Portal UNIFAFIBE Aluno Professor

Zoom

Alto Contraste

›› Atividades Acadêmicas


Ver outras atividades
Engenharia Civil | 2023 / Outubro

IV Semana de Estudos das Engenharias

Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção

De 04 a 06 de Outubro de 2023

 

Programação   |  

Programação

04/10 - Quarta-feira

19:00–19:30: Credenciamento

19:30–22:00: Mesa-Redonda com especialistas - Engenharias em Foco: Explorando Carreiras e Oportunidades

Conversa com Especialistas das Engenharias Civil, Elétrica e de Produção. Nesta mesa-redonda, exploraremos a atuação desses engenheiros no mercado e em suas empresas, compartilhando orientações, conselhos e destacando as perspectivas de carreira para futuros profissionais dessas áreas.

 

Participantes do Painel:

Michel Tacon é Gerente de Produção da Louis Dreyfus Company (LDC) na unidade de processamento de laranja em Bebedouro-SP. Está a mais de 15 anos atuando na indústria alimentícia sempre na área de processos e gestão industrial, com passagens por grandes empresas como Cargill, Citrosuco e CPKelco. Possui formação em Engenharia de Produção pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), MBA em Gestão Industrial pela FGV Campinas-SP e Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na área de Térmica e Fluidos. Possui experiência com as diversas operações unitárias de dentro do ambiente produtivo sendo elas: operações de Moagem, Prensagem, Secagem, Destilação, Evaporação, Pasteurização, Centrifugação, Envase, Filtração, Trocadores de Calor, etc, atuando diretamente como responsável técnico na gestão desses processos e tomadas de decisões.

 

Marcelo José de Andrade Martins Hernandes é Engenheiro eletricista formado pela Puc minas, estudou mestrado na universidade federal de Alfenas, pós-graduado em sistemas elétricos de potência, especialista em dimensionamento de usinas fotovoltaicas pela extecamp/unicamp. Engenheiro responsável pela instalação de mais de 50 usinas solares, trabalhou com GTD na concessionária de energia de Poços de Caldas/MG. Trabalhou com estudos de eficiência energética e sistemas de proteção de empresas como Danone e Ferrero.

 

Luiz Carlos de Alvarenga Junior é Bacharel em engenharia civil pelo Centro Universitário Unifafibe (jan. 2018).  Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de São Carlos (set. 2021). O qual faz parte do NETPré (NÚCLEO DE ESTUDO E TECNOLOGIA EM PRÉ-MOLDADOS DE CONCRETO). Áreas de atuação: Estrutura de concreto armado, protendido e pré-fabricado. Foi monitor voluntário na Universidade em conjunto com a professora Dra. Elza Luli Miyasaka pela Universidade Federal de São Carlos, Monitor bolsista pelo Centro Universitário UNIFAFIBE. Foi Professor temporário no Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro "Victório Cardassi" - (IMESB-VC). Possui experiência em execução de obras verticais, Light Steel Frame e como projetista de estruturas em concreto armado.

 

Leonilson Leandro da Silva é Engenheiro Agrimensor e Civil formado pela FEAP de Pirassununga e pela UNIFaj de Jaguariúna, pós graduado em Segurança do Trabalho, Lato Senso em Agricultura de Precisão e Lato Senso em Infraestrutura de Transporte, é sócio proprietário da GEOTOP e atua nos segmentos das áreas da Construção Civil leve e pesada em geral, como: Engenharia Civil, Elétrica Mecânica, Hídrica, Predial, CTM, Georreferenciamento, Geomática, Geodésia, Cartografia e infraestrutura em geral, atuando nas atividades de: Topografia, Cartografia, Geodesia, Projetos de Infraestrutura, obras de Vias,  Drenagem  Urbana,  Projetos  e  Obras  de Rodovias,  Ferrovias,  UHEs/PCHs, Loteamentos residenciais e Industriais, Construção de Shopping, Supermercados, Hiper Mercados,  Parques  Industrial,  Predial,  estudo  e  inventários  hidrológicos,  geração  e transmissão de energia - LT, Saneamento Básico e afins, reservação de água e irrigação.

 

Juliana Pereira Schnetzler é bacharel em Engenharia de Produção Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo (EESC-USP) e mestre em Engenharia de Produção pela mesma escola (EESC-USP). Atuou por 5 anos como consultora especialista em Lean, auxiliando empresas na aplicação do Lean Manufacturing, Lean Healthcare e Lean Plant Design. Há 6 anos trabalha no Grupo Maricondi e atualmente ocupa o cargo de Diretora Operacional na Wama Diagnóstica, uma das empresas do grupo. Possui experiência nas áreas de Gestão de Projetos, Finanças e Lean.

 

Marcos Gamito Graduado em Engenharia Elétrica pela Unifeb (2006) e mestre em Engenharia Elétrica na área de Sistemas Elétricos de Potência pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP. Possui experiência na área de Sistemas Elétricos de Potência, atuando principalmente em execução e projetos de sistemas de geração e cogeração de energia elétrica, incluindo dimensionamento de materiais e equipamentos e estabelecimento das filosofias de proteção do sistema. Os projetos e estudos desenvolvidos englobam as seguintes áreas: Aterramento e SPDA; Luminotécnica; Correção do Fator de Potência; Instalações Elétricas Industriais e prediais e Elaboração de estudos de curto-circuito e seletividade.

 

05/10 - Quinta-feira

Minicursos e Oficinas

Minicurso: Moldando o Amanhã: Oficina Prática de Impressão 3D

Nesta experiência imersiva, você mergulhará no mundo da impressão tridimensional e explorará como essa revolucionária tecnologia está transformando a maneira como projetamos e fabricamos produtos. Com as mãos na massa, você aprenderá os princípios básicos da modelagem 3D e terá a oportunidade de criar objetos reais usando impressoras 3D avançadas. Junte-se a nós para moldar ideias inovadoras e vislumbrar o potencial ilimitado da impressão 3D nas engenharias do amanhã.

Guilherme Sanchez é Gerente de Inovação do Harena, o Hub de Inovação do Hospital de Amor em Barretos-SP. É Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica e de Empreendedorismo do UNIFAFIBE e professor do Programa de Mestrado Profissional da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata. É membro fundador e ativo da comunidade de tecnologia, startups e inovação de Barretos, o Bruto Valley. Possui mais de 10 anos de experiência em inovação e desenvolvimento de startups, atuando como mentor e gestor em programas de inovação e aceleração de startups. Foi fundador em 2 startups e mentor de outras dezenas nos últimos 3 anos. Possui experiência com modelagem de negócios inovadores e validação, bem como estruturação de negócios para acesso a mercado.

 

Minicurso: Introdução ao Arduino 

Junte-se ao minicurso de Arduino, onde exploraremos os fundamentos desta plataforma revolucionária e seu crescente impacto na indústria.

1. Introdução ao Arduino:  Descubra o que está conquistando espaço no mundo industrial.

2. Configuração Inicial: Aprenda como instalar o compilador Arduino, adicionar novas placas e configurar o ambiente de desenvolvimento.

3. Estruturação de Código: A arte de estruturar o código Arduino de forma organizada e eficiente.

4. Programação Prática: Mãos à obra! Explore as funções essenciais para manipular portas digitais e analógicas, realizar conversões analógicas/digitais, exibir informações em telas e trabalhar com botões.

Palestrante: Professor Fernando Mano e Fernando Rodrigues de Mello 

 

Minicurso: Eficiência e Demanda Energética

Neste minicurso será explorado esse universo magnifico da engenharia clássica e moderna que é a eficiência energética. Nele será abordado os principais fatores que podem influenciar na qualidade da energia, bem como o melhor aproveitamento da mesma. Um estudo detalhado dos principais cuidados que o engenheiro deve ter no dimensionamento da sua carga: Desde o cálculo da demanda (demanda x energia), dispositivos de proteção, passando por conversores eletromecânicos, condutores, iluminação até fontes de energia limpa.

Palestrante: Professor Marcelo José de Andrade Martins Hernandes 

 

Oficina - Laboratório de pavimentação e Usina de Asfalto

Palestrante: Adriano Rodrigo Antonelli é Bacharel em engenharia civil pela Universidade Nove de Julho (dez. 2011), técnico em edificações pelo Centro Paula Souza (2004), possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, está cursando mestrado de infraestrutura pela USP São Carlos. Possui experiencia em obras, projetos e consultoria na área de infraestrutura. Atuou em empresas como Falcão Bauer, Geométrica, Egis (Lenc) e atualmente é gerente de laboratório e qualidade na Pentagono Engenharia.  Atuou em obras de grande porte, como Rodoanel Mario Covas, e também em projetos de infraestrutura (duplicação da Raposo Tavares e diversos outros). Vasta experiencia em ensaios de laboratório da construção civil, bem como acreditação de laboratório pelo Inmetro.

Palestrante: Henrique Porto é Master em Administração de Empresas e MBA em Auditoria e Controladoria pela USP de Ribeirão Preto, Engenheiro Civil formado pela Universidade COC de Ribeirão Preto, Diretor de Obras do Grupo Ribeiro Porto, gerencia a cadeia produtiva verticalizada do grupo. Especialista em produção de CBUQ pela École des Ponts ParisTech, coordenou os principais contratos públicos e privados de obras de infraestrutura urbana da região do interior de São Paulo.

 

Minicurso: Introdução ao SketchUp

Um curso intensivo de SketchUp para estudantes de Engenharia Civil, abrangendo da modelagem 3D básica à visualização avançada, capacitando-os a criar e apresentar projetos de forma eficaz

Nossa aula intensiva de 3 horas fornecerá uma introdução sólida ao SketchUp, um software amplamente utilizado na indústria da construção. Você aprenderá a criar modelos 3D, aprimorar sua eficiência no design, organizar projetos de forma eficaz e até mesmo a exportar seus modelos para análises de engenharia.

Palestrante: Thiago Rodrigo de Oliveira Alves

 

Minicurso – Mapeamento do Fluxo de Valor

Palestrante: Túlio Figaro Ulhoa é bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e mestre em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo (EESC-USP), com período de experiência internacional, via estágio em pesquisa na University of Tennessee, em Knoxville, Estados Unidos. Há 4 anos, atua como Coordenador de Qualidade na WAMA Diagnóstica, na qual é responsável pelo setor de Gestão da Qualidade e respectivo Sistema de Gestão da Qualidade da organização. Possui experiência nas áreas de Gestão da Qualidade, Sistemas de medição de desempenho, Lean e Lean Healthcare

 

06/10 - Sexta-feira

  • Engenharia de Produção

Palestra - Digitalização: case real de supervisão digital no setor sucroenergético

A palestra sobre "Digitalização: Case Real de Supervisão Digital no Setor Sucroenergético" é de extrema importância para estudantes de engenharia, pois ilustra de maneira concreta como a tecnologia está revolucionando setores tradicionais, como o sucroenergético. O exemplo real mostra como a aplicação de soluções digitais, como monitoramento remoto, análise de dados e automação, pode aumentar significativamente a eficiência operacional, a segurança e a sustentabilidade nesse setor.

Palestrante: Daniel Fernando Saran

 

  • Engenharia Elétrica

A inovação 4.0 na Automação Industrial

Kenji Marcos Suzuki

A automação industrial é a chave para impulsionar a produtividade e a eficiência nas indústrias. Descubra como a Indústria 4.0 está revolucionando o setor, trazendo tecnologias inovadoras e soluções inteligentes para otimizar processos e aumentar a competitividade das empresas.

Kenji Suzuki é Engenheiro de Automação e Controle no Minerva Foods, Indústria de Proteína Animal com sede em Barretos/SP. É Professor no Liceutec Barretos, no curso de Eletrotécnica com Ênfase em Automação Industrial. Formado em Engenharia Elétrica na UFTM, com especialização em Sistemas Autônomos, na Polytech Lille, França. Possui mais de 5 anos de experiência em programação de Microcontroladores,  CLPs e Supervisórios. Desenvolvedor de soluções de monitoramento industrial 4.0. Atualmente, cursando MBA de Data Science & Analytics da USP.

 

  • Engenharia Civil

Palestra: Lean Construction: otimização, valor, colaboração, qualidade e sustentabilidade.

Neste encontro, discutiremos as principais questões envolvendo o Lean Construction. Daremos os primeiros passos para utilizar o Lean no trabalho, na faculdade e na vida. Vamos compreender como aplicar esses conceitos de maneira prática, de forma a transformar o Lean em uma aliada para o destaque profissional e o aumento da produtividade. Além disso, abordaremos as principais dificuldades de concretizar essa filosofia como cultura nos ambientes em que nos encontramos e como as transpassar.

Palestrante: Leonardo Gonçalves é Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e atuou na coordenação de implantação do sistema Lean da construtora MRV no estado do Rio de Janeiro. Atualmente, desempenha o papel de Autoridade Sanitária e é servidor público na Prefeitura de São José dos Campos. Ao longo de sua carreira, acumulou experiência como consultor Lean, engenheiro de obras e engenheiro de planejamento e controle, todos no contexto da construção civil.

 

Coquetel de Encerramento

 

09/10 – Segunda-feira

Campeonato – Futsal e Vôlei

Inscrições dos times com a Comissão Organizadora

 

Patrocinadores:

  • Inovare
  • JF Bricks
  • Mega Sinalização
  • MKL Gramados
  • NB Pavimentação
  • Ostecon
  • Power Elétrica
  • Serralheria Cruzeiro do Sul
  • Grupo Ribeiro Porto

 

Voltar ao topo


Filtrar por curso:



Filtrar por ano:

Consulte o cadastro do UNIFAFIBE no e-MEC

Imagem qr-code e-mec
Clínica de Nutrição     Clínica de Estética     Ouvidoria UNIFAFIBE     R. Biologia Fafibe     Processo Seletivo Docente     CEPeD     Escola da Família     R. Ciências Nutricionais Online     Biblioteca     R. Hispeci & Lema On-Line     Webmail     R. Direitos Sociais e Políticas Públicas     Atividades Acadêmicas     Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade     R. Educação Física     Notícias    

2024 | CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAFIBE | Fone: 17 3344.7100