Depoimento do Aluno
Nada mais gratificante do que começar a escrever sobre o intercâmbio agradecendo a Deus pela a oportunidade, ao Centro Universitário UNIFAFIBE e ao banco Santander por me possibilitarem estar vivenciando todos esses momentos incríveis, durante este período de mobilidade.
Esta vivência está contribuindo não só para minha formação profissional, mas pessoal, também. Experiências vivenciadas no âmbito das aula, na faculdade, são enriquecedoras, principalmente nas aulas práticas de engenharia civil.
Em relação ao curso de Engenharia Civil no Brasil e em Portugal, existem diferenças, pois no Brasil é Bacharelado e em Portugal os três primeiros anos são cursados na Licenciatura; depois desse período os alunos selecionam a área em que desejam atuar profissionalmente e então cursam mais dois ou três anos, dependendo da área, e já saem com um mestrado integrado, o que considero uma grande vantagem em relação ao ensino brasileiro. Quanto aos professores, evitam ao máximo dar a matéria totalmente “mastigada” aos alunos, ou seja, colocam as matérias e forçam ainda mais o aluno a correr atrás do assunto tratado em sala de aula.
Em relação ao acolhimento, posso dizer que os portugueses são muito receptivos e, por mais que o idioma seja a mesmo, os significados de muitas palavras mudam e acaba sendo engraçado, mas depois de algumas semanas de convivência você já consegue expressar-se bem.
Morar na cidade do Porto é fantástico, pois é completamente turística, bem fácil de se locomover por ela. Conhecer seus pontos turísticos realmente é algo que quem mora por aqui faz quase todo o final de semana, sempre um lugar mais bonito que o outro. Uma cidade onde se tem qualidade de vida e principalmente segurança.
Intercambiar é uma experiência única pois dá para você conciliar aprendizado e lazer, porque a faculdade, de uma forma geral, oferece muitas viagens para os Erasmus (termo que utilizam para pessoas que estão fazendo intercâmbio), promovendo o conhecimento das principais cidades de Portugal. O intercâmbio faz que você conheça pessoas de todos os tipos e de todos os lugares do mundo; tenho colegas franceses, italianos, irlandeses, espanhóis, etc. Hoje se me perguntassem se vale a pena fazer um intercâmbio eu diria que sim, pois é uma experiência única que eu recomendo para todos que estejam dispostos a vencer novos desafios.
Matheus Augusto Simões