ISSN n. 1980-2536
Normas de Publicação
Última atualização: 23/06/2012
POLÍTICA EDITORIAL E NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS E RESUMOS ACADÊMICOS PARA AS MÍDIAS: REVISTA HISPECI & LEMA ON-LINE E REVISTA FAFIBE ON-LINE
I. Política Editorial
A mídia de divulgação científica do Centro Universitário UNIFAFIBE, Revista HISPECI & LEMA On Line (ISSN 1980-2536), apresenta um perfil para a publicação de artigos científicos inéditos envolvidos em teses, dissertações, pesquisas acadêmicas e científicas que apresentam envolvimento investigativo e da pós-graduação. Não serão aceitos artigos oriundos de trabalhos de conclusão de curso. A periodicidade é anual. As mídias acolhem trabalhos em ambiente multidisciplinar; assim, podem ser enviados trabalhos nas áreas de humanas, biológicas e saúde, exatas, informática e ciências da linguagem.
Os pesquisadores devem enviar por e-mail ([email protected]) o arquivo em formato doc (Word for Windows). Se desejar, o autor pode enviar o arquivo em CD para o endereço:
Centro Universitário UNIFAFIBE
A/C Prof. MSc. Hélio José dos Santos Souza – Assistente de Pró-Reitoria
Rua Prof. Orlando França de Carvalho n. 325 - Centro
CEP 14.701-070 – Bebedouro (SP)
Enviaremos notificação de recebimento, via e-mail.
É necessário que o autor indique seu endereço completo (para envio de exemplares da revista impressa, quando houver publicação ou a pedido) e telefone para contato.
Será aceito apenas 1 (um) artigo completo de cada autor em cada edição; é permitido a coautoria em vários artigos (quando houver) em cada edição.
IMPORTANTE: É exigência que:
a) os trabalhos sejam inéditos;
b) as normas para publicação sejam devidamente respeitadas.
Serão reenviados os trabalhos que NÃO contemplam as normas estabelecidas.
Devem ser enviados os e-mails de todos os autores e coautores.
Os trabalhos envolvendo seres humanos e modelos experimentais sob qualquer aspecto, devem expor a pesquisa a um Comitê de Ética em Pesquisa específico. O pesquisador deve fazer constar no e-mail o número do parecer do comitê (humano ou animal). Em seres Humanos. Essa obrigatoriedade consta da carta circular n.05 de 03/03/2006, registrado pela CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), que reitera o item IX.7 da Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CSN196/96).
Alunos de graduação devem apresentar trabalhos em coautoria com um pesquisador.
Inicialmente, o editor-chefe estará observando se o trabalho se enquadra nas normas. Ocorrendo incorreções, o arquivo será reenviado ao autor para adaptações. O segundo passo consiste no envio do material a pareceristas ad hoc. Atestada a qualidade do material, o trabalho é enviado ao Conselho Editorial, que o avalia. O Conselho reenvia o material ao editor-chefe para publicação.
Não se publica a formação acadêmica (titulação) do(s) autor(es); somente, a filiação acadêmica/institucional.
Não serão pagos direitos autorais.
Uma vez publicado o material, a Revista Fafibe (on-line), Revista Hispeci & Lema (on-line e impressa) e Revista EPeQ Fafibe (on-line) reservam-se todos os direitos autorais mediante apresentação e assinatura do Conflito de Interesse (Anexo I).
Os conceitos emitidos nos textos publicados serão de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial.
Casos excepcionais serão resolvidos pelo Editor e/ou Conselho Editorial.
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Artigos científicos: máximo 12 (doze) páginas.
As normas específicas para artigos científicos devem corresponder às do modelo a seguir.·.
1. Informações Gerais
O artigo deve ser apresentado em formato doc (Word for Windows) e escritos em português ou espanhol. O tamanho do papel deve ser A4 com uma coluna simples, 2,5 cm de margens superior e inferior e 2,5 cm de margens esquerda e direita, sem cabeçalho e sem notas de rodapé. O espaçamento é simples. O tipo de letra deve ser Times ou Times New Roman, corpo 12. As páginas não devem ser numeradas. Os anexos, se houver, devem ser introduzidos em uma última seção do artigo, em seguida das referências. Não hifenize. Nunca use espaçamentos de 6 pontos, 12 pontos ou mais entre os parágrafos.
As notas devem ser inseridas ao final do texto, antes das referências. Notas e citações: corpo 11. As citações devem aparecer com adentramento de 2 cm a partir da margem esquerda.
Use “Considerações Finais” em vez de “Conclusão”, e “Referências” em vez de “Referências Bibliográficas”.
Todos os trabalhos devem ter no máximo 12 (doze) páginas.
2. Primeira Página
O cabeçalho do artigo é composto por cinco inserções, uma em cada linha, centralizadas, separadas por uma linha em branco; com adentramento de 0.8cm de cada lado.
1. Título em português: o título dever ser centralizado, em fonte 16 em caixa alta e em negrito;
2. Título em inglês: o título em inglês, em fonte 14, em negrito, entre parênteses;
3. O nome do autor: por extenso, sem inversão, em fonte 12, em negrito, todos dispostos na mesma linha, separados por ponto-e-vírgula;
4. Filiação institucional: indica-se a instituição a que pertence o autor, e a cidade e o estado, em fonte 12;
5. Email: indica-se o email do autor, em fonte 12.
Em seguida do cabeçalho, faça constar, pela ordem, abstract (resumo em inglês), keywords, resumo e palavras-chave, em fonte 12, em itálico, também com adentramento de 0.8cm de cada lado. São permitidas, no máximo, 10 (dez) linhas para o abstract e 10 (dez) linhas para o resumo; 5 (cinco) palavras-chave e 5 (cinco) keywords, separadas por ponto-e-vírgula, com iniciais minúsculas.
2. Subtítulos e Parágrafos
Títulos de seções (ou partes) devem ser em negrito e alinhados à esquerda (com espaçamento de 12 pts antes). A numeração das seções é opcional. O adentramento de todos os parágrafos deve ser de 1.25 cm.
2.1. Subseções
Os títulos das subseções devem ser em fonte 12, em negrito e alinhados à esquerda.
3. Figuras e Legendas
Figuras e legendas de tabelas e quadros devem ser centralizadas se tiverem menos de uma linha (ver figura 1). No caso de terem mais de uma linha, devem ser justificadas com adentramento de 0.8cm em cada lado (conforme mostrado na figura 2). O tipo de letra deve ser Times New Roman, fonte 11, em negrito.
Nas tabelas, não usar fundo colorido ou sombreado e evitar linhas duplas, grossas ou desnecessárias. Legendas de tabelas devem ser colocadas logo acima das tabelas e o tipo de letra deve ser também Times New Roman, em negrito.
4. Imagens
As imagens e ilustrações podem ser em preto e branco ou coloridas.
5. Referências
As referências bibliográficas devem ser completas, padronizadas e devem seguir a ABNT: os autores devem ser citados em ordem alfabética, sem numeração, sem espaço entre as referências e sem adentramento; o principal sobrenome do autor em maiúsculas, seguido de vírgula e do(s) demais nome(s) e sobrenome(s); título de livro, de revista e de anais, em itálico; título de artigo: letra normal, como a do texto; se houver mais de uma obra do mesmo autor, seu nome deve ser substituído por um traço de cinco toques; mais de uma obra do mesmo autor no mesmo ano: distinguir utilizando uma letra - a, b c... - imediatamente após a data.
Anexo(s)
Insira anexo apenas se ele for imprescindível à compreensão do artigo.
Anexo I
CONFLITO DE INTERESSE
A confiabilidade pública no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores.
Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Quando os autores submetem um manuscrito, eles são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Os autores devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. O relator deve revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influir em sua opinião sobre o manuscrito, e, quando couber, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo.
Se os autores não tiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a secretaria editorial da Revista.
Documentos
Cada autor deve ler, assinar e anexar os documentos: Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais (enviar este somente após a aprovação). Apenas a Declaração de responsabilidade pelos Agradecimentos deve ser assinada somente pelo primeiro autor (correspondente).
Documentos que devem ser anexados ao manuscrito no momento da submissão:
1. Declaração de responsabilidade
2. Agradecimentos
Documento que deve ser enviado à Secretaria da Revista somente na ocasião da aprovação do manuscrito para publicação:
3. Transferência de direitos autorais
1. Declaração de Responsabilidade
Segundo o critério de autoria do International Committee of Medical Journal Editors, autores devem contemplar todas as seguintes condições: (1) Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento, ou análise e interpretação dos dados; (2) Contribuí significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo; e (3) Participei da aprovação da versão final do manuscrito.
No caso de grupo grande ou multicêntrico ter desenvolvido o trabalho, o grupo deve identificar os indivíduos que aceitam a responsabilidade direta pelo manuscrito. Esses indivíduos devem contemplar totalmente os critérios para autoria definidos acima e os editores solicitarão a eles as declarações exigidas na submissão de manuscritos. O autor correspondente deve indicar claramente a forma de citação preferida para o nome do grupo e identificar seus membros. Normalmente serão listados em rodapé na folha de rosto do artigo.
Aquisição de financiamento, coleta de dados, ou supervisão geral de grupos de pesquisa, somente, não justifica autoria.
Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar declaração de responsabilidade.
MODELO
Eu, (nome por extenso), certifico que participei da autoria do manuscrito intitulado (título) nos seguintes termos:
"Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo."
"Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico."
"Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores."
Contribuição:_____________________________________________________
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Assinatura
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Documentos
2. Declaração de Responsabilidade pelos Agradecimentos
Os autores devem obter permissão por escrito de todos os indivíduos mencionados nos Agradecimentos, uma vez que o leitor pode inferir seu endosso em dados e conclusões. O autor responsável pela correspondência deve assinar uma declaração conforme modelo
MODELO
Eu, (nome por extenso), autor responsável pelo manuscrito intitulado (título):
- Certifico que todas as pessoas que tenham contribuído substancialmente à realização deste manuscrito mas não preenchiam os critérios de autoria, estão nomeados com suas contribuições específicas em Agradecimentos no manuscrito.
- Certifico que todas as pessoas mencionadas nos Agradecimentos me forneceram permissão por escrito para tal.
- Certifico que, se não incluí uma sessão de Agradecimentos, nenhuma pessoa fez qualquer contribuição substancial a este manuscrito.
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Local, data
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Assinatura
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3. Transferência de Direitos Autorais
Enviar o documento assinado por todos os autores na ocasião da aprovação do manuscrito.
A RSP não autoriza republicação de seus artigos, exceto em casos especiais. Resumos podem ser republicados em outros veículos impressos, desde que os créditos sejam devidamente explicitados, constando a referência ao artigo original. Todos as solicitações acima, assim como pedidos de inclusão de links para artigos da Revista (nome da revista) on-line na SciELO em sites, devem ser encaminhados à Editoria Científica da Revista (nome da revista).
MODELO
"Declaro que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista (identificar o nome) on-line concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva do Centro Universitário UNIFAFIBE, vedado qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o competente agradecimento ao Centro Universitário UNIFAFIBE e os créditos correspondentes."
Autores: ____________________________________________________________
Título:__________________________________________________________
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