Beatriz Evelyn Mestre de Oliveira, aluna do curso de Psicologia do UNIFAFIBE, teceu um breve relato sobre suas experiências durante este período em intercâmbio no Peru, na Universidad Peruana Cayetano Heredia, realizado através do Programa de Bolsas Internacionais Santander.
"Realizar um intercâmbio é muito mais do que somente conhecer outro pais. Envolve perspectivas e experiências que diferem em cada pessoa. É uma das melhores experiências que alguém pode ter na vida. E assim, te permite ver o mundo com outra perspectiva e de uma posição muito diferente, permite sair da “zona de conforto” que criamos e praticar a empatia, característica muito importante para um estudante do curso de Psicologia. Certamente passar por essa adaptação na vida não é fácil, uma vez que se trata de um semestre de estudos, e não somente um mês. Quando eu cheguei ao Peru, o choque cultural foi muito forte, estranhei muito. Perceber que tudo é tão diferente, incluindo o idioma, te faz pensar se irá mesmo valer a pena. Passei por momentos de dúvida e de adaptação aos lugares, e às pessoas também, uma vez que fui à única aluna a ir ao Peru nesse semestre, então estava sozinha. Mas isso fez com que eu exigisse mais de mim, exigir uma adaptação ainda maior com o idioma (espanhol), pois não tenho que usar o português para me comunicar. Estar em Lima, estudando Psicologia em uma universidade tão renomada como é a “Universidad Peruana Cayetano Heredia” permite uma perspectiva incrível da sua atuação. As aulas também se tornaram um grande e lindo desafio, uma vez que ocorre uma mudança na metodologia, nos professores e nos companheiros de aula. Mas essa mudança é muito gratificante quando você pode participar de práticas psicológicas e de intervenção, com uma visão e atuação diferente daquela que temos no Brasil. A comparação é algo natural, desde que não tentemos adaptar nossa realidade a uma totalmente diferente, pois isso sim não seria algo que aproveitaríamos. Conheci lugares incríveis, experimentei comidas realmente muito saborosas, conheci pessoas maravilhosas, que me recepcionaram muito bem, e sei que nesse resto de semestre, ainda vou vivenciar experiências incríveis. Estou ansiosa pelo que está por vir, porém a experiência que tive ate o momento, valeu todas as mudanças que tive que realizar para ter essa incrível oportunidade de estar nesse país tão rico culturalmente!" |
Beatriz Evelyn Mestre de Oliveira |
Lançado em 2010, o Programa de Bolsas Internacionais Santander é uma iniciativa de mobilidade internacional que beneficia 300 estudantes universitários do Brasil, Espanha e Reino Unido, anualmente.
São 100 bolsas de estudos para cada um dos três países, tendo como recomendação às universidades a seleção de alunos com alto desempenho acadêmico, condições socioeconômicas desfavoráveis e bons conhecimentos em outros idiomas.
CLIQUE AQUI e conheça um pouco mais dos programas de intercâmbio do UNIFAFIBE.