é uma cidade histórica, com lugares maravilhosos para serem visitados. Saber que eu estaria em "sítios" (sim, aqui eles chamam "locais" assim) os quais reis, rainhas, etc., pessoas importantes passaram e que contribuíram para o nosso presente, me deixava totalmente animado. Logo no outro dia, com meu telemóvel carregado, quis parecer um mochileiro e sair andando pela cidade sem rumo (igual nos filmes, mas sem o carro). Os dias foram passando, e exatamente no dia 7 de setembro ocorreu a "Sessão de Boas-Vindas" na Faculdade de Direito. Lembro-me que voltei a ser criança em seu primeiro dia de aula após longos dias de férias, porém sem os amigos com quem podia compartilhar as poucas experiências as quais já havia tido. Mas tudo bem, pois eu iria estudar na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e isso deixava-me animado. Várias pessoas importantes haviam passado por lá. Até então, eu não havia feito nenhuma amizade, e nesta sessão achei que fosse ser a oportunidade perfeita. Conversei com algumas pessoas, mas nada em concreto para se dizer que fiz novos amigos.

Os dias foram passando, as semanas, os meses... Conheci pessoas, fiz amizades, fui a lugares encantadores, fiquei sabendo que o sistema jurídico português está muitas vezes submetido ao Direito da União Europeia, e que tudo isso é muito complexo. Enfim, dentre tudo isso, passei por algumas situações. Cheguei à conclusão de que um intercâmbio não envolve somente frequentar uma faculdade diferente, ou saber o estilo de vida de uma sociedade diferente da sua, como também não é apenas mil maravilhas, mesmo sabendo do lado ruim. Percebi que você sabe da existência deste lado “negro", porém desconhece a sua dimensão, a força que ele poderá influenciar na sua vida, e a maioria das pessoas não entendem isso. Você é este tipo de pessoa até passar por tal situação. Diante disso, você passa a questionar e parar de querer dar palpite em tudo até ter certeza de algo.

Intercâmbio é pôr em causa tudo o que você achava que sabia, e mais importante ainda, perceber que você não é do jeito que você pensava que era. Intercâmbio é pressão, fraquezas, momentos de pegar o primeiro voo de volta, desistir de tudo e voltar para “debaixo da asa de sua mãe”, a qual você pensava ser a coisa mais ridícula do mundo (como assim?! Eu sou independente, não preciso mais da minha mãe). Intercâmbio é você perceber que as pessoas que te colocaram onde você está hoje são as mais importantes do mundo. Intercâmbio é você dar valor em coisas que jamais pensaria que possuía algum. É também estar sobre um grande teste, pois você está em um lugar diferente onde absolutamente ninguém te conhece, podendo esquecer de onde veio e criar um personagem (ou exteriorizar um lado seu que estava escondido dentro de você). É perceber que de fato o muito que você achava que tinha ao chegar onde conseguiu é na verdade pouca coisa. É querer sempre mais e buscar não desistir.

Enfim, intercâmbio envolve uma mudança drástica em sua vida. São situações em que somente você sabe, e diante delas é posta uma trilha com dois caminhos distintos. Você pode escolher continuar ser o mesmo desde o lugar de onde você saiu, ou você pode pegar todas as experiências e usar ao seu favor, aceitar as mudanças e trabalhar sobre isso, tornando-se uma pessoa melhor. Como resultado disso, já cantava Elis Regina: “minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo o que fizemos, ainda somos os mesmos…

Se algum dia me perguntarem se intercâmbio é algo que vale a pena, eu direi que sim. Porém, não é para qualquer um. Tenho orgulho de ter passado por todas estas mudanças, apesar de tudo.

Diante de tudo isso, toda essa grandeza, eu não poderia deixar de agradecer ao UNIFAFIBE por esta importante oportunidade que me foi proporcionada. Sem esta Instituição, nada disso do que eu relatei teria acontecido. Além disso, não posso deixar de agradecer, especialmente, a Dona Lurdinha (um amor de pessoa e que nos inspira a coragem para enfrentar este mundão) e ao Santander Universidades pela bolsa ofertada, sem a qual não teria sido possível este intercâmbio. Obrigado!"
Alef Luiz Manteli


O Programa

Lançado em 2010, o Programa de Bolsas Internacionais Fórmula Santander é uma iniciativa de mobilidade internacional que beneficia 300 estudantes universitários do Brasil, Espanha e Reino Unido, anualmente.
São 100 bolsas de estudos para cada um dos três países, tendo como recomendação às universidades a seleção de alunos com alto desempenho acadêmico, condições socioeconômicas desfavoráveis e bons conhecimentos em outros idiomas.

CLIQUE AQUI e conheça um pouco mais dos programas de intercâmbio do UNIFAFIBE.

Página Principal Contato Facebook Twitter Instagram
Centro Universitário UNIFAFIBE
Rua Prof. Orlando França de Carvalho, 325 | Bebedouro/SP
(17) 3344-7100
UNIFAFIBE