A aluna Carolina de Almeida Silva, do curso de Engenharia Civil, relatou suas experiências sobre o intercâmbio que está realizando em Portugal, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
"Primeiramente, gostaria de agradecer ao CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAFIBE e ao SANTANDER por investirem e acreditarem em mim, me dando a oportunidade de viver uma das melhores experiências da minha vida. O intercâmbio tem sido novo a cada dia e o contato com pessoas de culturas diferentes tem mudado a forma como vejo o mundo. Sei que estar aqui não só me ajudará academicamente, como me ajudará a amadurecer e a melhorar como pessoa. A chegada aqui ao Porto foi ótima. Vivo em uma casa com brasileiros e eles me receberam muito bem. A cidade é simplesmente linda, com muitos lugares turísticos como Jardim do Morro (o pôr do sol é maravilhoso) e a praia de Matosinhos. A universidade que estou, a FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, tem uma infraestrutura incrível, com laboratórios, auditórios e uma biblioteca enorme. Os docentes foram muito atenciosos e, mesmo com alguma dificuldade, consegui fazer amigos nas minhas turmas. O desafio do novo me faz querer ser melhor. Um dos motivos que me trouxeram a Portugal era a semelhança no idioma, mas quando cheguei aqui fui surpreendida, pois como é uma cidade turística, tenho contato com vários idiomas diferentes. Enfim, têm sido muito boas todas as situações, mesmo as ruins, pois estando aqui aprendi que para se dar bem num intercâmbio é preciso amar o lugar em que se está, a culinária, o idioma, os costumes. A cada nova experiência percebo que não teria melhor momento para eu estar aqui do que este." |
Carolina de Almeida Silva |
Lançado em 2010, o Programa de Bolsas Internacionais Santander é uma iniciativa de mobilidade internacional que beneficia 300 estudantes universitários do Brasil, Espanha e Reino Unido, anualmente.
São 100 bolsas de estudos para cada um dos três países, tendo como recomendação às universidades a seleção de alunos com alto desempenho acadêmico, condições socioeconômicas desfavoráveis e bons conhecimentos em outros idiomas.
CLIQUE AQUI e conheça um pouco mais dos programas de intercâmbio do UNIFAFIBE.