Notícias

Aluna relata suas experiências durante intercâmbio

Nossa aluna Maria Eduarda Marcondes da Silva, do curso de Psicologia, fez um relato de suas vivências e experiências com o intercâmbio do Programa de Bolsas Ibero-Americanas do Santander Universidades, em Lima, no Peru.

"Estou vivendo em Lima há 3 meses e já tive ensinamentos para a vida toda! O intercâmbio é, sem dúvidas, umas das principais portas que se abriram no meu caminho. Tenho a oportunidade de aprender diariamente com pessoas e lugares na condição mais humilde que poderia imaginar: escutar e observar muito antes de falar e agir, exatamente como imaginava ao me propor a fazer essa viagem, pois como futura psicóloga tenho como umas das linhas de estudo como as relações, suas construções, transformações e influencias socioculturais impactam na vida do ser humano. Qual a melhor forma de começar a compreende-las se não através de um Intercâmbio Acadêmico e Cultural? Umas das maiores realizações que tenho é poder entrar em contato com a Psicologia latino-americana que tanto estudei com meus professores no Brasil e hoje posso vivenciar a real força que ela tem através de um olhar mais amplo. Isso me possibilita exercitar constantemente a empatia e o respeito pelo outro em seu espaço e também mudou a forma com que vejo e atuo no meu e, principalmente, como penso sobre o meu país. Hoje vejo um Brasil de possibilidades, com uma potencialidade acadêmica e de transformações gigantescas! Meus professores da UPCH demonstram muito respeito e credibilidade ao nosso país, o que me faz sentir muito orgulho por fazer parte dessa realidade, principalmente fazer parte da família UNIFAFIBE que me proporcionou todo suporte necessário para encarar essa aventura, me permitindo alimentar muitos outros sonhos que parecem mais acessíveis depois da viagem.
Sempre me perguntam: “Por que o Peru?”. Primeiro respondia que era pra fugir dos roteiros tradicionais de intercambio. Após entrar em contato com essa cultura que me reconstruiu, tenho orgulho de responder que não poderia ter sido outra. As pessoas, as tradições, tudo é encantador e fico feliz por ter feito amigos que continuarão a partilhar destas comigo mesmo com o meu regresso ao Brasil. Espero poder retribuir a esse país, o Centro Universitário UNIFAFIBE e ao Santander Universidades por toda hospitalidade aprendizagem e investimento, levando comigo as experiências positivas e de superações como uma passagem essencial e inesquecível da minha história."

Criado em 2011, o Programa de Bolsas Ibero-Americanas é resultado do II Encontro de Reitores em Guadalajara, no México, em 2010, cujo objetivo é estreitar o relacionamento entre universitários, jovem pesquisador e universidades da região Ibero-Americana.
Voltado para estudantes de graduação, o Programa concede bolsas estudo equivalente a 3.000 euros, para um curso de até 6 meses em um dos 9 países participantes: Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, México, Uruguai, Porto Rico, Peru e Portugal. Este ano serão 850 bolsas distribuídas para as 129 universidades brasileiras participantes.

CLIQUE AQUI e conheça um pouco mais dos programas de intercâmbio do UNIFAFIBE.

Página Principal Contato Facebook Twitter Instagram
Centro Universitário UNIFAFIBE
Rua Prof. Orlando França de Carvalho, 325 | Bebedouro/SP
(17) 3344-7100
UNIFAFIBE