Zoom
Alto Contraste
O curso de Psicologia do UNIFAFIBE promove, no dia 23 de agosto, a palestra " Sabedoria do autoconhecimento: o primeiro passo para conhecer o outro", que será ministrada pela coordenadora do Curso, Profa. Dra. Valéria Aparecida Chechia. Todo corpo discente, assim como a comunidade estão convidados a participar. Será realizada no Anfiteatro 1, do UNIFAFIBE, às 19h30min.
Na ocasião, será comemorado o dia do Psicólogo (27/8). Parabéns, Psicólogos!
Em 2012, comemora-se os 50 anos da regulamentação da profissão de Psicólogo no Brasil. O Centro Universitário UNIFAFIBE comemora a conquista congratulando-se com os Alunos do Curso de Psicologia e os Psicólogos da Sociedade brasileira.
A Psicologia no Brasil é fundada em 27 de agosto de 1962, e em 21 de janeiro de 1964, o Senhor Presidente da República, promulga o Decreto nº 53.464 que regulamenta a Lei nº 4.119. Por este motivo, no Brasil, nessa data comemora-se "O Dia do Psicólogo".
A palavra psicologia deriva do grego e significa Psyche (alma) e Logos (conhecimento), ou seja, "Ciência da Alma", esta é sua definição mais antiga. Tudo começou com a reflexão filosófica; as primeiras especulações em relação a problemas psicológicos foram realizadas pelos filósofos, em busca de respostas sobre a natureza da alma e de sua relação com o corpo. Desse modo, a primeira grande definição de Psicologia como estudo da alma persistiu durante muito tempo.
Hoje, a definição da psicologia é outra e cabe ao Psicólogo "estudar os fenômenos da mente e o comportamento do homem com o objetivo de orientar os indivíduos a enfrentar suas dificuldades emocionais e ajudá-los a encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção".
É tempo de comemorar, mas é tempo de refletir a atuação do Psicólogo. A situação existencial requer coragem. A aprendizagem do ser em si mesmo é básica para o indivíduo se desnudar sem extrema dor, pois o conhecimento representa uma chaga para qual não existe, ainda, um remédio básico. O sentido vivencial, a fragilidade do ser humano, o desejo de poder, são formas humanas de caracterização que parecem ser resultado de influências estranhas a nós e que fazem com que a natureza se vá afirmando, por meio de uma elaboração continuada de sua auto-imagem e auto-estima.
Portanto, é momento de reflexão. O poder existencial, o social, o político, o pessoal são formas em que sempre prevalece a relação pessoal e o estabelecimento de vínculos. É fundamental que o Psicólogo se firme como um profissional ético e moralmente equilibrado, uma vez que a profissão mal-usada desvirtua as possibilidades de preocupação social genuína e resulta em abusos e injustiças imperdoáveis. As forças profissionais do psicólogo devem colaborar no sentido de equilibrar as estruturas emocionais das pessoas, para que estas não convivam eternamente com as patologias chegando às raias da demência e aviltamento da pessoa humana.
Enfim, o poder do Psicólogo está na sua forma de atuar, na sua vivência profissional, afetiva e profissional. Dessa forma, seu principal atributo profissional consiste na formulação de um trabalho sério e benéfico, ajudando o outro a tornar visível o seu próprio mundo.
Voltar ao topo |
23/08 | QUINTA-FEIRA
19h30min – Anfiteatro 1
Palestra - A Sabedoria do autoconhecimento: o primeiro passo para conhecer o outro
Profa. Dra. Valéria Aparecida Chechia
Coordenadora do Curso de Psicologia do Centro Universitário UNIFAFIBE. Mestre e Doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa GEPIFE – da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa GEPESED – da Universidade de São Paulo.
21h15min – Encerramento
Confraternização – Coquetel de Encerramento
Voltar ao topo |
2024 | CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAFIBE | Fone: 17 3344.7100