Portal UNIFAFIBE Aluno Professor

Zoom

Alto Contraste

›› Atividades Acadêmicas


Ver outras atividades
Pedagogia | 2006 / Outubro

VI ENCONTRO PEDAGÓGICO

EDUCAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL: FORMAÇÃO E DOCÊNCIA
Apresentação   |   Programação   |   Comissão   |   Folder para download   |   Apoio

Apresentação

O VI Encontro Pedagógico  tem como objetivo contextualizar a questão da formação de professores, colocando em discussão a prática reflexiva do professor e os desafios postos na contemporaneidade, uma vez que a instituição escolar deverá se tornar o “lócus” privilegiado de estudos e de reflexões sobre essas práticas.
Este evento marcará o inícío do Projeto Interdisciplinar de 2006, Educação e Responsabilidade Social: Formação e Docência, que será desenvolvido durante o ano, tendo  a sua culminância no mês de novembro.
Neste propósito, serão apresentadas oficinas, minicursos, e mesa–redonda. Espera-se que as  discussões levantadas e as propostas  apresentadas  nos ajudem a pensar as diferentes abordagens de docência e formação de professores, nos Curso de  Pedagogia e Normal Superior.

Voltar ao topo

Programação

31/05 - Quarta-Feira

19h10min - Abertura Solene
 Profª Drª. Aparecida do Carmo Frigeri Berchior - Fafibe

Apresentação do Coral Fafibe sob a regência de Anamaria Brandi Curtú
Local: Anfiteatro I

19h30min – Palestra
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS
Profª Drª Suely Amaral- UNESP/Marília - SP


01/06 - Quinta-feira

19h10min - Minicursos e Oficinas Pedagógicas:

A Educação em Rousseau
Ementa: A questão dos limites na educação rousseauniana no século XVIII; Reflexões para a educação infantil.
Profª Ms Lucy Mary Soares Valentim
Local: Sala F2 - Brinquedoteca

O Material Dourado como ferramenta para a compreensão do sistema decimal de numeração
Ementa: O sistema decimal de numeração; As quatro operações fundamentais.

Profª Ms. Jucélia Maria de V. A. Stamato e graduandos do 2ª e 3ª anos do Curso de Matemática
Local: Bloco G - Laboratório de Matemática

Inclusão/exclusão: depoimentos, paradoxos e paradigmas
Ementa: O paradoxo da inclusão enquanto face resultante e dependente da exclusão na sociedade contemporânea que, sob um sistema econômico excludente, tem realizado iniciativas para a prática da educação inclusiva. Situações vividas e observadas pela ministrante serão objeto de depoimentos e comentários na perspectiva individual e também social.
Profª Anamaria Brandi Curtú (aluna egressa)
Local: Sala D1 - 1º ano de Pedagogia

A Dinâmica de Integração Grupal como Prática Didático - Pedagógica
Prof. Ms. Rodrigo César Martins
Ementa: Relações interpessoais; Mediação e técnicas de negociação e diálogo; Competitividade.
Local:  Anfiteatro I

O Ensino de Filosofia para Crianças
Profª Ms.   Liza Ap. Brasilio
Ementa: Estudar o tema capacita o aluno do Curso de Pedagogia a desenvolver a proposta da Filosofia para Crianças.  Esta disciplina é de fundamental importância para a formação do ser humano. Algumas experiências na área têm demonstrado que crianças que fazem filosofia desenvolvem maior autonomia de pensar, uma percepção ética mais aguçada, respeito à opinião ao pensar diferente do seu, entre outras habilidades.
Local: Laboratório de Ensino (Formação Humanística)

Perspectivas em Gestão Escolar: O cotidiano do Diretor de Escola
Profª Ms. Maria da Graças P. Amorim dos Reis
Ementa: O exercício do Gestor no trabalho pedagógico e a qualidade de sua intervenção educativa.
Local: Bloco F - Sala de Seminário

Marcos históricos e conceito de inclusão
Ementa: Inclusão educacional e estratégias pedagógicas no atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais.
Profª. Ms. Aline K. Scalco Gonçalves
Local: Sala de Palestras
    
Alfabetização e Letramento
Ementa: Definição de alfabetização e letramento. As práticas sociais de leitura e escrita dentro e fora da escola. A importância da leitura na formação de leitores e escritores competentes. Definição de ambiente alfabetizador. Análise de produções de textos. Propostas didáticas de alfabetização.
Profª Esp. Andréia de Souza
Local: Sala D 4 - Laboratório de Práticas  Pedagógicas

O Cotidiano da Escola: relação de trabalho e profissão docente
Ementa : Organização e espaço escolar. Relação professor/ aluno no processo de aprendizagem. O profissional da educação.
Profª. Ms. Sandra Sueli de Castro Lacerda
Local: Anfiteatro II


02/06 - Sexta-Feira

19h45min - Mesa-Redonda:
A importância da Iniciação Científica na formação e docência do professor – Apresentação das linhas de Pesquisa do Curso, pelas Docentes Orientadoras:
Profª Ms. Débora de L. F. Pellegrini Paro
Profª Ms. Liza Ap. Brasilio
Profª Ms. Luci Mara Bertoni
Profª Ms. Lucy Mary Soares Valentim
Profª Ms. Maria das Graças F. Amorim dos Reis
Local:  Anfiteatro I

Voltar ao topo

Comissão

Coordenação

Siumara da Silveira M. Quintella


Equipe Docente

Liza Ap. Brasílio
Luci Mara Bertoni
Lucy Mary Soares Valentim
Maria das Graças F.de Amorim dos Reis
Rodrigo César Martins
Sandra Sueli de Castro Lacerda

Comissão Discente

Baltazar Garcia
Daniela S. B. dos Santos
Lucas Vaz da Silva
Marcela Regina Camava
Marcella Rosa Cardassi
Natácia Aparecida da Silva
Paula Cássia dos Santos
Salete do Carmo M. Pugim
Thifany Müller

Voltar ao topo

Folder para download


Mais informações no folder (PDF)

Voltar ao topo

Apoio


Voltar ao topo

Filtrar por curso:



Filtrar por ano:

Consulte o cadastro do UNIFAFIBE no e-MEC

Imagem qr-code e-mec
Central de Estágios     R. Produção em Destaque     Egressos     R. Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade na Engenharia Elétrica     C.E.P     R. Biologia Fafibe     Certificados     Aluno UNIFAFIBE por um dia     Pibid     FIES     Segunda Graduação     Índice de Custos     Nossa Cidade     Processo Seletivo Docente     Fale Conosco     PRAUNI    

2024 | CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAFIBE | Fone: 17 3344.7100