Zoom
Alto Contraste
Abre-te, cérebro!* Acertos e desacertos na formação de leitores
Buscar a compreensão crítica dos aspectos envolvidos na formação do leitor e a identificação e elaboração de estratégias pedagógicas que permitam contribuir para a formação de indivíduos que possam ser efetivamente considerados leitores é um dos desafios inerentes ao trabalho educacional.
Se as pesquisas realizadas com alunos do Ensino Fundamental e Médio têm revelado um desempenho insuficiente dos alunos no que diz respeito à competência leitora, sabe-se que o enfrentamento da situação deve passar necessariamente por uma revisão da formação dos professores nos cursos de licenciatura em Letras. Um dos princípios fundadores é a crença de que, para que o futuro professor esteja capacitado para formar leitores, é preciso que seja um leitor.
Assim, a Semana de Letras, evento integrante do projeto interdisciplinar “Abre-te, cérebro! Acertos e desacertos na formação de leitores”, tem o mérito de levantar questões fundamentais que podem levar à superação da concepção fragmentária do conhecimento em busca de uma abordagem global da leitura e do leitor (de textos verbais e não-verbais, literários e não-literários), como partes integrantes do universo maior da realidade, da cultura e da sociedade.
* referência ao poema “Abertura”, de Arnaldo Antunes.
Voltar ao topo |
28/5 Quarta-feira
Palestra: ‘‘Armadilhas para a formação de leitores: didatismo, sistema cultural dominante e políticas educacionais’’
Palestrante: Ricardo Azevedo (Escritor, Ilustrador e Professor)
29/5 Quinta-feira
Palestra: ‘‘Leitura crepuscular entre ditos e entreditos’’
Palestrante: Profª. Drª. Rosimar de Fátima Schinelo
30/5 Sexta-feira
Palestra: ‘‘A literatura como leitura do Brasil’’
Palestrante: Prof. Dr. Sérgio Vicente Motta
Leitura recomendada: ‘‘Pai contra mãe’’, de Machado de Assis
Filme: ‘‘Quanto vale ou é por quilo?’’, do diretor Sérgio Bianchi
Voltar ao topo |
2024 | CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAFIBE | Fone: 17 3344.7100