Zoom
Alto Contraste
1. Docentes: Rinaldo Guariglia e Phablo Roberto Marchis Fachin
2. Público-Alvo: Alunos matriculados no curso de Letras
3. Objetivos: aprimorar os conhecimentos dos alunos sobre interpretação e produção textuais
4. Conteúdo Programático:
AULA 1:
1. Apresentação do curso;
2.Explicação sobre trabalho final: interpretação do texto: “O Olho do Poder” – Michel Foucault – TEXTO 1
3. Interpretação: conceito e técnicas, não-interrupção da semiose à primeira dificuldade, palavra-chave, busca da idéia central e idéias secundárias, impossibilidade de apreensão da totalidade dos sentidos, conhecimento anterior sobre o assunto etc.
4. Prática de Interpretação: Análise do texto: “Os três desafios da Língua Portuguesa” – Eduardo Martins – TEXTO 2
5.Laboratório: prática – Análise do texto: “Conhecimento Científico” – Carlos Lungarzo – TEXTO 3
AULA 2:
1. Produção de texto: conceito de texto argumentativo;
2. Exemplificação na lousa, pelo professor: texto (dez linhas)
3. Laboratório: prática de produção: texto-estímulo: “Diminuição da maioridade penal” – TEXTO 4
AULA 3:
1. Interpretação: Compreensão de textos complexos a partir da apreensão da temática de cada parágrafo;
2. Prática/Exemplificação: análise do texto:
“Habitat” - BAKER, Jeffrey J. W. & ALLEN, Gariand – Platão & Fiorin – “Para entender o texto” – p. 409-10 – TEXTO 5
3. Produção de texto: laboratório: primeiro monitoramento – início – textos produzidos no encontro anterior sobre “Diminuição da maioridade penal”. Objetivos: tipo de texto e partes do texto argumentativo-dedutivo;
4. Atividade Acessória: desenvolvimento do trabalho final.
AULA 4:
1. Interpretação: elementos de coesão textual;
2. Exemplificação: testes de múltipla escolha – fragmentos – TEXTO 6
3. Produção de texto: laboratório: primeiro monitoramento – “Diminuição da maioridade penal” - encerramento;
4. Atividade Acessória: desenvolvimento do trabalho final.
AULA 5:
1. Interpretação: laboratório: reforço: coesão textual e identif de tópico de parágrafos;
2. Prática/Exemplificação: análise do texto: “Pequeno tratado do malcriado brasileiro” – Wagner Carelli – Platão & Fiorin – “Lições de texto” – p. 34-5 – TEXTO 7
3. Produção de texto: Coerência textual e argumentação;
4. Exemplificação: Redação: “Pão e circo” – TEXTO 8
AULA 6:
1. Interpretação: marcas lingüísticas e conteúdos implícitos;
2. Prática/Exemplificação: análise do texto: “Brasileiros fazem propaganda pirata” – Revista Carta Capital – n. 305 – 25/08/ – p. 24. – TEXTO 9
3. Laboratório: prática de produção: texto-estímulo: “Quem cola, não sai da escola! – TEXTO 10
AULA 7:
1. Interpretação: laboratório: reforço: marcas lingüísticas e conteúdos implícitos; Texto para análise: “Química letal” – Revista Carta Capital – n. 305 – 25/08/ – p. 56. – TEXTO 11
2. Produção de texto: laboratório: segundo monitoramento – início – textos produzidos no encontro anterior sobre “Quem cola, não sai da escola!”. Objetivos: coerência e organização de argumentos;
3. Atividade acessória: desenvolvimento do trabalho final.
AULA 8:
1. Interpretação: problemas de interpretação;
2. Prática/Exemplificação: análise do texto: “Reencontro” – Mary Kato – Koch – “Texto e coerência” – p. 32-3 – TEXTO 12
3. Produção de texto: laboratório: segundo monitoramento – “Quem cola, não sai da escola!”.
AULA 9:
Monitoramento de redações
AULA 10:
Avaliação
5. Carga Horária Total: 40 horas
6. Período de Inscrição: 30/8/2011 a 2/9/2011
7. Local de Inscrição: Tesouraria
8. Calendário do Curso: 03/09 a 26/11
9. Investimento: gratuito
10. Número de Vagas: 25
11. Mínimo de Participantes: 10
12. Coordenação: Profa. Michelle Aranda Fachin
O Centro Universitário UNIFAFIBE reserva-se o direito de não iniciar turmas com menos de 10 inscritos.
2025 | CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAFIBE | Fone: 17 3344.7100